Laboratório Vivo para a Sustentabilidade

Em destaque

Logótipo do Concurso de Ideias para a Sustentabilidade

A edição 2020 do Concurso de Ideias - Sustentabilidade no Campus de Ciências já começou. Desde o dia 28 de outubro, e até ao final do corrente ano, poderão submeter as vossas candidaturas.

Logótipo ODS

Em plena situação pandémica que vivemos atualmente, que tem transformado radicalmente a sociedade em geral e a economia mundial, as Nações Unidas lançaram um vídeo comemorativo do 75.º aniversário das Nações Unidas e do 5.º aniversário da adoção dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS).

Sugerimos a todos o visionamento deste vídeo que conta a história do mundo como ele é, como foi, e como poderia ser. Os vários pontos de inflexão que o nosso planeta enfrenta e as intervenções que o podem transformar nos próximos dez anos. Este vídeo enfoca fatos e soluções, reconhece a necessidade de ações específicas baseadas em evidências que criarão mudanças reais, desde o alívio da dívida ao corte dos subsídios aos combustíveis fósseis, do acesso universal à saúde, à educação de qualidade e à capacitação financeira digital, permitindo a criação de um mundo melhor.

Dirigido pelo renomeado cineasta Richard Curtis, diretor e defensor dos objetivos de desenvolvimento sustentável da ONU, conta com a participação de Malala Yousafzai (Ativistas e defensora da educação e Mensageira da Paz da ONU), de Thandie Newton (atriz e ativista pelos direitos das mulheres), da artista Beyoncé, do secretário-geral da ONU, António Guterres, entre outros.

Campus 2030

Concurso Campus 2030 (mais informações)

Os campus universitários são a casa da inovação, onde se formam os líderes do futuro e se desenham as soluções para os problemas do amanhã. A segunda edição do Campus 2030 surge como uma oportunidade para estudantes, professores e investigadores converterem o seu campus num modelo global de sustentabilidade.

O projeto Campus 2030 é coorganizado pelas Nações Unidas e pela Agência Francesa da Francofonia (AFF), em parceria com a plataforma Agorize, e assume-se como um projeto de aceleração da Agenda 2030. Os participantes são chamados a expor uma ideia para tornar os campus universitários mais sustentáveis. A ideia deverá ter em conta 3 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável e inserir-se numa das seguintes categorias: Vida Estudantil; Campus na Cidade; Novos Desafios Educacionais. Os participantes devem ser estudantes, professores ou investigadores e deverão explicar a sua ideia em 5 slides.

As candidaturas podem ser individuais ou coletivas até 5 pessoas e deverão ser enviadas até ao dia 07 de fevereiro de 2021.

Mar e céu

Eventos na área da Sustentabilidade

Em atualização

Laboratório Vivo para a Sustentabilidade

O Laboratório Vivo para o Desenvolvimento Sustentável da Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa (Ciências) procura dar coerência e visibilidade a um conjunto diversificado de atividades já em curso e potenciar o envolvimento da comunidade de Ciências, e da realidade envolvente, no desafio do desenvolvimento sustentável, em todas as suas dimensões - a social, a ambiental e a económica. Pretende-se assim promover um conjunto inspirador de boas práticas e um ecossistema de inovação para a sustentabilidade no campus da escola, acolhendo projetos de monitorização e experimentação em todas as vertentes da sustentabilidade.

ATIVIDADES DE INOVAÇÃO

• Desenvolvimento e teste de instrumentação para monitorização de consumo de energia e da qualidade do ar interior;
  • Expansão da área de teste da cobertura ecológica;
  • Estudo de soluções de ventilação natural;
  • Prova de conceito de um concentrador eólico para ambiente urbano;
  • Promoção da biodiversidade no campus e área envolvente.

ATIVIDADES DE PROMOÇÃO DE CIDADANIA

• Campanha comportamental (saúde e poupança água/energia);
  • Criação/Reforço da oferta formativa na área da sustentabilidade;
  • Iniciativa Laboratórios Verdes.

ATIVIDADES DE COMUNICAÇÃO E TRANSFERÊNCIA DE TECNOLOGIA

• Criação do portal da sustentabilidade de Ciências;
  • Produção de materiais para divulgação na área da sustentabilidade;
  • Organização de palestras, debates e outros eventos.

Para qualquer assunto sobre sustentabilidade em Ciências, contactar sustentabilidade@ciencias.ulisboa.pt.