Publicações

Associação dos Estudantes de CIÊNCIAS lança novo número da revista IMPROP

revista IMPROP

A revista IMPROP surge numa nova edição que tem por tema de fundo a Inteligência Artificial

DCI-CIÊNCIAS

A IMPROP sempre foi uma revista irreverente produzida por estudantes – e é assim que o mais recente número deste histórico título começa a ser distribuído esta quarta feira pela comunidade académica. Neste regresso editorial, a revista que a Associação dos Estudantes da Faculdade de Ciências de Lisboa (AEFCL) tem publicado desde 1970 adotou como tema principal os novos desafios e oportunidades que se perfilam no Ensino Superior, com especial destaque para a Inteligência Artificial (IA).

A nova edição da IMPROP já pode ser descarregada a partir dos repositórios da Google ou alternativa os dos serviços da Linktree

“A IA vem alterar o panorama e essa é uma das facetas que abordamos neste número da IMPROP. Também olhamos para o passado e fazemos comparações com o que vivemos hoje, e com o que podemos vir a viver no futuro”, descreve Carlos Gonçalves, aluno com o cargo de administrador da AEFCL no ano letivo passado, que desempenhou a função de diretor do novo número da IMPROP.  “Além de abordarmos o que é a AE e aquilo que pode vir a ser no futuro, também abordamos as temáticas relacionadas com os cursos, os núcleos de estudantes, as atividades curriculares e extra-curriculares, entre muitos outros temas”, acrescenta o aluno da Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa (Ciências ULisboa).

O mais recente número da IMPROP foi produzido com o tema “Ser Estudante:  – das Sebentas à Inteligência Artificial”. Além de ser grátis, este número da IMPROP é publicado com prioridade dada ao formato digital (apenas foi produzida cerca de uma centena de exemplares impressos). No total, o novo número conta com 24 páginas organizadas em quatro capítulos, que agregam artigos redigidos por alunos, além de entrevistas a antigos e atuais alunos e da participação de outras personalidades revelantes para a comunidade académica.

Na nova edição da IMPROP, destacam-se as participações de Glória Ramalho, que era presidente da AEFCL quando saiu o primeiro número da IMPROP, em 1970; Eduardo Matos ex-Presidente da AEFCL e criador do Arraial do Cientista; Pedro Neto Monteiro, Presidente da Federação Académica de Lisboa, com um artigo de opinião; e Celma Padamo, Diretora de Comunicação de Imagem de Ciências Ulisboa, que analisa a captação de atenção num mundo dominado pela informação. Na nova revista, é ainda possível encontrar participações professores de Ciências ULisboa de Ana Prata e Carlos Assis sobre o ensino e as aulas na atualidade.

“O primeiro número da IMPROP já tinha uma faceta muito reivindicativa, apesar de ter sido lançada num tempo em que Portugal vivia numa ditadura”, recorda Carlos Gonçalves.

A participação de Glória Ramalho é também um reflexo da passagem do tempo pela IMPROP. Além de ter sido a primeira mulher a presidir a uma associação de estudantes portuguesa, a antiga presidente da AEFCL distinguiu-se por conseguir lançar uma revista estudantil numa altura em que as mais variadas publicações eram sujeitas a censura.  “Glória Ramalho teve de lidar com vários riscos para lançar o primeiro número da IMPROP, quando era presidente da AEFCL. Hoje, temos liberdade para escrevermos o que queremos, onde queremos e quando queremos. Foi dessa liberdade que desfrutámos na produção do mais recente número da IMPROP”, refere Carlos Gonçalves.

O novo número da IMPROP surge também como o corolário de mais um ano letivo que passou e em jeito de passagem de testemunho para uma nova direção da AEFCL. Apesar de alguma irregularidade na publicação dos últimos anos, há a expectativa de manter este título ativo nos próximos tempos.

“Este número da IMPROP pretende ser útil ao abordar várias tendências que estão a acontecer na atualidade e ao mostrar como um estudante de hoje tem uma experiência bem diferente daquela que teria há 50 anos. A ideia é que a IMPROP continue viva com novas edições durante o próximo ano”, conclui Carlos Gonçalves.

Hugo Séneca
hugoseneca@ciencias.ulisboa.pt
Natal

Mensagem da direção de CIÊNCIAS para a quadra festiva

Como vai o Pai Natal entregar milhões de prendas? E se alguém estiver com gripe?

Rúben Matos posa para uma foto no edifício C6 da Faculdade de Ciências da ULisboa

Pensar soluções que melhorem a integração dos estudantes de intercâmbio na vida académica, social e cultural das universidades parceiras da Unite!. É este o objetivo do Hackathon Solve & Unite, que se realizará de 6 a 9 de abril de 2026 em Barcelona.

Estudantes assistem à palestra de Rui Agostinho durante a Conferência de Natal de CIÊNCIAS

Um convite a revisitar o ano através do olhar de quem fez a Faculdade acontecer.

Peneireiro-de-dorso-malhado

Mais de 80 por cento das aves de rapina portuguesas podem estar contaminadas por raticidas anticoagulantes.

projeto NarcoWake

Competição de inovação na área da saúde decorreu na Madeira 

Tiago Guerreiro

O investigador de CIÊNCIAS e vice-diretor do LASIGE foi incluído na prestigiada lista ACM Distinguished Members 2025.

Evento contou com 600 alunos do ensino secundário 

Projeto está a disputar concurso CubeSat Portugal 

Conceição Freitas é a nova diretora de CIÊNCIAS

Conceição Freitas revela medidas e metas do novo mandato 

Projeto ganhou prémio de sustentabilidade em 2023 

Autora tirou o curso de biologia em Ciências ULisboa 

Imagem composta com o Francisco e a Raquel na frente e a Faculdade de Ciências da ULisboa atrás

Abriram oficialmente no dia 1 de dezembro as candidaturas para mobilidades Erasmus + no Ano Letivo de 2026/2027.

Carlos Corela

Investigador do Instituto Dom Luiz é o novo Vice-Presidente do Observatório Europeu Multidisciplinar do Fundo do Mar e Coluna de Água em Portugal.

Aluno de mestrado disputou final de badminton pela ULisboa   

Investigação aponta caminhos para novas terapias de doenças neurodegenerativas  

Navio de investigação no mar antártico

Descubra como a investigação do MARE está a fazer a diferença no continente branco.

Mário Vilas, Jorge Maia Alves e Marta Sousa Silva.

Entre gargalhadas, copos servidos e perguntas curiosas de estudantes e investigadores.

Programa UPSkill

Programa vai formar mais 120 pessoas em tecnologias 

João C. Duarte reeleito na EGU

Reeleição para Divisão de Tectónica e Geologia Estrutural 

Inauguração de Keyhole Garden

Protótipos instalados com prémio de concurso de ideias

Páginas