A Missão de CIÊNCIAS
para a Sustentabilidade

A Faculdade de CIÊNCIAS da Universidade de Lisboa (CIÊNCIAS ULisboa) reconhece a urgência dos desafios ambientais, sociais e económicos que caracterizam o nosso tempo. Enquanto instituição dedicada ao avanço do conhecimento científico, assumimos uma responsabilidade acrescida na construção de um futuro sustentável, não apenas através da produção de ciência de excelência, mas também pelo exemplo das nossas práticas e pela formação para uma cidadania consciente e interventiva.

É com satisfação que apresentamos a segunda edição do nosso Relatório de Sustentabilidade, referente ao período de 2022 a 2024. Este documento reflete o nosso compromisso contínuo com a transparência e a prestação de contas, permitindo avaliar o progresso alcançado e identificar os desafios que ainda enfrentamos no caminho para uma instituição mais sustentável.

Mensagem do Diretor

Este relatório, na esteira da tradição de CIÊNCIAS, reafirma a responsabilidade institucional da Escola e o alinhamento do seu ensino, investigação, inovação, ligação à sociedade e gestão com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Agenda 2030 das Nações Unidas.

Escrutinam-se as atividades desenvolvidas em CIÊNCIAS, durante os anos de 2022 a 2024, e avaliam-se os resultados à lupa de 115 indicadores, dos quais 20 indicadores-chave, num quadro conceptual de referência baseado nos ODS, e apresenta-se uma metodologia de avaliação, quantitativa e reprodutível, adaptada ao contexto académico.

Passados 3 anos desde o último relatório, volta a ser com enorme satisfação que revejo a excelência de CIÊNCIAS neste e nos indicadores que ele apresenta. CIÊNCIAS mantém-se claramente comprometida com um futuro sustentável. Mantém-se pela frente um longo caminho, que não nos assustou nos últimos 115 anos, e que certamente, não nos demoverá nos próximos 115.

Não posso deixar de agradecer a todas as pessoas que contribuíram para este relatório, e, mais ainda, a cada uma das que contribuiu para os resultados que nele se espelham. Se CIÊNCIAS se mostra como excelente e a caminho de uma sustentabilidade que nos orgulha, a essas pessoas se deve. Ao corpo docente e investigador, ao corpo técnico e administrativo de CIÊNCIAS e ao nosso caro conjunto de estudantes, deixo um enorme bem hajam!

Professor Doutor Luís Manuel Carriço

Diretor de CIÊNCIAS ULisboa 2018-2025

Luís Carriço

Mensagem dos Estudantes

Este relatório é o reflexo do empenho conjunto de estudantes, docentes, pessoal técnico e administrativo e equipa dirigente de CIÊNCIAS em prol de um futuro mais sustentável. O prazo da Agenda dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável 2030 aproxima-se a passos largos e recorda-nos que há ainda muito por concretizar. Os desafios que enfrentamos exigem pensamento crítico, cooperação e um compromisso contínuo com a Sustentabilidade.

CIÊNCIAS precisa da iniciativa, união e entreajuda do corpo de estudantes para dar continuidade a todo o trabalho desenvolvido. É através do associativismo que nos afirmamos como agentes ativos, cujo contributo ganha verdadeiro impacto quando integrado na discussão e tomada de decisões. Assim se constroem soluções concretas e duradouras, sustentadas na difusão do conhecimento científico e no envolvimento de toda a comunidade académica.

Que CIÊNCIAS continue a ser exemplo de inovação, promovendo a consciencialização e compromisso coletivo. A nós, estudantes: participemos, façamo-nos ouvir e utilizemos os meios ao nosso alcance para impulsionar a mudança!

Mariana Viais

Estudante (Mestrado em Biologia do Organismo e Evolução)

Membro da Comissão de Sustentabilidade

encontro-de-sustentabilidade

Objetivos de Desenvolvimento Sustentável
em CIÊNCIAS

Baseado nos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Agenda 2030 das Nações Unidas, o relatório dota uma framework integral, abrangendo as dimensões ambiental, social, económica e de governança. A metodologia resulta da adaptação crítica do trabalho desenvolvido pela Universidad Pablo Olavide de Sevilha e pelo Conselho de Reitores das Universidades Espanholas, ajustados à realidade de CIÊNCIAS ULisboa através de um processo participativo e cientificamente rigoroso.

O trabalho culminou na definição de 116 indicadores universais e quantitativos, na sua grande maioria aplicáveis a outras instituições, complementados por indicadores-chave e metas para 2030.

ods

Desempenho de CIÊNCIAS

Redução do tempo de espera para apoio psicológico

O tempo médio de resposta do Gabinete de Apoio Psicológico (GAPsi) diminuiu de 9 meses (2018/20) para 3 meses (2023/24), aproximando-se da meta, apesar de o número de consultas ter aumentado 41%.

Pessoas | ODS 1, 2, 3, 4, 5

Mais instrumentos para a denúncia de assédio sexual e de género

O Canal de Denúncias encontra-se em funcionamento desde 2022 e é mais uma ferramenta para combater a discriminação e a violência.

Pessoas | ODS 1, 2, 3, 4, 5

Taxa de diplomados atinge 50.9%

A percentagem de estudantes diplomadas/os tem vindo a aumentar consistentemente nos últimos anos, aproximando-se da meta.

Pessoas | ODS 1, 2, 3, 4, 5

Investigação de excelência em Vida Terrestre

O ODS 15 (Proteger a Vida Terrestre) é a área com maior representação nos projetos de investigação da faculdade, demonstrando liderança científica na conservação.

Planeta | ODS 6, 12, 13, 14, 15

Forte avanço na proteção da Vida Marinha

Os indicadores associados ao ODS 14 (Proteger a Vida Marinha) registam um progresso maioritariamente positivo, alinhado com a vocação da instituição.

Planeta | ODS 6, 12, 13, 14, 15

Boas práticas focadas na Ação Climática

Quase um terço (31,6%) das boas práticas de sustentabilidade do campus contribuem diretamente para o ODS 13 (Ação Climática).

Planeta | ODS 6, 12, 13, 14, 15
Comunicados

Startup Delox capta €1,6 milhões junto de investidores