Laboratório Vivo para a Sustentabilidade

Em destaque

Imagem ilustrativa das candidaturas ao Doutoramento em Ciências da Sustentabilidade

Doutoramento em Ciências da Sustentabilidade: Candidaturas até 12 de junho de 2020 (mais informações)

É objetivo deste Doutoramento promover formação avançada de excelência e competitiva internacionalmente, integrando transversalmente conhecimento sólido e atual para o desenvolvimento sustentável.

O Ciclo de Estudos está orientado para dotar recursos humanos com ferramentas que permitam entender e dar respostas aos desafios atuais e futuros colocados à sustentabilidade e que resultam da compreensão das interações entre sistemas globais, naturais, sociais e humanos para elaboração de novas soluções e políticas inovadoras.

REcursos, Alimentação e SOciedade (REASOn)

O Doutoramento em Ciências da Sustentabilidade da Universidade de Lisboa foca-se na dimensão da produção e consumo de alimentos como vetor central dos desafios que se colocam à sustentabilidade.

Reconhece que a compreensão dos sistemas alimentares e a atuação sobre o sistema alimentar global são instrumentos fundamentais para o desenvolvimento sustentável e exigem investigação sobre as interações entre a ecologia e a socio-economia.

Neste contexto, este Ciclo de Estudos foi concebido no âmbito do Colégio Food, Farming and Forestry (F3).

Logótipo do Concurso de Ideias para a Sustentabilidade

Concurso de Ideias para a Sustentabilidade (mais informações)

Foram recebidas 13 propostas no âmbito do Concurso de Ideias para a Sustentabilidade, estando a decorrer a fase de avaliação.​

Laboratório Vivo para a Sustentabilidade

O Laboratório Vivo para o Desenvolvimento Sustentável da Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa (Ciências) procura dar coerência e visibilidade a um conjunto diversificado de atividades já em curso e potenciar o envolvimento da comunidade de Ciências, e da realidade envolvente, no desafio do desenvolvimento sustentável, em todas as suas dimensões - a social, a ambiental e a económica. Pretende-se assim promover um conjunto inspirador de boas práticas e um ecossistema de inovação para a sustentabilidade no campus da escola, acolhendo projetos de monitorização e experimentação em todas as vertentes da sustentabilidade.

ATIVIDADES DE INOVAÇÃO

• Desenvolvimento e teste de instrumentação para monitorização de consumo de energia e da qualidade do ar interior;
  • Expansão da área de teste da cobertura ecológica;
  • Estudo de soluções de ventilação natural;
  • Prova de conceito de um concentrador eólico para ambiente urbano;
  • Promoção da biodiversidade no campus e área envolvente.

ATIVIDADES DE PROMOÇÃO DE CIDADANIA

• Campanha comportamental (saúde e poupança água/energia);
  • Criação/Reforço da oferta formativa na área da sustentabilidade;
  • Iniciativa Laboratórios Verdes.

ATIVIDADES DE COMUNICAÇÃO E TRANSFERÊNCIA DE TECNOLOGIA

• Criação do portal da sustentabilidade de Ciências;
  • Produção de materiais para divulgação na área da sustentabilidade;
  • Organização de palestras, debates e outros eventos.

Para qualquer assunto sobre sustentabilidade em Ciências, contactar sustentabilidade@ciencias.ulisboa.pt.