A Investigação na Faculdade de Ciências

A arquitetura do sistema de I&D de Ciências

Ciências executa atividades de investigação nas seguintes áreas científicas:

• Ciências e Tecnologias Químicas
  • Ciências da Vida
  • Ciências da Terra
  • Ciências e Engenharias Físicas
  • Ciências Matemáticas
  • Ciência e Engenharia Informática
  • História e Filosofia das Ciências

A arquitectura do sistema de I&D de Ciências, que foi reorganizada a partir de 2015, na sequência do processo de avaliação da FCT iniciado em 2013, e também no inicio de 2020, na sequência do processo de avaliação da FCT iniciado em 2018, é complexa, em termos da relação entre unidades e departamentos, ou do envolvimento de outras entidades externas de I&D.

A investigação está organizada em unidades de I&D, multidepartamentais, com as designações de centros, laboratórios e institutos.

A maior parte das unidades têm sido financiadas pela FCT. Algumas unidades integram atualmente Laboratórios Associados (Instituto Dom Luiz), ou de outras instituições do ensino superior. Algumas dezenas de investigadores estão ainda ligados a outras unidades não associadas a Ciências.