No que toca aos mecanismos de recolha de informação, Ciências tem já enraizada uma tradição de avaliação do funcionamento das unidades curriculares, materializada na resposta dos alunos aos inquéritos pedagógicos, após o termo do período letivo de cada unidade curricular. O inquérito está integrado no sistema de gestão académica, o que simplifica consideravelmente o esforço de identificação e associação das respostas. Desta forma, o inquérito de cada unidade curricular aborda, em separado, os conteúdos letivos da própria e de cada um dos docentes.
Uma vez que a resposta aos inquéritos é condição para o acesso à página de inscrição nos exames, a taxa de resposta é de cerca de 80%.
No final de cada ano letivo, os alunos são também convidados a responder a um inquérito sobre o funcionamento global do curso, que lhes é apresentado nas mesmas condições dos inquéritos às unidades curriculares.
O processo formal de recolha de informação termina com os inquéritos à empregabilidade dos diplomados, realizados 2 e 10 anos após a conclusão do curso.
Adicionalmente, a monitorização e autoavaliação é ainda encorajada:
- Por um sistema de elogios, sugestões e reclamações que promove a melhoria contínua dos serviços prestados;
- Pela possibilidade de interação com as Comissões Pedagógicas dos cursos e com os Provedores;
- Pela participação em outros inquéritos, aplicados à comunidade de Ciências e a agentes externos.