Notícias e Eventos

Consulte nos botões superiores as Notícias e os Eventos relacionados com a temática da Sustentabilidade, disponíveis no Portal de Ciências.

 

Em destaque

 

redeMOV da ULisboa, no âmbito do Ciclo de Conferências “Conversas à Sexta”, organiza a Conferência “Diagnóstico Estratégico das Desigualdades Socioespaciais na acessibilidade e mobilidade das metrópoles brasileiras” no próximo dia 30 de setembro, às 17h00, na Sala de Conferências da Reitoria da Universidade de Lisboa.

Esta Conferência contará com a presença do Professor Felipe Loureiro, Professor Catedrático da Faculdade de Engenharia da Universidade Federal do Ceará que irá retratar a problemáticas nas várias cidades brasileiras enfatizando o papel do planeamento e a relação com os objetivos estratégicos.

Ciclo de Conferências “Conversas à Sexta”

A redeMOV organiza as “Conversas à 6ª”, Ciclo de Conferências mensais que constitui um espaço de reflexão e debate em torno da área da mobilidade urbana. Esta iniciativa pretende reunir a comunidade académica, as entidades reguladoras, operadoras e de empresas intervenientes nos sistemas de transportes num espaço de promoção da investigação e inovação, de divulgação e mobilização para oportunidades de financiamento e de resposta aos desafios colocados pela sociedade.

Formulário de Inscrição

Mais informações

 

Ciências ULisboa está comprometida com os Objetivos para o Desenvolvimento Sustentável (ODS). Estabelecidos em 2015 pela Assembleia Geral das Nações Unidas para serem alcançados até 2030, estes são um conjunto de 17 objetivos globais interligados projetados para ser um "plano compartilhado de paz e prosperidade para as pessoas e o planeta, agora e no futuro".

O trabalho que está a desenvolver no âmbito do seu mestrado ou doutoramento em Ciências ULisboa contribui para os ODS? Partilhe-o com a comunidade de Ciências e candidate-se a um prémio.

Grave um vídeo de três minutos (sem cortes ou qualquer tipo de edição!) em que, em inglês, nos explique como a sua investigação contribui para os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável. Participe até 12 de outubro.

Os selecionados são convidados a apresentar presencialmente a sua comunicação de três minutos no Ciências Research Day 2022, a 26 de outubro, momento em que o/a vencedor/a vai ser selecionado/a por votação do público!

 

 

Na presente edição o Prémio será atribuído nas seguintes categorias:

  • Inovação e Sustentabilidade
  • Estudos e Investigação
  • Estudos e Investigação na Lusofonia
  • Trabalhos de Âmbito Escolar
  • Trabalhos Jornalísticos
  • Prémio de Honra:
    • Honra à Carreira
    • Honra à Capacidade Empreendedora

A cada Categoria (com exceção do Prémio de Honra) corresponde um prémio pecuniário de 5.000€.

Destaca-se a Categoria de Estudos e Investigação, que visa premiar pessoas e entidades autoras de estudos e trabalhos de investigação no âmbito da Economia Social, designadamente, trabalhos sobre Cooperativas, Mutualidades, Fundações, Associações, Misericórdias e IPSS; trabalhos transversais no âmbito da Economia Social em Portugal e trabalhos sobre a personalidade, atividade cívica e obra de António Sérgio.

Mais informações

 

 

Há uma herdade no Alentejo que não sabe o que é seca

Reportagem da CNN Portugal sobre a Herdade do Freixo do Meio com a participação do cientista David Avelar.

 

 

Soluções baseadas na natureza: contributo para a sustentabilidade do ambiente urbano

Com as recentes alterações climáticas e consequente degradação do ambiente, as soluções baseadas na natureza assumem um papel crucial na mitigação dos efeitos negativos decorrentes do desenvolvimento urbano, contribuindo para alcançar as metas para a neutralidade climática e o desenvolvimento sustentável.

Ler mais: Soluções baseadas na natureza: contributo para a sustentabilidade urbana (smart-cities.pt)

 

Dia 23 de setembro: "Saúde, Dança e Ciência na qualidade de vida sustentável".

Workshop que visa sensibilizar jovens, adultos e idosos para a importância do movimento induzido pela música na saúde e na qualidade de vida sustentável.

Mais informações no link: https://ciencias.ulisboa.pt/pt/evento/23-09-2022/saude-danca-ciencia-qualidade-de-vida-sustentavel

 

O Museu Nacional de História Natural e da Ciência da Universidade de Lisboa (MUHNAC-ULisboa) é, mais uma vez, o coordenador do consórcio da Noite Europeia dos Investigadores (NEI), que decorrerá em Lisboa, Braga, Évora e Coimbra. A NEI tem como principal objetivo aproximar a investigação científica aos cidadãos através de plataformas facilitadoras de comunicação ajustadas ao público em geral.

O tema da edição de 2022 da NEI é SCIEVER - CIÊNCIA PARA TODOS - Inclusão e Sustentabilidade | SCIENCE FOR EVERYONE - Inclusion and Sustainability. Neste sentido, contamos com a colaboração dos investigadores para mostrar o que de melhor se faz em Portugal nas várias áreas disciplinares, das artes às humanidades e ciências.

Em 2022, a NEI decorrerá na sexta-feira 30 de setembro, das 17h00 às 24h00, e em Lisboa, terá lugar no MUHNAC e no Jardim do Príncipe Real.

À semelhança do ano anterior, o programa vai ser misto com uma versão com atividades presenciais e um programa paralelo totalmente online. Vimos, pois, convidá-los a submeter propostas de atividades para que possamos construir o nosso programa presencial e online.

Pode submeter a sua proposta de atividade online, até 26 de agosto, nos seguintes links:

Este ano, o consórcio de instituições organizadoras inclui, para além do MUHNAC-ULisboa, a Escola de Ciências da Universidade do Minho, a Universidade de Coimbra, a Faculdade de Ciências e Tecnologia/Nova.ID.FCT da Universidade Nova de Lisboa, a Universidade de Évora, o Instituto Superior de Ciências do Trabalho e da Empresa - Instituto Universitário de Lisboa, a Câmara Municipal de Lisboa, Laboratório de Nanotecnologia (INL) e a Escola Superior de Hotelaria e Turismo do Estoril.

Mais informações

 

 

O Museu Nacional de História Natural e da Ciência, da Universidade de Lisboa (MUHNAC-ULisboa) promove a quarta edição do Concurso Anual de Fotografia em História Natural e Ciência de 6 de Junho a 30 de Setembro 2022.

O principal objetivo desta iniciativa centra-se em atrair fotógrafos profissionais e amadores a submeter trabalhos de excelência produzidos em Portugal e nos países africanos de língua oficial portuguesa (PALOP) e fomentar práticas de observação, conhecimento e registo através da fotografia, da natureza e da ciência e tecnologia a diferentes escalas.

Ficha de incrição e mais informações aqui

 

 

O projeto Mares Circulares da Coca-Cola está a trabalhar desde 2018 para ajudar a solucionar o enorme desafio da acumulação de resíduos nos mares. O nosso objetivo é reduzir o impacto da atividade humana nas nossas costas e passar de uma produção linear para uma circular.

Uma das principais linhas de ação do projeto é apoiar a investigação em ecoinovação e economia circular, razão pela qual, mais uma vez este ano, estamos a realizar o Concurso Mares Circulares, coordenado pela Asociación Chelonia e com a colaboração da Liga para a Proteção da Natureza, no qual estamos a atribuir prémios a projetos científicos e empresariais que ofereçam soluções para o problema do lixo marinho.

O concurso está dividido em duas categorias: Projetos de investigação Start-ups 

Apresente o seu projeto antes de 28 de outubro e faça parte da solução!

Saiba como participar aqui: Mares Circulares (lpn.pt)

 

 

No âmbito do Advanced Course “Strategies for citizen engagement in science communication”, surgiu um desafio aos alunos para desenvolverem um projeto de divulgação que levasse ao envolvimento de jovens adultos com a ciência.  Assim, o projeto que irá ser desenvolvido será um concurso de fotografia para jovens dos 18 aos 25 anos, com o intuito de consciencializar para a importância da biodiversidade.

De Julho a Novembro, através do Instagram, os participantes poderão submeter fotografias referentes a um grupo de espécies (um grupo por mês), havendo lugar a prémios para as três melhores fotografias de cada mês. No final do concurso – em Dezembro – um júri de especialistas em fotografia fará uma avaliação de todas as fotografias e atribuirá um prémio ao vencedor final.

As fotografias vencedoras serão, ainda, utilizadas para a realização de uma exposição, em local a definir, com o objetivo de mostrar ao público em geral a diversidade de biodiversidade existente em Portugal e a importância de a salvaguardar.

Adicionalmente as observações terão de ser registadas na plataforma Biodiversity4All, pelo que o projeto terá também uma componente de ciência cidadã.

Mais informaçõs brevemente

 

 

O Conceito “Smart Cities” abrange mais do que a mobilidade, as plataformas digitais ou a sustentabilidade. O objectivo fundamental de uma Smart City é a incorporação de todas estas áreas a fim de melhorar a vida dos cidadãos no mundo. O PORTUGAL SMART CITIES SUMMIT é o local de convergência e o marketplace físico de criação de oportunidades para o mercado nacional e internacional.

Participe neste Marketplace promotor de oportunidades para o mercado nacional e internacional, um espaço para a investigação, educação, negócios e reflexão sobre o futuro da organização das cidades no mundo.

Para mais informações.

 

O projeto FCULresta, a HortaFCUL e o Permalab são os principais protagonistas do artigo da "Mensagem de Lisboa". Estes projetos estão de parabéns pelo espírito de comunidade que emanam e que alia a ciência à agricultura e à natureza.

Delicie-se com este incrível artigo e conheça mais um pouco sobre estes fantásticos projetos.

 

O Programa de Recuperação e Resiliência (PRR) define um conjunto de investimentos e reformas que devem contribuir para as seguintes dimensões: resiliência, transição climática e transição digital. Neste contexto, a Componente 5 - Capitalização e Inovação Empresarial, integrada na Dimensão Resiliência, visa aumentar a competitividade e a resiliência da economia com base em I&D, inovação, diversificação e especialização da estrutura produtiva. Da referida Componente faz parte a Agenda de Inovação para a Agricultura 20|30.

Nesse contexto pretende-se dinamizar programas e projetos de investigação e inovação centrados nas 15 iniciativas emblemáticas preconizadas por esta Agenda, concretizando a estratégia aprovada em Resolução de Conselho de Ministros (n.º 86/2020, de 13 de outubro).

Ciências só poderá ser coordenadora de uma iniciativa em cada concurso. O número de iniciativas em que pode participar como parceira não tem limitação.

Caso existam vários investigadores de Ciências interessados em coordenar iniciativas, será feita uma pré-seleção das mesmas pela Direção de Ciências. Nesse sentido, todos os investigadores que pretendam submeter uma iniciativa à Bolsa de Iniciativas têm obrigatoriamente de comunicar essa intenção à Direção de I&D através do email projectos@fc.ul.pt, indicando se pretendem ser coordenadores ou parceiros da iniciativa a submeter.

Mais informações:

 

Mar e céu

Outros eventos na área da Sustentabilidade

O SOCLIMPACT (www.soclimpact.org) é um projeto de investigação e inovação do Horizonte 2020 que visa modelar e avaliar os impactos das alterações climáticas e os caminhos de politica de adaptação às alterações climáticas, para casos de estudo que cobrem 11 ilhas e arquipélagos europeus. Ciências ULisboa, através da FC.ID, foi o Ponto Focal Insular para a Região Autónoma dos Açores e coordenou o work package de criação dos caminhos de Adaptação às Alterações Climáticas.