Prémios para Alexandre M. Ramos, Francisco S. N. Lobo, Margarida D. Amaral e Sara C. Madeira, menções honrosas para Cláudio M. Gomes e Francisco Malta Romeiras

Prémios Científicos ULisboa/Caixa Geral de Depósitos 2021

Cerimónia de atribuição das distinções acontece a 28 de junho, no salão nobre da Reitoria, durante Jornadas Científicas da ULisboa

Alexandre M. Ramos, Francisco S. N. Lobo, Margarida D. Amaral e Sara C. Madeira

Prémios Científicos ULisboa/Caixa Geral de Depósitos 2021 premeiam Alexandre M. Ramos, Francisco S. N. Lobo, Margarida D. Amaral e Sara C. Madeira

Imagens cedidas pelos cientistas

Alexandre M. Ramos, Francisco S. N. Lobo, Margarida D. Amaral e Sara C. Madeira são as personalidades da Faculdade distinguidas com os Prémios Científicos ULisboa/Caixa Geral de Depósitos (CGD) 2021. Os seus colegas Cláudio M. Gomes e Francisco Malta Romeiras também são agraciados nesta edição com menções honrosas.

A cerimónia que celebra esta iniciativa acontece no próximo dia 28 de junho de 2022, no salão nobre da Reitoria da ULisboa, pelas 18h30, com a atribuição de 23 prémios e 19 menções honrosas. Este acontecimento integra o programa da primeira edição das Jornadas Científicas da ULisboa, dedicada ao tema  “The 2030 Agenda for Sustainable Development: Embracing Societal, Technological and Environmental Challenges at ULisboa”.

Os Prémios Científicos ULisboa/CGD existem desde 2016. Podem concorrer professores, investigadores e bolseiros de pós-doutoramento de todas as unidades orgânicas da Universidade. Até 2021 foram concedidos 106 prémios e 106 menções honrosas a cientistas da Universidade. Desses, 18 prémios e 18 menções honrosas dizem respeito a personalidades da Faculdade.

salão nobre da reitoria
A cerimónia de atribuição dos prémios acontece no próximo dia 28 de junho, no salão nobre da Reitoria da ULisboa, pelas 18h30
Fonte ULisboa

Para Alexandre M. Ramos, investigador do Instituto Dom Luiz da Ciências ULisboa, “este prémio revela a importância de apostar na investigação científica e principalmente no financiamento de investigadores a trabalhar nas universidades portuguesas, em particular na Ciências ULisboa”. O cientista partilha o galardão com os seus alunos e colegas colaboradores nacionais e estrangeiros. “Sem eles seria impossível publicar consistentemente artigos em revistas de elevada qualidade”, diz.

Francisco S. N. Lobo, professor do Departamento de Física e coordenador do Instituto de Astrofísica e Ciências do Espaço, diz que “para além da perseverança e exigência pessoais, a procura de colaborações com outros investigadores é um dos aspetos determinantes para atingir este nível de produtividade científica”, sendo na sua opinião uma consequência natural do que é feito no Instituto, nomeadamente em reunir ao longo dos anos os melhores investigadores em equipas multidisciplinares.

A primeira edição dos Prémios, referente a 2016, distinguiu Margarida D. Amaral com uma menção honrosa. Agora, a professora do Departamento de Química e Bioquímica (DQB) e investigadora do Instituto de Biossistemas e Ciências Integrativas (BioISI) é agraciada com um prémio, pela produtividade científica dos últimos cinco anos o que na sua opinião reveste-se de muita importância, pois é o reconhecimento do trabalho de fundo que fazem de forma constante sob a forma de publicações com reconhecimento por pares.  A cientista diz ainda que “este prémio tem especial relevância por ter abrangido os confinamentos devidos à pandemia (2015-2021), os quais, apesar do muito que se disse sobre teletrabalho, foram muito produtivos”, só no ano de 2020 publicou 21 artigos.

Imagem promocional da iniciativa
Até 2021 foram concedidos 106 prémios e 106 menções honrosas a cientistas da Universidade. Desses, 18 prémios e 18 menções honrosas dizem respeito a personalidades da Faculdade
Fonte ULisboa

Também Sara C. Madeira, professora do Departamento de Informática e investigadora do LASIGE - Computer Science and Engineering Research Centre recebeu uma menção na edição de 2020 destes prémios. Este ano é agraciada com um prémio na área das Ciências da Computação e Engenharia Informática.

Esta iniciativa visa premiar a atividade de investigação científica e incentivar a prática de publicação em revistas internacionais de reconhecida qualidade no âmbito de 26 áreas científicas da ULisboa, avaliada por um júri nomeado pelo Reitor. Os prémios correspondem a um subsídio no valor de 6.500€, atribuído pela CGD na sequência do protocolo existente entre ambas as instituições, com base em critérios definidos em regulamento e edital.

Cláudio M. Gomes
É a segunda vez que Cláudio M. Gomes recebe uma menção honrosa no âmbito destes prémios
Imagem cedida pelo cientista

“É muito gratificante ver a nossa investigação em aspetos moleculares das doenças neurodegenerativas - como a doença de Alzheimer -, reconhecida com uma menção honrosa na área das Ciências Biomédicas”, diz Cláudio M. Gomes, professor do DQB Ciências ULisboa e coordenador do laboratório Protein Misfolding and Amyloids in Biomedicine (PMAB), afiliado ao polo da Faculdade do BioISI, estendendo a distinção à sua equipa e seus colaboradores, resultado na sua opinião do ambiente estimulante e das condições ótimas existentes no BioISI e na Faculdade para desenvolver investigação científica de qualidade. “Este reconhecimento impele-nos a fazer mais e melhor”, declara o cientista que já havia recebido, na edição de 2019 deste galardão, uma menção honrosa.

Francisco Malta Romeiras
Franscisco Malta Romeiras recebe menção honrosa, pelo segundo ano consecutivo
Imagem cedida pelo cientista

Para Francisco Malta Romeiras, investigador do Departamento de História e Filosofia das Ciências e do Centro Interuniversitário de História das Ciências e da Tecnologia, a atribuição de uma menção honrosa na área de História e Filosofia representa um reconhecimento da investigação que tem realizado sobre a história da ciência em Portugal, em particular sobre o ensino e prática das ciências dos jesuítas e sobre o Índex e a censura de obras de ciência pelo Tribunal do Santo Ofício. “Esta distinção é um incentivo para continuar a publicar os resultados da minha investigação em revistas internacionais de referência”, conclui o cientista que em 2020 também recebeu uma menção honrosa no âmbito destes prémios.

Ana Subtil Simões, Gabinete de Jornalismo Ciências ULisboa
info.ciencias@ciencias.ulisboa.pt
Ana Cachudo

Ana Chachudo, de 34 anos, natural de Lisboa, é licenciada em Química, pela Faculdade.

Foto do átrio do edifício C3

A Faculdade de Ciências comemorou no dia 29 de abril o seu 114.º aniversário com a celebração do Dia de Ciências. A cerimónia decorreu ao longo da tarde e foi marcada pelo reconhecimento da excelência, reflexão sobre os desafios futuros e pela valorização da comunidade de Ciências.

Cassilda Paz junto ao quadro

Cassilda Paz, de 59 anos, natural de Almancil, em Faro, licenciada em Matemática, nesta faculdade, é professora de Matemática na

Fotografias das Professoras Teresa Chambel, Ana Respício, Ana Paula Afonso e Cátia Pesquita

Quatro professoras do Departamento de Informática de CIÊNCIAS assinaram um artigo de opinião para assinalar o Girls in ICT Day.

Sessão da DGES no Dia Aberto de Ciências vai esclarecer tudo sobre o acesso ao ensino superior

No próximo dia 7 de maio, a Faculdade de Ciências abre portas a milhares de estudantes do ensino secundário no Dia Aberto 2025.

José Carvalho Soares

José Carvalho SoaresÉ com profundo pesar que a Faculdade de Ciências comunica o falecimento de José Carvalho Soares, professor aposentado do Departamento de Física, o

O investigador do MARE – Centro de Ciências do Mar e do Ambiente e da Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa (FCUL), José Ricardo Paula, foi distinguido com u

Tânia Graça veio à Faculdade de Ciências!

A saúde começa no bem-estar — e o bem-estar também passa pela saúde sexual. Foi neste espírito que o projeto Ciências em Harmonia recebeu, na passada terça-feira, 15 de abril de 2025, a sexóloga e comunicadora Tânia Graça, num evento que encheu o Grande Auditório da Faculdade de Ciências.

Desejamos a todos os membros da comunidade da Faculdade de Ciências uma Boa Páscoa junto dos seus familiares e amigos.

Avaliação de Unidades de I&D 2023/2024

Já estão disponíveis os resultados do processo de avaliação das Unidades de I&D 2023/2024 da Fundação para a Ciência e Tecnologia (FCT), realizado por painéis de especialistas internacionais independentes. As avaliações, divulgadas no passado dia 15 de abril, revelam que, de um total de 13 Centros de I&D de CIÊNCIAS, 12 foram classificados como Excelente ou Muito Bom.

O primeiro prémio da 6.ª edição do Concurso de Ideias para a Sustentabilidade foi atribuído ao projeto ‘Keyhole Garden - A chave para a fertilidade’. A proposta, redigida pelos guardiões da HortaFCUL em colaboração com Cristina Cruz, professora de CIÊNCIAS e investigadora no CE3C - Centro de Ecologia, Evolução e Alterações Ambientais, sugere a criação de hortas-compostores à porta dos bares e cafetarias do campus, como uma forma de aproveitar os resíduos orgânicos trazidos pelos membros da nossa comunidade académica.

Mergulho científico em campanha de monitorização da biodiversidade subaquática ao largo da costa da Ilha da Madeira

O Laboratório Associado ARNET – Aquatic Research NETwork | Rede de Investigação Aquática é uma rede multi-institucional, de dimensão nacional, estabelecida em 11 instituições nacionais e composta por 742 investigadores.

CIÊNCIAS integra o consórcio que, no âmbito de um memorando de entendimento, assinado no passado dia 9 de abril, no Palácio dos Marqueses de Pombal, em Oeiras, dará origem ao futuro Instituto para o Desenvolvimento Sustentável, uma iniciativa inovadora que reúne a Câmara Municipal de Oeiras, várias Escolas e a própria Reitoria da Universidade de Lisboa (FCUL, ISEG, IST, ISA), e a empresa intermunicipal TRATOLIXO.

Foto de Maria Helena Garcia no laboratório.

Maria Helena Garcia dedicou a sua carreira ao estudo de compostos metálicos, como o ruténio para memórias óticas de computadores. A partir de 2004, entrou na área dos metalofármacos destinados a tratar o cancro.

Pessoas na jobshop Ciências 2025

O maior evento de empregabilidade da Faculdade reuniu mais de 1500 estudantes, recém-graduados dos vários cursos de CIÊNCIAS, que puderam participar em workshops, debates, sessões com alumni, entrevistas, networking sunset e contactar diretamente com as empresas e recrutadores. Nesta edição estiveram presentes cerca de 80 empresas e entidades convidadas. Cerca de 695 estudantes submeteram currículos e participaram em entrevistas de recrutamento. Leia a reportagem e conheça a opinião de quem participou no evento.

Universidade de Groningen visita CIÊNCIAS

Boas Práticas - A shared learning experience at CIÊNCIAS ULisboa.

No arranque desta Primavera, CIÊNCIAS acolheu a visita exploratória por parte de um grupo de 12 estudantes universitários, pertencentes aos órgãos de Direção das Faculdades e da Universidade de Groningen, nos Países Baixos.

Tomada de posse do conselho científico

Decorreu na passada segunda-feira, 7 de abril, na reitoria da Universidade de Lisboa, a tomada de posse dos novos membros do Conselho Científico (CC).

Novo DataLab powered by Fidelidade reforça inovação e conhecimento nas áreas de Matemática Aplicada, Estatística e Analítica Avançada.

Olimpíadas Regionais de Física

No passado sábado, 29 de março, CIÊNCIAS acolheu as Olimpíadas Regionais de Física, um evento organizado pela Sociedade Portuguesa de Física que reuniu mais de 200 alunos do ensino básico e secundário de diversas escolas, acompanhados por mais de 80 professores. Durante a manhã, os participantes enfrentaram desafios teóricos e experimentais, pondo à prova os seus conhecimentos e criatividade na resolução de problemas científicos. O principal objetivo da competição foi estimular o interesse dos jovens pela Física e promover o pensamento crítico. Enquanto os alunos realizavam as provas, os professores acompanhantes tiveram a oportunidade de assistir a palestras ministradas pelos docentes do Departamento de Física Francisco Lobo e Nuno Matela, que abordaram temas como Ondas Gravitacionais e Imagem Médica.

Futurália

CIÊNCIAS marcou novamente presença na Futurália, a maior feira nacional dedicada à educação, formação e empregabilidade que vai já na 16ª edição. Foram milhares os visitantes, especialmente estudantes, que estiveram entre 26 e 29 de março na FIL – Feira Internacional de Lisboa.

CHILL - CHIcken Tractors as an efficient and sustainable Link in closed Loop agriculture

A história da capoeira móvel no PermaLab, integrada na HortaFCUL, é um exemplo vivo de como os princípios da permacultura podem transformar desafios em oportunidades. Desde a sua implementação em 2018, este galinheiro móvel, ou chicken tractor em inglês, foi concebido para unir sustentabilidade, inovação e comunidade, desempenhando um papel fulcral no ecossistema agrícola do projeto.

Professor António Casimiro coordenador científico do curso e Professor Associado do Departamento de Informática de CIÊNCIAS

A sessão de abertura do Cybersecurity Executive Program aconteceu em CIÊNCIAS, no passado dia 27 de março, marcando o arranque da 4ª edição desta formação. O Cybersecurity Executive Program é uma iniciativa conjunta de CIÊNCIAS e da consultora Premivalor Consulting, que se destina a formar e sensibilizar decisores e executivos C-level, de organizações públicas, privadas, civis e do setor militar, para as questões da cibersegurança.

Carlos Corela na entrega do prémio.

A Associação Portuguesa de Meteorologia e Geofísica (APMG) atribuiu ao investigador Carlos Corela o Prémio de Carreira Técnica para a Geofísica. A entrega desta distinção decorreu durante o jantar de confraternização do 13.º Simpósio de Meteorologia e Geofísica, durante o qual o investigador foi homenageado.

Equipa do projeto MIMESIS

A Fundação Ana Mendonça (FAM) anunciou a doação de €25.000,00 ao projeto MIMESIS –Bioadesivos inspirados na natureza para aplicações biomédicas e biotecnológicas, coordenado por Romana Santos, professora da CIÊNCIAS e investigadora no Centro de Ciências do Mar e Ambiente (MARE ULisboa), nomeadamente no grupo de investigação em bioadesão e biomimética.

Sala com alunos e jornalistas do Portugal em Direto

Cerca de 250 pessoas participaram nas várias atividades realizadas no Dia Internacional da Matemática em CIÊNCIAS 2025, o Dia do Pi, comemorado a 14, 15 e 19 de março. Leia alguns testemunhos de quem participou e organizou as atividades.

Páginas