Notícias e Eventos

Consulte nos botões superiores as Notícias e os Eventos relacionados com a temática da Sustentabilidade, disponíveis no Portal de Ciências.

 

Em destaque

No dia 15 de fevereiro de 2023 irá realizar-se o  3º webinar do ciclo - Desafios e necessidades no aproveitamento de Águas Pluviaisorganizado pelo Grupo de Eficiência Hídrica da RCS – Rede Campus Sustentável Portugal .

As inscrições são gratuitas, mediante registo prévio. Inscreva-se aqui

 

Os BBVA Foundation Awards for Biodiversity Conservation procuram reconhecer e premiar o trabalho realizado por organizações, instituições e agências na realização de políticas e projetos de conservação ambiental.

Os prémios são organizados em três categorias:

Prémio da Fundação BBVA para a Conservação da Biodiversidade em Espanha, com prémio monetário de 250.000 euros
BBVA Foundation Worldwide Award for Biodiversity Conservation, com prémio monetário de 250.000 euros
Prémio da Fundação BBVA para divulgação de conhecimento e comunicação em conservação da biodiversidade em Espanha, com prémio monetário de 80.000 euros

O período de submissão termina em 31 de março de 2023 às 12h00 (hora padrão espanhola).

Informação sobre os prémios, condições e formulários de inscrição

 

 

No passado dia 07 de janeiro decorreu nos vários espaços da HortaFCUL um workshop para professores com o tema Natureza de Ensinar, Como integrar os espaços verdes no ensino.

A atividade, que foi um sucesso, foi liderada pelos biólogos e Guardiões da HortaFCUL António Alexandre e Diogo Mendes e contou com a presença de muitos professores do ensino secundário, recetivos e entusiasmados com o ensino fora da sala de aula.

 

 

LEPAC - Laboratório de Experimentação de Práticas Artísticas e Ciências, pretende colocar artistas e cientistas em diálogo num projeto de dinamização do Bairro da Tabaqueira, em Sintra.

Programa de Residências Artísticas LEPAC propõe a realização de quatro residências artísticas que pretendem desafiar artistas a cruzar disciplinas artísticas com as ciências e, sobretudo, num exercício de estreita ligação à comunidade e à sua memória, considerando-a como essencial para a construção do futuro.

A primeira fase de candidaturas termina a 31 de janeiro de 2023 pelo que os interessados devem enviar as suas propostas para o e-mail curatorial@zet.gallery.

Conheça o regulamento em https://bit.ly/regulamentolepac.

 

A Faculdade de Ciências da ULisboa tem à disposição 2 (dois) pontos de recolha, onde poderão deixar os guarda-chuvas estragados que forem encontrando no vosso caminho. Podem encontrar estes pontos de recolha no edifício C5, em frente à banca da HortaFCUL e também no edifício C7, na AEFCL!

Posteriormente o Núcleo Eco-Social e a AEFCL irão entregá-los à R-Coat para que possam fazer a sua magia e reaproveitar estes recursos para fazer novos produtos como impermeáveis e chapéus!

(Uma iniciativa da AEFCL e do Núcleo Eco-Social)

 

 

A CiclOficina da FCUL ajuda os utilizadores de bicicleta a reparar gratuitamente as suas bicicletas e a criar uma cultura de utilização de bicicleta como transporte urbano. A CiclOficina é para todos e pretende envolver os utilizadores de bicicletas na reparação das mesmas, permitindo assim uma aprendizagem progressiva.

Todas as quartas-feiras das 18h00 às 20h00 no Edifício C3, piso 1, de Ciências ULisboa.   

Mais informações

 

 

Soluções baseadas na natureza: contributo para a sustentabilidade do ambiente urbano

Com as recentes alterações climáticas e consequente degradação do ambiente, as soluções baseadas na natureza assumem um papel crucial na mitigação dos efeitos negativos decorrentes do desenvolvimento urbano, contribuindo para alcançar as metas para a neutralidade climática e o desenvolvimento sustentável.

Ler mais: Soluções baseadas na natureza: contributo para a sustentabilidade urbana (smart-cities.pt)

 

 

Mar e céu

Outros eventos na área da Sustentabilidade

O SOCLIMPACT (www.soclimpact.org) é um projeto de investigação e inovação do Horizonte 2020 que visa modelar e avaliar os impactos das alterações climáticas e os caminhos de politica de adaptação às alterações climáticas, para casos de estudo que cobrem 11 ilhas e arquipélagos europeus. Ciências ULisboa, através da FC.ID, foi o Ponto Focal Insular para a Região Autónoma dos Açores e coordenou o work package de criação dos caminhos de Adaptação às Alterações Climáticas.