Dia da Universidade e Cerimónia de Entrega dos Prémios Científicos ULisboa/CGD 2019 e 2020

CGD premeia investigação científica na ULisboa

Parabéns ULisboa!

Cumprimento entre Bernardo Duarte e o Reitor da ULisboa

A sessão do Dia da Universidade e Cerimónia de Entrega dos Prémios Científicos ULisboa/CGD decorreu na Aula Magna, na Reitoria da ULisboa. Bernardo Duarte, investigador do MARE, no polo da Faculdade, foi um dos premiados da edição de 2020

ACI Ciências ULisboa

A 26 de julho comemorou-se o Dia da Universidade. A sessão decorreu na Aula Magna, e contou com a Cerimónia de Entrega de Prémios Científicos ULisboa/Caixa Geral de Depósitos (CGD). Por força da situação pandémica, a edição de 2019 - inicialmente prevista para 20 de outubro de 2020 -, foi cancelada. Desta forma, nesta sessão foram entregues os prémios das edições de 2019 e de 2020.

Prémios Científicos ULisboa/CGD 2019

Prémios

Guilherme Carrilho da Graça, professor do Departamento de Engenharia Geográfica, Geofísica e Energia e investigador do Instituto Dom Luiz (IDL) | Área da Engenharia do Ambiente e Energia

Pedro Castro, investigador do Departamento de Estatística e Investigação Operacional | Área da Química e Engenharia Química.

Menções Honrosas

Cláudio Gomes, professor do Departamento de Química e Bioquímica e investigador do Instituto de Biossistemas e Ciências Integrativas (BioISI) | Área da Biologia, Engenharia Biológica, Bioquímica e Biotecnologia

Ícaro Dias da Silva, investigador do IDL | Área da Ciências da Terra e Geofísica

Miguel Tierz, investigador do Grupo de Física Matemática | Área da Matemática Pura e Aplicada.

Os Prémios Científicos ULisboa/CGD visam premiar a atividade de investigação científica dos professores e investigadores da ULisboa e incentivar a publicação dos seus resultados em livros e revistas de prestígio internacional. Estes prémios correspondem a um subsídio para a investigação no valor de 6.500€.

Esta foi uma cerimónia solene, mas que decorreu de forma muito descontraída. As distinções foram entregues pelas mãos do professor António Cruz Serra, reitor da ULisboa, e por Paulo Macedo, presidente da Comissão Executiva da CGD. Os investigadores distinguidos subiram ao palco individualmente, tendo sido referida a área de investigação e instituição da qual fazem parte.

O júri da edição de 2020 atribuiu  prémios e menções honrosas nas seguintes áreas: Agronomia; Biologia, Engenharia Biológica, Bioquímica e Biotecnologia; Ciências da Computação e Engenharia Informática; Ciências da Educação; Ciências da Linguagem; Ciências da Terra e Geofísica; Ciências Jurídicas e Ciência Política; Ciências Veterinárias; Economia e Gestão; Engenharia Civil; Engenharia do Ambiente e Energia; Engenharia Eletrotécnica e Engenharia Aeroespacial; Engenharia Mecânica, Engenharia Naval e Engenharia Aeroespacial; Física e Materiais; Geografia e Território; História e Filosofia; Psicologia; Química e Engenharia Química.

Num conjunto de 18 prémios e 23 menções honrosas, nesta edição de 2020, foram atribuídos quatro prémios e quatro menções honrosas a docentes e investigadores da Ciências ULisboa.

Entre os premiados da Faculdade estão Bernardo Duarte, distinguido na área da Biologia, Engenharia Biológica, Bioquímica e Biotecnologia; Pedro Matos Soares, na área das Ciências da Terra e Geofísica; Mykola Tasinkevych, na área de Física e Materiais; Davide Vecchi, na área de História e Filosofia.

As menções honrosas foram atribuídas a Francisco Malta Romeiras – área de História e Filosofia; Diana Prata – área de Ciências Biomédicas; Rui Cardoso Ferreira - Matemática Pura e Aplicada; Sara Madeira - Ciências da Computação e Engenharia Informática.

Pedro Matos Soares no púlpito a falar
Pedro Matos Soares foi um dos oradores da cerimónia
Fonte ACI Ciências ULisboa

A primeira alocução da tarde coube ao professor da Ciências ULisboa, Pedro Matos Soares, na qualidade de representante dos premiados. O professor do Departamento de Engenharia Geográfica, Geofísica e Energia, começou por agradecer à ULisboa, à CGD e a todos os colegas que consigo realizaram o trabalho de investigação pelo qual foi distinguido, congratulando os restantes colegas premiados. Houve ainda oportunidade para falar sobre a temática das alterações climáticas - domínio no qual desenvolve a sua investigação -, nomeadamente, a evolução das preocupações com o tema e o seu impacto nos vários sectores da sociedade.

O professor defendeu que “fazer ciência continua a ser um privilégio mas também é uma imensa responsabilidade”. Na sua opinião, a responsabilidade acresce pela necessidade de comunicar ciência, de forma “credível, reprodutível, isenta e ao serviço da sociedade”, tarefa cada vez mais desafiante no seio da agenda mediática onde a informação prolifera a uma velocidade estonteante.

“Fazer ciência continua a ser um privilégio mas também é uma imensa responsabilidade.”
Pedro Matos Soares

Seguiu-se a intervenção de Paulo Macedo. O presidente da Comissão Executiva da CGD começou por referir que, ainda que o os prémios sejam atribuídos individualmente, estes resultam de um importante esforço coletivo, imprescindível para o sucesso da investigação.

O “esforço, competência e dedicação” estão na sua opinião na base do reconhecimento e da atribuição destes prémios, que têm como objetivo distinguir o mérito e a ciência. Paulo Macedo destacou a importância monetária dos prémios atribuídos pela CGD, que constituem uma das verbas mais relevantes concedidas anualmente à ULisboa. Salientou igualmente a vontade da CGD em continuar a apoiar e investir no conhecimento, em especial nas universidades, locais de criação de conhecimento e construção do futuro.

António Cruz Serra no púlpito a falar
António Cruz Serra, reitor da ULisboa
Fonte ACI Ciências ULisboa

Por fim, teve a palavra António Cruz Serra. O reitor da ULisboa começou por enaltecer o trabalho desenvolvido pelos docentes, investigadores e trabalhadores, cujo esforço durante o período de pandemia permitiu garantir o funcionamento da Universidade neste último ano. Destacou a importância do trabalho científico e investigação para a docência, assim como para a resolução de problemas e o progresso científico. Enfatizou igualmente a importância do trabalho dos investigadores da Faculdade de Ciências e do Instituto Superior Técnico, pelo desenvolvimento de modelos matemáticos que permitiram analisar a evolução da pandemia.

António Cruz Serra fez um balanço dos últimos anos de mandato, destacando a evolução positiva no que toca ao acréscimo de estudantes de mestrado e doutoramento, estudantes Erasmus e estrangeiros estudantes na ULisboa, assim como o acréscimo de diplomados.

Já a terminar a sessão, seguiu-se um momento musical protagonizado pelo Quarteto da Orquestra Académica da ULisboa.

É possível rever a cerimónia no canal YouTube da Universidade.

 

 

Marta Tavares, Área de Comunicação e Imagem Ciências ULisboa
info.ciencias@ciencias.ulisboa.pt
Rita Eusébio e Ana Sofia Reboleira, nos laboratórios de Ciências ULisboa

Nova espécie descoberta no Parque Natural das Serras de Aire e Candeeiros

Cristina Branquinho, professora de CIÊNCIAS

Documento redigido em Manaus vai ser apresentado na Conferência das Nações Unidas

david macdonald dia da investigação

Investigador da Universidade de Oxford foi o convidado especial do Dia da Investigação e da Inovação

Margarida Santos-Reis no dia da Investigação e Inovação

Professora de CIÊNCIAS homenageada no Dia da Investigação e da Inovação

Passeio da Ciência

Novo Passeio da Ciência dá a conhecer centros de investigação e infraestruturas científicas

Nuno Garcia dos Santos durante a sessão

O Dia da Investigação e da Inovação da Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa (CIÊNCIAS) arrancou na manhã desta quarta-feira com uma sala bem concorrida de professores, cientistas e

observatório newathena

Nuno Covas lidera simulações relacionadas com o observatório NewAthena  

Palestra no Grande auditório de CIÊNCIAS

Núcleo de estudantes trouxe especialistas para ciclo de palestras 

salas de estudo

Evento da aliança Unite! teve lugar na Finlândia

O clima e a meteorologia serevem de tema ao prémio do IPMA

Prémio organizado pelo IPMA destina-se a jovens investigadores

Embaixadores de CIÊNCIAS

Ações de divulgação vão contar com 10 representantes de cursos de CIÊNCIAS 

Congresso Hub Connect

Congresso Connect Hub revelou detalhes da nova formação para profissionais de saúde

Catarina Guerreiro e Mário Cachão

Cocolitóforos têm um papel crucial na captação de dióxido de carbono

Doutoramento em Saúde Planetária

Novo doutoramento da Universidade de Lisboa arranca com sessão aberta ao público

Laureados do prémio Nobel da Química de 2025

Susumu Kitagawa, Richard Robson e Omar Yaghi são os laureados do Nobel da Química de 2025

Prémio Nobel da Química de 2025

O prémio Nobel foi atribuído esta terça-feira a John Clarke, Michel H. Devoret e John M. Martinis

Catarina Frazão-Santos tem trabalhado no planeamento dos oceanos

Investigadora do MARE lembra que planeamento do espaço marinho tem de ser flexível

Samuel Barata na prova de Brasov

Antigo aluno de química foi à Roménia tirar um segundo ao recorde nacional

Rui Malhó, no BioISI Day

O BioISI Day de 2025 ocupou apenas o dia de quinta-feira, mas permitiu antever o que reservam os próximos cinco anos de atividade do Instituto de Biossistemas e Ciências I

Investigadores de Ciências na Noite Europeia dos Investigadores

Investigadores de CIÊNCIAS marcaram presença no evento com demonstradores e palestras

Foto de grupo de grupos de estudantes internacionais

Visita à Serra de Grândola contou com 30 alunos internacionais

Jorge Relvas e Luís Ferreira

A Universidade de Lisboa iniciou ontem o novo ano académico com a cerimónia de Tomada de Posse do Reitor e da sua Equipa Reitoral, na Aula Magna.

Nuno Araújo, presidente do Departamento de Física de CIÊNCIAS

Evento revelou projetos de doutoramento a empresas

Páginas