Uma minicidade

Dentro do Campus e no espaço envolvente, há uma pequena cidade que foi feita à medida de quem estuda e que não esquece lazer, desporto ou bem-estar. O bairro da Cidade Universitária foi erigido a partir de 1960 e hoje abrange cerca de uma dezena de faculdades da Universidade de Lisboa, além de universidades privadas nas imediações.

Com mais de 37 mil estudantes, é hoje a maior cidade universitária do País.

Lisboa tem tudo – e é de todos

lisboa-tem-tudo1
lisboa-tem-tudo2
lisboa-tem-tudo4
lisboa-tem-tudo5

Estudar e Viver
em Lisboa

Visitada por Ulisses, conquistada por Afonso Henriques e cantada por um cancioneiro de séculos, Lisboa é também a cidade das colinas e da omnipresente calçada portuguesa, do bife à Café e das sardinhas que alimentam todos os Santos a cada mês de junho, do fado e dos gingões que resistem nos bairros históricos, com falas e intenções feitas de meias palavras.

E tudo, ou quase tudo, sempre com o Tejo por companhia. Eis o cartão postal com as atrações imperdíveis da cidade.

Serviços Comerciais
e Institucionais

Dentro do campus de CIÊNCIAS é possível encontrar serviços comerciais e institucionais que facilitam o dia-a-dia de alunos e professores.

Salas de estudo e bibliotecas do Campus de CIÊNCIAS - Além da biblioteca principal no edifício C3, o Campus de CIÊNCIAS conta com outros polos bibliotecários nos vários edifícios.

Lounge C7 - pode ser usado para atividades não curriculares, além de disponibilizar micro-ondas, cadeiras e mesas e poder funcionar também como espaço de refeitório.

Loja de conveniência – pequena Loja que estende a hora de funcionamento das 7h00 às 00h00 para as compras do dia-a-dia.

Papelaria – Loja situada no centro do campus que vende presta diferentes serviços e vende artigos didáticos e que costumam ser necessários para as diferentes atividades letivas.

Cantinas e bares – dentro do campus existem sete espaços que funcionam como refeitórios.

Gabinete de Apoio Psicológico (GAPsi) – dispõe de profissionais da área da psicologia e presta serviços de psicologia clínica e psicologia vocacional, apoio a pessoas com necessidades especiais, unidades curriculares de desenvolvimento pessoal, programas de adaptação à universidade entre outros.

Gabinete de Desenvolvimento Académico e Formação (GDAF) – especializado no desenvolvimento de ferramentas e inovações do ensino, tem como principais destinatários os docentes.

Balcão C – plataforma digital que permite tratar de todos requisitos e burocracias associadas a matrículas, cursos, fichas de aluno, requerimentos académicos, atividades de laboratório, marketing, entre outras. Também dispõe de serviços para pessoas externas a CIÊNCIAS.

Acessibilidade
ao Campus

O Campus de CIÊNCIAS dispõe de rampas e acessos facilitados para quem tem necessidades especiais ao nível da locomoção.

Além disso, também existem lugares de estacionamento reservados para condutores especiais.

Todos os edifícios contam com casas de banho específicas e devidamente adaptadas para quem tem limitações motoras e há também elevadores que dão acesso aos diferentes pisos, ainda que parte destes equipamentos esteja atualmente a passar por um período de renovação.

Nas salas de aula, as mesas têm dimensões suficientes para alunos com necessidades especiais, e nos próximos meses prevê-se a substituição de maçanetas tubulares por puxadores mais fáceis de manusear em todos os edifícios.

Nas várias disciplinas, há ainda um apoio digital, com a replicação e distribuição de conteúdos lecionados na Internet.

Os diferentes casos e solicitações são devidamente tratados pelo Gabinete de Apoio Psicológico.

Páginas Úteis

Biblioteca

Saber mais

Apoio Informático

Saber mais

Serviços de Apoio

Saber mais

Associativismo

Faça parte de uma comunidade ativa, colaborativa e cheia de oportunidades.
  • Núcleos de Estudantes
    Aceder
  • Associação dos Estudantes da Faculdade de Ciências de Lisboa (AEFCL)
  • Associação de Trabalhadores

Desporto e Cultura

Saber mais
  • Núcleos e Associações Culturais
    Aceder
  • Galeria CIÊNCIAS
    Aceder
Comunicados

Descubra o impacto de CIÊNCIAS nos meios de comunicação social em 2025.