Prémios Científicos ULisboa/Caixa Geral de Depósitos

Em 2017 os Prémios Científicos ULisboa/Caixa Geral de Depósitos foram atribuídos a Vladimir Konotop e Ricardo Trigo

ULisboa

Prémios Científicos ULisboa/CGD 2017 - Menções Honrosas

Biologia, Engenharia Biológica, Bioquímica e Biotecnologia

Sara Magalhães, professora do Departamento de Biologia Animal (DBA) e investigadora do cE3c

Química, Engenharia Química, Engenharia Farmacêutica

Pedro Castro, investigador do Departamento de Estatística e Investigação Operacional (DEIO)

Física e Materiais

Nuno Araújo, professor do DF e investigador do Centro de Física Teórica e Computacional

Ciências da Terra, Geofísica

Fernando Ornelas Marques, professor do Departamento de Geologia

Matemática Pura e Aplicada

Francisco Saldanha da Gama, professor do DEIO e investigador do Centro de Matemática, Aplicações Fundamentais e Investigação Operacional

Ciências da Computação, Engenharia Informática

Francisco Moreira Couto, professor do Departamento de Informática e investigador do LASIGE

Vladimir Konotop, professor do Departamento de Física (DF) e investigador do Centro de Física Teórica e Computacional (CFTC) e Ricardo Trigo, professor do Departamento de Engenharia Geográfica, Geofísica e Energia (DEGGE) e investigador do Instituto Dom Luiz (IDL), são dois dos 14 galardoados em 2017 com os Prémios Científicos ULisboa/Caixa Geral de Depósitos (CGD).

A par dos 14 prémios foram atribuídas ainda 19 menções honrosas, seis delas para Ciências, num dos casos – Pedro Castro - pela segunda vez.

Para Ricardo Trigo o prémio é bastante importante e reconhece o esforço de publicar de forma consistente em revistas de qualidade. O cientista agradece aos “notáveis colaboradores nacionais e estrangeiros, sem os quais não teria sido possível publicar um tão grande número de artigos – acrescentando que - a ciência moderna é cada vez mais uma atividade colaborativa, portanto é muito importante reconhecer a enorme contribuição que estes colaboradores proporcionaram, incluindo alguns alunos de PhD e postdocs da Faculdade de Ciências”.

O prémio tem também grande importância para Vladimir Konotop, considerando-o um reconhecimento do seu trabalho e do seu contributo para a internacionalização da Escola. O investigador comenta ainda que "este é também um reconhecimento da importância da investigação no domínio de Física não linear, incluindo a ótica não linear e a física dos gases quânticos, que está a ser desenvolvida no CFTC", esperando que o prémio estimule a atenção dos alunos interessados em prosseguir os estudos ao nível do mestrado e doutoramento.

A lista de premiados foi anunciada no site da ULisboa a 26 de julho. Ainda não é conhecida a data da cerimónia pública de entrega dos referidos galardões.

Os membros da Faculdade de Ciências foram distinguidos respetivamente nas áreas de Física e Materiais; e Ciências da Terra e Geofísica.

Os restantes 12 prémios foram atribuídos às áreas de Ciências Sociais; Psicologia; Ciências da Educação; Ciências Jurídicas e Ciência Política; Economia e Gestão; Geografia do Território; Biologia, Engenharia Biológica, Bioquímica e Biotecnologia; Química, Engenharia Química e Engenharia Farmacêutica; Ciências Veterinárias; Ciências da Computação, Engenharia Informática e Saúde.

E na 1.ª edição quem foram os homenageados?

Os Prémios Científicos ULisboa/CGD existem desde 2016, tal como os Prémios ULisboa/Santander Universidades, que no mesmo ano distinguiram Miguel Centeno Brito, professor do DEGGE e investigador do IDL distinguido a 27 de outubro do ano passado, durante a apresentação pública do Colégio de Química da ULisboa.

Uns meses antes foram entregues os 17 Prémios Científicos ULisboa/CGD e as 18 menções honrosas, durante a cerimónia comemorativa do 3.º aniversário da ULisboa.

Henrique Cabral, professor do DBA e investigador do MARE e Eric Font, investigador do IDL, foram premiados nas áreas de Biologia, Engenharia Biológica, Bioquímica e Biotecnologia; e Ciências da Terra e Geofísica. Margarida Amaral, professora do Departamento de Química e Bioquímica (DQB) e investigadora do BIOISI; João Pires da Silva, professor do DQB e Pedro Castro receberam menções honrosas.

A ULisboa instituiu este prémio em colaboração com a CGD com o objetivo de “premiar a atividade de investigação científica e incentivar a prática de publicação em revistas internacionais de reconhecida qualidade”.

O prémio traduz-se num subsídio para a investigação no valor de 6.500€.

De acordo com o regulamento deste ano, o júri presidido por João Ferrão, investigador do Instituto de Ciências Sociais da ULisboa, e que conta com 55 vogais, membros das diferentes unidades orgânicas da ULisboa, podia atribuir 20 prémios e até 40 menções honrosas.

Ana Subtil Simões e Raquel Salgueira Póvoas, Área de Comunicação e Imagem de Ciências
info.ciencias@ciencias.ulisboa.pt
Tiago Guerreiro

O investigador de CIÊNCIAS e vice-diretor do LASIGE foi incluído na prestigiada lista ACM Distinguished Members 2025.

Evento contou com 600 alunos do ensino secundário 

Projeto está a disputar concurso CubeSat Portugal 

Conceição Freitas é a nova diretora de CIÊNCIAS

Conceição Freitas revela medidas e metas do novo mandato 

Projeto ganhou prémio de sustentabilidade em 2023 

Autora tirou o curso de biologia em Ciências ULisboa 

Imagem composta com o Francisco e a Raquel na frente e a Faculdade de Ciências da ULisboa atrás

Abriram oficialmente no dia 1 de dezembro as candidaturas para mobilidades Erasmus + no Ano Letivo de 2026/2027.

Carlos Corela

Investigador do Instituto Dom Luiz é o novo Vice-Presidente do Observatório Europeu Multidisciplinar do Fundo do Mar e Coluna de Água em Portugal.

Aluno de mestrado disputou final de badminton pela ULisboa   

Investigação aponta caminhos para novas terapias de doenças neurodegenerativas  

Navio de investigação no mar antártico

Descubra como a investigação do MARE está a fazer a diferença no continente branco.

Mário Vilas, Jorge Maia Alves e Marta Sousa Silva.

Entre gargalhadas, copos servidos e perguntas curiosas de estudantes e investigadores.

Programa UPSkill

Programa vai formar mais 120 pessoas em tecnologias 

João C. Duarte reeleito na EGU

Reeleição para Divisão de Tectónica e Geologia Estrutural 

Inauguração de Keyhole Garden

Protótipos instalados com prémio de concurso de ideias

O programa “90 Segundos de Ciência” conquistou o Prémio Ciência Viva Media 2025.

ábacos e matemática

Evento tem lugar no Museu de História Nacional de História Natural e das Ciências

Ana Prata em formação

Visita de alunos do Liceu Camões na passada terça-feira

Foto de Tiago Marques

Tiago A. Marques participou em artigo premiado pela Wildlife Society

web summit

Projetos de Ciências ULIsboa marcaram presença no evento 

Páginas