Notícias e Eventos

Consulte nos botões superiores as Notícias e os Eventos relacionados com a temática da Sustentabilidade, disponíveis no Portal de Ciências.

 

Em destaque

 

Webinar: "Do campo ao campus: caminhos para a alimentação sustentável nas Instituições de Ensino Superior", promovido pelo Grupo de Trabalho: Produção e Consumo Alimentar Sustentável da Rede Campus Sustentável, Portugal

20 de maio  | 10h00 – 11h30

Participação gratuita
Inscrição obrigatória: https://forms.gle/WBYjPEZ4x25sAFmdA

Inscreva-se, participe e faça parte da transformação! 

250515

 

No próximo dia 26 de maio de 2025, às 12:00 horas, terá lugar um webinar com o tema: “Sustentabilidade e Transformação Digital: Inovação para o Futuro da Água” pela Prof. Doutora Isabel Sofia Brito, IPBeja.

A participação é livre, sujeita a inscrição no link: https://forms.gle/qUxpZ4XLL3xHWXWKA.

O link para a sessão será enviado às pessoas inscritas.

250512

Cartaz do evento

Ciclo de Oficinas PERMAPLUS

A HortaFCUL promove o ciclo de oficinas PERMAPLUS nos fins de semana de 10/11 de maio e 24/25 de maio. Serão 8 oficinas, 8 facilitadores, 28 horas de formação e partilha!

Esta formação é oferecida como oportunidade de aprender sobre sustentabilidade do corpo à comunidade e ao ecossistema, perante uma situação global desesperante, sonhando utopicamente com futuros mais justos e equitativos.

Inscrições

250506

Lisboa abre candidaturas para novo programa de Economia Circular

Lisboa abre candidaturas para novo programa de Economia Circular

O programa LX Circular é financiado pela Portugal Inovação Social, com investimento social da FAIR Foundation, que conta com o apoio estratégico da Câmara Municipal de Lisboa e da Lisboa E-Nova.

Saiba mais em: Lisboa abre candidaturas para novo programa de Economia Circular

250429

 

Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa integra o novo Instituto para o Desenvolvimento Sustentável

CIÊNCIAS integra o consórcio que, no âmbito de um memorando de entendimento, assinado no passado dia 9 de abril, no Palácio dos Marqueses de Pombal, em Oeiras, dará origem ao futuro Instituto para o Desenvolvimento Sustentável, uma iniciativa inovadora que reúne a Câmara Municipal de Oeiras, várias Escolas e a própria Reitoria da Universidade de Lisboa (FCUL, ISEG, IST, ISA), e a empresa intermunicipal TRATOLIXO.

Mais em: Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa integra o novo Instituto para o Desenvolvimento Sustentável | Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa

250421

Pormenor de lâmpada

Inquérito sobre Suficiência Energética

Estudo no âmbito do Mestrado em Engenharia da Energia e Ambiente de CIÊNCIAS, com foco na "Avaliação de Medidas de Suficiência Energética: Perceção do Utilizador e Validação Experimental"

250407

 

 

R Coat  

 

 Todos vemos guarda-chuvas que são abandonados indevidamente, por todo o lado, assim que começa o outono-inverno!

Alguma vez parou para questionar se existe uma solução melhor para evitar o desperdício destes recursos?

A Faculdade de Ciências da ULisboa tem à disposição 2 (dois) pontos de recolha, onde poderão deixar os guarda-chuvas estragados que forem encontrando no vosso caminho.

Posteriormente o Núcleo Eco-Social e a AEFCL irão entregá-los à R-Coat para que possam fazer a sua magia e reaproveitar estes recursos para fazer novos produtos como impermeáveis e chapéus!

Podem encontrar estes pontos de recolha no edifício C5, em frente à banca da HortaFCUL e também à entrada do edifício C6, junto ao globo!

 

 

A CiclOficina da FCUL ajuda os utilizadores de bicicleta a reparar gratuitamente as suas bicicletas e a criar uma cultura de utilização de bicicleta como transporte urbano. A CiclOficina é para todos e pretende envolver os utilizadores de bicicletas na reparação das mesmas, permitindo assim uma aprendizagem progressiva.

Todas as quartas-feiras das 18h00 às 20h00 no Edifício C3, piso 1, de Ciências ULisboa.   

 

221025

Mar e céu

Outros eventos na área da Sustentabilidade

O SOCLIMPACT (www.soclimpact.org) é um projeto de investigação e inovação do Horizonte 2020 que visa modelar e avaliar os impactos das alterações climáticas e os caminhos de politica de adaptação às alterações climáticas, para casos de estudo que cobrem 11 ilhas e arquipélagos europeus. Ciências ULisboa, através da FC.ID, foi o Ponto Focal Insular para a Região Autónoma dos Açores e coordenou o work package de criação dos caminhos de Adaptação às Alterações Climáticas.