Prémios para Alexandre M. Ramos, Francisco S. N. Lobo, Margarida D. Amaral e Sara C. Madeira, menções honrosas para Cláudio M. Gomes e Francisco Malta Romeiras

Prémios Científicos ULisboa/Caixa Geral de Depósitos 2021

Cerimónia de atribuição das distinções acontece a 28 de junho, no salão nobre da Reitoria, durante Jornadas Científicas da ULisboa

Alexandre M. Ramos, Francisco S. N. Lobo, Margarida D. Amaral e Sara C. Madeira

Prémios Científicos ULisboa/Caixa Geral de Depósitos 2021 premeiam Alexandre M. Ramos, Francisco S. N. Lobo, Margarida D. Amaral e Sara C. Madeira

Imagens cedidas pelos cientistas

Alexandre M. Ramos, Francisco S. N. Lobo, Margarida D. Amaral e Sara C. Madeira são as personalidades da Faculdade distinguidas com os Prémios Científicos ULisboa/Caixa Geral de Depósitos (CGD) 2021. Os seus colegas Cláudio M. Gomes e Francisco Malta Romeiras também são agraciados nesta edição com menções honrosas.

A cerimónia que celebra esta iniciativa acontece no próximo dia 28 de junho de 2022, no salão nobre da Reitoria da ULisboa, pelas 18h30, com a atribuição de 23 prémios e 19 menções honrosas. Este acontecimento integra o programa da primeira edição das Jornadas Científicas da ULisboa, dedicada ao tema  “The 2030 Agenda for Sustainable Development: Embracing Societal, Technological and Environmental Challenges at ULisboa”.

Os Prémios Científicos ULisboa/CGD existem desde 2016. Podem concorrer professores, investigadores e bolseiros de pós-doutoramento de todas as unidades orgânicas da Universidade. Até 2021 foram concedidos 106 prémios e 106 menções honrosas a cientistas da Universidade. Desses, 18 prémios e 18 menções honrosas dizem respeito a personalidades da Faculdade.

salão nobre da reitoria
A cerimónia de atribuição dos prémios acontece no próximo dia 28 de junho, no salão nobre da Reitoria da ULisboa, pelas 18h30
Fonte ULisboa

Para Alexandre M. Ramos, investigador do Instituto Dom Luiz da Ciências ULisboa, “este prémio revela a importância de apostar na investigação científica e principalmente no financiamento de investigadores a trabalhar nas universidades portuguesas, em particular na Ciências ULisboa”. O cientista partilha o galardão com os seus alunos e colegas colaboradores nacionais e estrangeiros. “Sem eles seria impossível publicar consistentemente artigos em revistas de elevada qualidade”, diz.

Francisco S. N. Lobo, professor do Departamento de Física e coordenador do Instituto de Astrofísica e Ciências do Espaço, diz que “para além da perseverança e exigência pessoais, a procura de colaborações com outros investigadores é um dos aspetos determinantes para atingir este nível de produtividade científica”, sendo na sua opinião uma consequência natural do que é feito no Instituto, nomeadamente em reunir ao longo dos anos os melhores investigadores em equipas multidisciplinares.

A primeira edição dos Prémios, referente a 2016, distinguiu Margarida D. Amaral com uma menção honrosa. Agora, a professora do Departamento de Química e Bioquímica (DQB) e investigadora do Instituto de Biossistemas e Ciências Integrativas (BioISI) é agraciada com um prémio, pela produtividade científica dos últimos cinco anos o que na sua opinião reveste-se de muita importância, pois é o reconhecimento do trabalho de fundo que fazem de forma constante sob a forma de publicações com reconhecimento por pares.  A cientista diz ainda que “este prémio tem especial relevância por ter abrangido os confinamentos devidos à pandemia (2015-2021), os quais, apesar do muito que se disse sobre teletrabalho, foram muito produtivos”, só no ano de 2020 publicou 21 artigos.

Imagem promocional da iniciativa
Até 2021 foram concedidos 106 prémios e 106 menções honrosas a cientistas da Universidade. Desses, 18 prémios e 18 menções honrosas dizem respeito a personalidades da Faculdade
Fonte ULisboa

Também Sara C. Madeira, professora do Departamento de Informática e investigadora do LASIGE - Computer Science and Engineering Research Centre recebeu uma menção na edição de 2020 destes prémios. Este ano é agraciada com um prémio na área das Ciências da Computação e Engenharia Informática.

Esta iniciativa visa premiar a atividade de investigação científica e incentivar a prática de publicação em revistas internacionais de reconhecida qualidade no âmbito de 26 áreas científicas da ULisboa, avaliada por um júri nomeado pelo Reitor. Os prémios correspondem a um subsídio no valor de 6.500€, atribuído pela CGD na sequência do protocolo existente entre ambas as instituições, com base em critérios definidos em regulamento e edital.

Cláudio M. Gomes
É a segunda vez que Cláudio M. Gomes recebe uma menção honrosa no âmbito destes prémios
Imagem cedida pelo cientista

“É muito gratificante ver a nossa investigação em aspetos moleculares das doenças neurodegenerativas - como a doença de Alzheimer -, reconhecida com uma menção honrosa na área das Ciências Biomédicas”, diz Cláudio M. Gomes, professor do DQB Ciências ULisboa e coordenador do laboratório Protein Misfolding and Amyloids in Biomedicine (PMAB), afiliado ao polo da Faculdade do BioISI, estendendo a distinção à sua equipa e seus colaboradores, resultado na sua opinião do ambiente estimulante e das condições ótimas existentes no BioISI e na Faculdade para desenvolver investigação científica de qualidade. “Este reconhecimento impele-nos a fazer mais e melhor”, declara o cientista que já havia recebido, na edição de 2019 deste galardão, uma menção honrosa.

Francisco Malta Romeiras
Franscisco Malta Romeiras recebe menção honrosa, pelo segundo ano consecutivo
Imagem cedida pelo cientista

Para Francisco Malta Romeiras, investigador do Departamento de História e Filosofia das Ciências e do Centro Interuniversitário de História das Ciências e da Tecnologia, a atribuição de uma menção honrosa na área de História e Filosofia representa um reconhecimento da investigação que tem realizado sobre a história da ciência em Portugal, em particular sobre o ensino e prática das ciências dos jesuítas e sobre o Índex e a censura de obras de ciência pelo Tribunal do Santo Ofício. “Esta distinção é um incentivo para continuar a publicar os resultados da minha investigação em revistas internacionais de referência”, conclui o cientista que em 2020 também recebeu uma menção honrosa no âmbito destes prémios.

Ana Subtil Simões, Gabinete de Jornalismo Ciências ULisboa
info.ciencias@ciencias.ulisboa.pt
Assinatura do Protocolo com a REDCORP

No passado dia 9 de julho a Direção de CIÊNCIAS assinou um protocolo de cooperação com a REDCORP, empresa de empreendimentos mineiros responsável pelo Projeto Lagoa Salgada.

 

CIÊNCIAS assinA um protocolo de colaboração com a Raiz Vertical Farms nas instalações de CIÊNCIAS, tendo sido assinado pelo Diretor da faculdade, Luís Carriço, e pela co-fundadora da startup Rede Vertical Farms, Inês Barros.

CIÊNCIAS assinou um protocolo de colaboração com a Raiz Vertical Farms, com o objetivo de instalar uma horta vertical no campus da faculdade.

Equipa do CSD Lab do BioISI

Uma equipa de investigadores do Laboratório de Estrutura e Dinâmica Celular (CSD Lab) do Instituto de Biossistemas e Ciências Integrativas (BioIS

Diogo Rodrigues Fernandes

Diogo Rodrigues Fernandes, doutorando de CIÊNCIAS e investigador no Centro de Ecologia, Evolução e Alterações Ambientais (

Banner O Planeta Vivo

“Temos este mundo, ou nada. E temos um grande problema se não entendermos o planeta que queremos salvar.” Esta citação de Carl Sagan é o mote do documentário ‘O Planeta Vivo’, que estreou no passado dia 3 de julho na RTP.

Vista Aérea do Observatório do Paranal

O Observatório do Paranal, no deserto do Atacama no Chile, que faz parte do Observatório Europeu do Sul (ESO), vai receber em 2025 um telescópio made in Portugal para observar o Sol.

Nuno Gonçalves e Inês Leite posam com os prémios junto aos restantes investigadores do Instituto de Astrofísica e Ciências do Espaço (IA)

Nuno Gonçalves e Inês Leite, estudantes de CIÊNCIAS, foram premiados na SPIE Astronomical Telescopes + Instrumentation, a maior conferência internacional sobre instrumentação para a Astronomia.

Ranking de Leiden: Há três áreas de investigação de CIÊNCIAS em que a ULisboa é líder nacional

A Universidade de Lisboa (ULisboa) está em primeiro lugar a nível nacional em três áreas de produção científica de CIÊNCIAS no reputado CWTS Leiden Ranking: Ciências da Vida e da Terra, Matemáti

Banner Curso PRODIGI

A partir de 2025 a Universidade de Lisboa em parceria com o Instituto Politécnico de Lisboa, vai disponibilizar uma nova formação online em competências digitais.

 

Inês Fragata, Margarida Matos, Sara Magalhães e Cristina Máguas.

CIÊNCIAS inaugura hoje oficialmente a infraestrutura laboratorial de investigação - Unidade de Evolução Experimental.

Imagem alusiva ao Deep Tech Talent Initiative (DTTI), um programa do European Institute of Innovation and Technology (EIT)

O Mestrado em Bioestatística de CIÊNCIAS foi acreditado pela Deep Tech Talent Initiative (DTTI), um programa do European Institute of Innovation and Technology (EIT).

Dois professores de CIÊNCIAS eleitos sócios da Academia das Ciências de Lisboa

Pedro Miguel Duarte e Luís Eduardo Neves Gouveia, professores de CIÊNCIAS, foram eleitos sócios da Academia das Ciências de Lisboa.

O Centro de Congressos da Alfândega do Porto é o palco da edição de 2024 do Encontro Ciência.

Luís Carriço (Diretor de CIÊNCIAS) e Carlos Martins (Presidente da EPAL) junto a um dos novos bebedouros.

A Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa aderiu ao desafio da EPAL - Empresa Portuguesa das Águas Livres de consumir Água da Torneira nas suas áreas comuns, representando mais um compromisso com o Ambiente e com

 Rodrigo Freitas, Francisco Graça e Diogo Ávila no Pódio dos 3000 metros obstáculos no Campeonato Nacional Universitário de Pista ao Ar Livre

Rodrigo Freitas, estudante de CIÊNCIAS, sagrou-se bicampeão no Campeonato Nacional Universitário (CNU) de Atletismo Pista Ar Livre.

Desde ontem que CIÊNCIAS dispõe de um novo espaço: o Lounge C7!

Carolina Margarido, Catarina Lima e Raquel Costa seguram o prémio de primeiro lugar na segunda fase do Future Innovators Program da Unicorn Factory Lisboa

Carolina Margarido, Catarina Lima e Raquel Costa venceram a segunda fase do Future Innovators Program da Unicorn Factory Lisboa

A cientista Ana Russo, investigadora do Instituto Dom Luiz (IDL), visitou duas escolas básicas do concelho de Sintra no dia 23 de abril para rea

Branca Edmée Marques, cientista alumna de CIÊNCIAS

Branca Edmée Marques, alumna de CIÊNCIAS, será homenageada no dia 20 de junho pelos Museus da Universidade de Lisboa

Vanessa Fonseca, Catarina Frazão Santos, Rita Cardoso, Cláudio Gomes, Ana Duarte Rodrigues e Paulo J. Costa posam com os prémios para uma foto numas escadas

A faculdade conseguiu obter o segundo lugar entre as Escolas da Universidade de Lisboa mais galardoadas.

Margarida Fortes, docente do Departamento de Biologia Vegetal de CIÊNCIAS dá uma aula em frente a um quadro com uma projeção imagética

Margarida Fortes, professora de CIÊNCIAS, visitou a Escola Secundária de Carcavelos para dar uma aula acerca da edição genética.

Um grupo de membros de Instituições do Ensino Superior, onde se inclui CIÊNCIAS, está reunido em frente a um jardim, em visita à Siemens

 A iniciativa teve como objetivo aproximar a academia do tecido empresarial.

Nuno Gonçalves alcança o segundo lugar na competição 3MT ULisboa.

Nuno Gonçalves foi distinguido com o segundo lugar, na final da competição ‘Três Minutos de Tese – 3MT ULisboa’, que se realizou esta quint

Páginas