Notícias e Eventos

Consulte nos botões superiores as Notícias e os Eventos relacionados com a temática da Sustentabilidade, disponíveis no Portal de Ciências.

Em destaque

A inauguração da exposição de fotografia “Herdade da Ribeira Abaixo: 30 anos do coração da Serra de Grândola” realizou-se dia 24 de fevereiro, na Biblioteca e Arquivo do Município de Grândola, e vai estar em exibição até 18 de março.

240227

Programa de Aceleração de Ideias e Negócios – LISPOLIS IGNITE! – visa apoiar as startups a desenvolver os seus modelos de negócio, com acesso exclusivo a sessões de formação e mentoria especializada.

Irá contar com 2 edições, sendo que a primeira irá decorrer já no próximo mês de março.
Serão 4 dias intensivos (11, 12, 18 e 19 de março), onde serão partilhadas ferramentas para potenciar os negócios e abordados os temas como Marketing e Finanças para startups, Transformação Digital e Tecnologias Emergentes e Oportunidades de Financiamento e terminará com um evento final.

A 1ª edição terá como foco as áreas da energia e sustentabilidade, com objetivo de contribuir para a aceleração de startups/projetos/ideias inovadoras e disruptivas que sejam um ativo fundamental para estas indústrias.

240219

Um ano após o lançamento do Guia “MiniFlorestas para MegaAprendizagens” a FCULresta começou a ativar as redes e  a mapear as miniflorestas, naquilo que chamam Rede de Miniflorestas, que já vão em 15.

240215

Prémio REN - Candidaturas até 30 abril

O prémio é atribuído anualmente às melhores teses de mestrado em energia desenvolvidas em universidades portuguesas, e tem um claro propósito: contribuir para o desenvolvimento do setor energético em Portugal e fortalecer a interação entre a REN e a academia em Portugal.

240215

1P4A2

A FCULresta foi selecionada e destacada pela União Europeia como um dos projetos com maior impacto do programa "EU DEAR: Development Education and Awareness Raising":https://capacity4dev.europa.eu/news/new-forests-town_en

Após seleção de algumas "stories of change" entre os muitos projetos financiados pela call de 2018 segundo critérios de impacto (outcomes) a FCULresta entrou na categoria "Institutions work sustainably".

240214

Atividades na HortaFCUL, num Dia Aberto em 2015

Quinze anos da HortaFCUL

“São 15 anos recheados de atividades e eventos sobre sustentabilidade, permacultura, compostagem, produção alimentar urbana e jardinagem. E são sobretudo 15 anos de contactos, parcerias, amizades e cooperação entre projetos para ajudar a estabelecer iniciativas baseadas em comunidades em vários contextos urbanos e rurais, em particular na região de Lisboa, que foram celebrados no relatório recentemente divulgado”, escreve António Vaz Pato, guardião da HortaFCUL e estudante do mestrado de Biologia da Conservação, na Ciências ULisboa, no artigo “Act local, think global: a HortaFCUL ao serviço do ecossistema de Ciências”.

O relatório "Living the sustainable development: a university permaculture project as an ecosystem service provider - The HortaFCUL case study (2009-2023)" assinado por António Vaz Pato, Florian Ulm, Miguel Sousa, Annika Haag, Tiago Dias, Diogo Ribeiro, Gil Penha-Lopes, Renata Reynaud, Beatriz Vicente, Ivo Rosa e David Avelar apresenta o impacto regenerativo e transformador da HortaFCUL e visa resumir cientificamente o valor acrescentado de um jardim comunitário em Portugal.

240131

A CiclOficina da FCUL ajuda os utilizadores de bicicleta a reparar gratuitamente as suas bicicletas e a criar uma cultura de utilização de bicicleta como transporte urbano. A CiclOficina é para todos e pretende envolver os utilizadores de bicicletas na reparação das mesmas, permitindo assim uma aprendizagem progressiva.

Todas as quartas-feiras das 18h00 às 20h00 no Edifício C3, piso 1, de Ciências ULisboa.

221025

Mar e céu

Outros eventos na área da Sustentabilidade

O SOCLIMPACT (www.soclimpact.org) é um projeto de investigação e inovação do Horizonte 2020 que visa modelar e avaliar os impactos das alterações climáticas e os caminhos de politica de adaptação às alterações climáticas, para casos de estudo que cobrem 11 ilhas e arquipélagos europeus. Ciências ULisboa, através da FC.ID, foi o Ponto Focal Insular para a Região Autónoma dos Açores e coordenou o work package de criação dos caminhos de Adaptação às Alterações Climáticas.