Laboratório Vivo para a Sustentabilidade

Em destaque

Como planear a floresta do futuro?

Filme de animação criado por investigadores do cE3c (Ciências ULisboa), com produção, ilustração e animação de Hélder Pais, lançado no âmbito das comemorações do Dia da Ecologia (Ecology Day).

O guião é inspirado na tese de doutoramento de Adriana Príncipe, atualmente a desenvolver o seu doutoramento integrada no cE3c, em Ciências ULisboa.

Logótipo do Concurso de Ideias para a Sustentabilidade

Concurso de Ideias para a Sustentabilidade (mais informações)

Divulgação dos premiados da primeira edição.

Mar e céu

Eventos na área da Sustentabilidade

Laboratório Vivo para a Sustentabilidade

O Laboratório Vivo para o Desenvolvimento Sustentável da Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa (Ciências) procura dar coerência e visibilidade a um conjunto diversificado de atividades já em curso e potenciar o envolvimento da comunidade de Ciências, e da realidade envolvente, no desafio do desenvolvimento sustentável, em todas as suas dimensões - a social, a ambiental e a económica. Pretende-se assim promover um conjunto inspirador de boas práticas e um ecossistema de inovação para a sustentabilidade no campus da escola, acolhendo projetos de monitorização e experimentação em todas as vertentes da sustentabilidade.

ATIVIDADES DE INOVAÇÃO

• Desenvolvimento e teste de instrumentação para monitorização de consumo de energia e da qualidade do ar interior;
  • Expansão da área de teste da cobertura ecológica;
  • Estudo de soluções de ventilação natural;
  • Prova de conceito de um concentrador eólico para ambiente urbano;
  • Promoção da biodiversidade no campus e área envolvente.

ATIVIDADES DE PROMOÇÃO DE CIDADANIA

• Campanha comportamental (saúde e poupança água/energia);
  • Criação/Reforço da oferta formativa na área da sustentabilidade;
  • Iniciativa Laboratórios Verdes.

ATIVIDADES DE COMUNICAÇÃO E TRANSFERÊNCIA DE TECNOLOGIA

• Criação do portal da sustentabilidade de Ciências;
  • Produção de materiais para divulgação na área da sustentabilidade;
  • Organização de palestras, debates e outros eventos.

Para qualquer assunto sobre sustentabilidade em Ciências, contactar sustentabilidade@ciencias.ulisboa.pt.