Consulte nos botões superiores as Notícias e os Eventos relacionados com a temática da Sustentabilidade, disponíveis no Portal de Ciências.
Em destaque
A exposição “A cidade para quem?: quotidianos cicláveis nas ruas lisboetas do século XX”, enquadrada no projeto “Hi-BicLab, é fruto de um trabalho coletivo entre a equipa do projeto e a antropóloga e cineasta Charlotte Seegers, com quem foram repensadas as cenas quotidianas, contemporâneas e passadas, de Lisboa, partindo de dez fotografias de ruas da cidade, desde o início do século XX ao final dos anos sessenta, e cujos lugares foram (re)fotografados em 2022, sendo Ciências ULisboa uma das instituições parceiras do projeto.
A exposição encontra.se na nossa biblioteca do C4, até ao dia 13 de dezembro de 2023.
231113
O ExplicaMisto é uma associação responsável por fornecer apoio escolar a estudantes do ensino secundário regular público atingidos por dificuldades financeiras, que os incapacitam de ter outra forma de suporte. Tendo em conta a crise no setor da educação com que hoje nos vemos afetados, procuramos estudantes do ensino superior, com interesse e motivação em ajudar estes estudantes do ensino secundário a perseguirem os seus sonhos, assegurando que têm as bases para sustentarem o futuro que merecem.
231011
O amanhã debate-se hoje
O Jornal de Negócios lançou, em 2020, o maior ciclo de Talks e de conteúdos editoriais em Portugal em matérias de Sustentabilidade, divulgando os desafios e as boas práticas nas diferentes áreas: environment, social e governance.
Uma iniciativa que visa promover e premiar todos os projetos nacionais ligados à Sustentabilidade. Premiada este ano com o Prémio Sustainable Finance, da Euronext Lisbon Awards 2023, é já a maior iniciativa na área da Sustentabilidade, desde 2020, em Portugal.
A quarta edição desta iniciativa, em 2023, arranca com uma ambição reforçada, com mais informação e uma aposta em novos formatos de discussão.
231011
Sabe como reduzir a sua pegada de carbono?
Desde a deslocação ao trabalho, a confeção de uma refeição, até à compra de uma peça de roupa, todas as nossas atividades quotidianas têm um impacto no meio ambiente. A Pegada de Carbono, que quantifica este impacto, representa a emissão de dióxido de carbono e outros gases com efeito de estufa para a atmosfera.
Embora seja impossível viver sem emitir gases poluentes, a nível individual, todos temos um papel a desempenhar na redução destas emissões, no sentido de assegurar um futuro mais verde e sustentável. Para o ajudar a adotar um estilo de vida mais amigo do ambiente, a moey! reuniu um conjunto de dicas que podem ser aplicadas diariamente.
- Conheça a sua Pegada de Carbono.
- Poupe água.
- Reutilize e recicle.
- Compre de forma mais consciente.
- Adapte hábitos alimentares.
- Repense os meios de transporte.
- Torne o local de trabalho mais amigo do ambiente.
- Aposte num consumo mais eficiente de energia.
231003
A Faculdade de Farmácia da Universidade de Lisboa desenvolveu um ciclo de estudos na área da saúde e risco ambiental! De uma forma holística o curso vai permitir adquirir conceitos e conhecimentos no domínio da literacia, contextualizando problemas, políticas nacionais e internacionais, valorizando a análise do risco como ferramenta estratégica de previsão e mitigação dos potenciais riscos para o ambiente e para o ser humano. Inscrições neste primeiro curso até 27 de dezembro. Conheça todo o ciclo de cursos, que decorrerá ao longo de 2024 |
A CiclOficina da FCUL ajuda os utilizadores de bicicleta a reparar gratuitamente as suas bicicletas e a criar uma cultura de utilização de bicicleta como transporte urbano. A CiclOficina é para todos e pretende envolver os utilizadores de bicicletas na reparação das mesmas, permitindo assim uma aprendizagem progressiva.
Todas as quartas-feiras das 18h00 às 20h00 no Edifício C3, piso 1, de Ciências ULisboa.
221025
Outros eventos na área da Sustentabilidade
O SOCLIMPACT (www.soclimpact.org) é um projeto de investigação e inovação do Horizonte 2020 que visa modelar e avaliar os impactos das alterações climáticas e os caminhos de politica de adaptação às alterações climáticas, para casos de estudo que cobrem 11 ilhas e arquipélagos europeus. Ciências ULisboa, através da FC.ID, foi o Ponto Focal Insular para a Região Autónoma dos Açores e coordenou o work package de criação dos caminhos de Adaptação às Alterações Climáticas.