Laboratório Vivo para a Sustentabilidade

Em destaque

Floresta
Fonte: Julia Bentz

Coro Ciências (mais informações)

O reportório do Coro Ciências é composto por músicas relacionadas com sustentabilidade no seu entendimento mais amplo integrando, além da sustentabilidade ambiental, também sustentabilidade social, justiça e  bem-estar. Estas incluem músicas africanas, brasileiras, músicas do movimento de justiça social norte-americano, folk e músicas tradicionais. A intenção de escolher e cantar estas músicas é para aprender o conhecimento que as mesmas transportam e celebrar a diversidade cultural.

Imagem ilustrativa do Prémio, acompanhada do respetivo logótipo

Prémio Oeiras Valley (mais informações)

O Prémio Oeiras Valley visa premiar os melhores projetos com enfoque na área da inovação e empreendedorismo, desenvolvidos por professores e alunos de mestrado, pós-graduação e licenciatura das principais Universidades e Institutos a nível nacional e internacional.

O tema dos projetos a desenvolver deverá centrar-se em áreas estratégicas para a inovação das organizações e empresas públicas e privadas que se relacionam com os municípios e com os munícipes em áreas estratégicas, como: Soluções Sustentáveis de Mobilidade; Cidades Inteligentes (Smart Cities); Economia do Mar e Gestão territorial inteligente.

Candidaturas até 09 de abril de 2020.

Logótipo do Concurso de Ideias para a Sustentabilidade

Concurso de Ideias para a Sustentabilidade (mais informações)

Foram recebidas 13 propostas no âmbito do Concurso de Ideias para a Sustentabilidade, estando a decorrer a fase de avaliação.

Logótipo da iniciativa, sobre uma fotografia de uma floresta

Academia Electrão (mais informações)

Iniciativa que pretende identificar e premiar projetos inovadores na área de gestão de equipamentos elétricos, pilhas e acumuladores e embalagens usadas.

Na segunda edição, a Academia Electrão vai acelerar ideias inovadoras em cinco categorias distintas (Contentorização Electrão; Valorização Electrão; Digital Electrão; Mobilização Electrão e Arte Electrão), às quais será atribuído um prémio total de 20.000€. Todos os interessados poderão concorrer, sendo que as instituições de ensino superior e de investigação, os seus alunos, Professores e Investigadores são um grupo de potenciais candidatos.

Candidaturas até 15 de maio de 2020.

Laboratório Vivo para a Sustentabilidade

O Laboratório Vivo para o Desenvolvimento Sustentável da Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa (Ciências) procura dar coerência e visibilidade a um conjunto diversificado de atividades já em curso e potenciar o envolvimento da comunidade de Ciências, e da realidade envolvente, no desafio do desenvolvimento sustentável, em todas as suas dimensões - a social, a ambiental e a económica. Pretende-se assim promover um conjunto inspirador de boas práticas e um ecossistema de inovação para a sustentabilidade no campus da escola, acolhendo projetos de monitorização e experimentação em todas as vertentes da sustentabilidade.

ATIVIDADES DE INOVAÇÃO

• Desenvolvimento e teste de instrumentação para monitorização de consumo de energia e da qualidade do ar interior;
  • Expansão da área de teste da cobertura ecológica;
  • Estudo de soluções de ventilação natural;
  • Prova de conceito de um concentrador eólico para ambiente urbano;
  • Promoção da biodiversidade no campus e área envolvente.

ATIVIDADES DE PROMOÇÃO DE CIDADANIA

• Campanha comportamental (saúde e poupança água/energia);
  • Criação/Reforço da oferta formativa na área da sustentabilidade;
  • Iniciativa Laboratórios Verdes.

ATIVIDADES DE COMUNICAÇÃO E TRANSFERÊNCIA DE TECNOLOGIA

• Criação do portal da sustentabilidade de Ciências;
  • Produção de materiais para divulgação na área da sustentabilidade;
  • Organização de palestras, debates e outros eventos.

Para qualquer assunto sobre sustentabilidade em Ciências, contactar sustentabilidade@ciencias.ulisboa.pt.