Projetos na área da Sustentabilidade

No âmbito do seu programa de sustentabilidade, Ciências tem como um dos seus objetivos divulgar os diferentes projetos em curso na área da sustentabilidade.

Na área da energia, o campus solar é um campo de ensaios para caracterização, teste e experimentação de sistemas de energia solar em condições reais. Destaca-se também o laboratório de ensaio de sistemas de isolamento térmico para habitação de baixo custo e o laboratório para estudo de soluções de ventilação natural em ambientes interiores.

Pretende ainda alertar-se a comunidade para o papel e importância da biodiversidade na sustentabilidade, em particular no contexto urbano. Embora com uma área verde limitada pelo desenvolvimento do tecido edificado, Ciências encontra-se associada a um conjunto de infraestruturas verdes próximas, com destaque para o corredor verde central da cidade de Lisboa em que o Jardim do Campo Grande constitui a infraestrutura verde de maior relevo.

As infraestruturas verdes prestam serviços de ecossistema essenciais em contexto urbano e a biodiversidade desempenha um papel-chave em todos os níveis da hierarquia de serviços do ecossistema, seja como um regulador dos processos ecossistémicos subjacentes, como um serviço final do ecossistema, ou como um bem valorizável, em termos económicos ou outros.

Um dos papéis da biodiversidade em contexto urbano é, por exemplo, o de bioindicador da qualidade do ar ou da água, e a biodiversidade associada a um determinado espaço verde reflete a qualidade ambiental numa área envolvente mais vasta.

As áreas verdes de Ciências têm sido utilizadas como instrumento de Ensino para os alunos de unidades curriculares dos ciclos de estudos na área da Biologia, permitindo igualmente monitorizar as variações anuais na composição e cobertura por espécies. O Permalab concentra a sua atividade num espaço do campus cedido para promover práticas de permacultura, num ambiente de investigação-ação transdisciplinar e transformador.

Aulas no relvado anexo à Torre do Tombo e no telhado verde do C5

Evolução da cobertura por herbáceas no relvado anexo à Torre do Tombo

Espécies de herbáceas identificadas no relvado anexo à Torre do Tombo

A nível da investigação destaca-se a utilização de líquenes arbóreos como organismos de validação da qualidade do ar no âmbito do projeto RESPIIRA, por serem muito sensíveis à poluição atmosférica (bioindicadores).

A observação e monitorização da biodiversidade no campus de Ciências e nos espaços verdes envolventes, pretende-se assim desenvolver como um projeto aglutinador de toda a comunidade de Ciências, atuando como um instrumento de ensino, investigação, divulgação e coesão social.

A biodiversidade no campus é ainda utilizada como meio de divulgação dos valores naturais nacionais usando-se para o efeito um conjunto de árvores de espécies nativas plantadas nos espaços verdes de Ciências, as quais estão georreferenciadas e devidamente identificadas.

O projeto +Biodiversidade @CIÊNCIAS pretende aplicar o conceito de sustentabilidade nos espaços verdes de Ciências e caracterizar e monitorizar a sua biodiversidade ao longo do tempo.

O Projeto FCULresta também tem uma intervenção direta no campus, estando a transformar um antigo relvado numa minifloresta com elevada densidade de plantas, cujo desenvolvimento será monitorizado por investigadores de Ciências.