Projetos na área da Sustentabilidade @Ciências

Ciências tem em curso diversos projetos que promovem a sustentabilidade dentro do seu campus e na zona envolvente. Estes projetos referem-se a diferentes dimensões da sustentabilidade, nomeadamente a económica (eficiência energética) e a ambiental (promoção da biodiversidade).

Na área da energia, o Campus solar é um campo de ensaios para caracterização, teste e experimentação de sistemas de energia solar em condições reais. Destaca-se também o laboratório de ensaio de sistemas de isolamento térmico para habitação de baixo custo (projeto Chaminé solar) e o laboratório para estudo de soluções de ventilação natural em ambientes interiores (projeto Laboratório de ventilação natural).

Na área da biodiversidade e serviços dos ecossistemas Ciências, em colaboração com a cadeira de ecologia vegetal, tem feito a amostragem de todas as espécies de plantas e a etiquetagem das principais espécies árvores no campus desde 2004. 

De forma a ampliar este conhecimento está em curso o projeto +Biodiversidade @CIÊNCIAS, vencedor do concurso de ideias para a sustentabilidade de 2019. Este projeto está a quantificar e mapear a biodiversidade dentro do campus e na sua envolvente, tendo em conta a sua importância intrínseca e o seu papel no fornecimento de serviços dos ecossistemas, essenciais para o bem-estar humano. Dentro desses serviços está a regulação da qualidade do ar pelos espaços verdes. Nesse âmbito, no projeto RESPIIRA (Qualidade do ar) estão a ser utilizados sensores de reduzido custo em conjunto com líquenes epífitos para monitorizar a qualidade do ar no campus e na sua envolvente. Tendo em conta que os telhados-verdes são uma solução baseada na natureza para melhorar a regulação hídrica das cidades e a regulação térmica dos edifícios, o projeto Telhado Verde investiga também a utilização de espécies tolerantes à seca, mais adequadas ao clima mediterrânico.

Ciências também promove ações que pretendem melhorar diretamente a biodiversidade e o fornecimento dos serviços dos ecossistemas dentro do campus. O Permalab é um exemplo destas ações. Estando localizado dentro do campus, o Permalab promove e demonstra práticas de permacultura, explorando a utilização de diversas técnicas para melhorar o fornecimento de diversos serviços dos ecossistemas, num ambiente de investigação-ação transdisciplinar e transformador. O projeto FCULresta também tem uma intervenção direta no campus, estando a transformar um antigo relvado numa minifloresta com elevada densidade de plantas. Esta transformação irá ocorrer num curto espaço de tempo, e envolve dezenas de voluntários de Ciências.