Laboratório Vivo para a Sustentabilidade

Em destaque

Logótipo Rede Campus Sustentável

Ciências ULisboa adere à Rede Campus Sustentável

A Rede Campus Sustentável pretende partilhar conhecimentos, iniciativas e casos de sucesso e ainda promover ações conjuntas dentro da temática Campus Sustentável.

Documentação relacionada (acesso mediante autenticação prévia):

- Adenda ao Compromisso das Instituições de Ensino Superior com o desenvolvimento sustentável

Mar e céu

Eventos internacionais na área da Sustentabilidade

Prémio Empreendedorismo e Inovação Crédito Agrícola

Prémio Empreendedorismo e Inovação (mais informações)

O Prémio Empreendedorismo e Inovação Crédito Agrícola está de volta pelo 7.º ano consecutivo, para premiar os projetos mais inovadores.

Este ano conta com 3 categorias abertas a concurso público, alinhadas com as prioridades do Pacto Ecológico Europeu da Comissão Europeia:

• Sustentabilidade na Produção e Transformação, para premiar os projectos que permitam uma produção agrícola, agro-alimentar e florestal mais sustentável;
  • Economia Circular e Bioeconomia, para destacar os projectos que promovam uma optimização dos recursos biológicos;
  • Alimentação, Nutrição e Saúde, dedicada aos projetos que permitam uma alimentação segura, nutritiva e de elevada qualidade.

As candidaturas decorrem até 11 de setembro de 2020.

Logótipo do Concurso de Ideias para a Sustentabilidade

Concurso de Ideias para a Sustentabilidade (mais informações)

Foram recebidas 13 propostas no âmbito do Concurso de Ideias para a Sustentabilidade, estando a decorrer a fase de avaliação.​

Laboratório Vivo para a Sustentabilidade

O Laboratório Vivo para o Desenvolvimento Sustentável da Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa (Ciências) procura dar coerência e visibilidade a um conjunto diversificado de atividades já em curso e potenciar o envolvimento da comunidade de Ciências, e da realidade envolvente, no desafio do desenvolvimento sustentável, em todas as suas dimensões - a social, a ambiental e a económica. Pretende-se assim promover um conjunto inspirador de boas práticas e um ecossistema de inovação para a sustentabilidade no campus da escola, acolhendo projetos de monitorização e experimentação em todas as vertentes da sustentabilidade.

ATIVIDADES DE INOVAÇÃO

• Desenvolvimento e teste de instrumentação para monitorização de consumo de energia e da qualidade do ar interior;
  • Expansão da área de teste da cobertura ecológica;
  • Estudo de soluções de ventilação natural;
  • Prova de conceito de um concentrador eólico para ambiente urbano;
  • Promoção da biodiversidade no campus e área envolvente.

ATIVIDADES DE PROMOÇÃO DE CIDADANIA

• Campanha comportamental (saúde e poupança água/energia);
  • Criação/Reforço da oferta formativa na área da sustentabilidade;
  • Iniciativa Laboratórios Verdes.

ATIVIDADES DE COMUNICAÇÃO E TRANSFERÊNCIA DE TECNOLOGIA

• Criação do portal da sustentabilidade de Ciências;
  • Produção de materiais para divulgação na área da sustentabilidade;
  • Organização de palestras, debates e outros eventos.

Para qualquer assunto sobre sustentabilidade em Ciências, contactar sustentabilidade@ciencias.ulisboa.pt.