Laboratório Vivo para a Sustentabilidade

Em destaque

Webinar "Lixo Invisível"

Webinar "Lixo Invisível" (mais informações)

Evento no âmbito da Semana Europeia da Prevenção de Resíduos (EWWR 2020) e integrado nas atividade do Eco-Politécnico de Lisboa, promovido pelos estudantes do curso de licenciatura em Saúde Ambiental da Escola Superior de Tecnologia da Saúde de Lisboa (ESTeSL-IPL).

A iniciativa conta com a participação de Júlia Alves (Ciências ULisboa).

Inscrições a decorrer.

Hortas de Lisboa

Hortas de Lisboa. Da Idade Média ao século XXI (mais informações)

As hortas de Lisboa foram, desde tempos remotos, um elemento particular da paisagem urbana. Têm sido fundamentais para a subsistência das populações da cidade. Atualmente, as hortas são essenciais para a soberania, a segurança e a sustentabilidade alimentar das cidades. Mas são também lugares de fruição e de encantamento que espelham, na sua diversidade, as configurações da malha urbana e a composição demográfica da cidade.

Numa abordagem multidisciplinar, esta exposição apresenta, através de cartografia, pintura, literatura, fotografia e vídeo, os territórios e trajetos, práticas e narrativas, personagens, estratégias e políticas do universo das hortas urbanas. Desde a Idade Média aos dias de hoje, revela o fascinante mundo das hortas de Lisboa.

A exposição conta com a colaboração de vários investigadores do cE3c e guardiões da HortaFCUL e estará patente ao público até 19 de setembro de 2021.

Logótipo da ODSlocal

Lançamento da ODSlocal - Plataforma Municipal dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (mais informações)

A Plataforma ODSlocal assenta na mobilização de decisores e técnicos municipais, agentes locais e cidadãos para o cumprimento dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) propostos pelas Nações Unidas na Agenda 2030. O seu objetivo é envolver todos os Municípios, desencadeando assim um movimento de âmbito nacional.

Envolve como parceiros o Conselho Nacional do Ambiente e do Desenvolvimento Sustentável (CNADS), o OBSERVA (Instituto de Ciências Sociais, Universidade de Lisboa), o MARE (polo da Universidade Nova de Lisboa) e a 2adapt.

Logótipo do Concurso de Ideias para a Sustentabilidade

A edição 2020 do Concurso de Ideias - Sustentabilidade no Campus de Ciências já começou. Desde o dia 28 de outubro, e até ao final do corrente ano, poderão submeter as vossas candidaturas.

Mar e céu

Eventos na área da Sustentabilidade

Em atualização

Laboratório Vivo para a Sustentabilidade

O Laboratório Vivo para o Desenvolvimento Sustentável da Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa (Ciências) procura dar coerência e visibilidade a um conjunto diversificado de atividades já em curso e potenciar o envolvimento da comunidade de Ciências, e da realidade envolvente, no desafio do desenvolvimento sustentável, em todas as suas dimensões - a social, a ambiental e a económica. Pretende-se assim promover um conjunto inspirador de boas práticas e um ecossistema de inovação para a sustentabilidade no campus da escola, acolhendo projetos de monitorização e experimentação em todas as vertentes da sustentabilidade.

ATIVIDADES DE INOVAÇÃO

• Desenvolvimento e teste de instrumentação para monitorização de consumo de energia e da qualidade do ar interior;
  • Expansão da área de teste da cobertura ecológica;
  • Estudo de soluções de ventilação natural;
  • Prova de conceito de um concentrador eólico para ambiente urbano;
  • Promoção da biodiversidade no campus e área envolvente.

ATIVIDADES DE PROMOÇÃO DE CIDADANIA

• Campanha comportamental (saúde e poupança água/energia);
  • Criação/Reforço da oferta formativa na área da sustentabilidade;
  • Iniciativa Laboratórios Verdes.

ATIVIDADES DE COMUNICAÇÃO E TRANSFERÊNCIA DE TECNOLOGIA

• Criação do portal da sustentabilidade de Ciências;
  • Produção de materiais para divulgação na área da sustentabilidade;
  • Organização de palestras, debates e outros eventos.

Para qualquer assunto sobre sustentabilidade em Ciências, contactar sustentabilidade@ciencias.ulisboa.pt.