Ensino de Empreendedorismo

Ciências oferece diversas Unidades Curriculares aos seus estudantes, repartidas pelos três graus de ensino, nas áreas do Empreendedorismo e da Inovação.

1.º Ciclo

Empreendedorismo em Ciências

Através de estratégias assentes em metodologias Learning by Doing, e com um conjunto diversificado de ferramentas, os alunos irão explorar o empreendedorismo assente em inovação como meio para fomentar a valorização (económica e social) do conhecimento científico e tecnológicos gerados neste campus.

O pensamento criativo e disruptivo, baseado em metodologias Design Thinking, será estimulado e o ensino fora do contexto de sala será promovido expondo os alunos ao mundo real, através de reuniões e visitas práticas a diferentes realidades.

O recurso ao Story Telling e a partilha de casos de sucesso e insucesso na 1.ª pessoa permitirá aos alunos contactarem com a realidade das startups nacionais e a forma como utilizam a inovação e o conhecimento nos seus percursos. Esta prática servirá para inspiração para a ideação e resolução de problemas/desafios. Adicionalmente, os alunos desenvolverão competências de gestão empresarial, pessoais e soft skills neste processo que são relevantes para o seu desenvolvimento profissional e pessoal.

2.º Ciclo

Inovação e Empreendedorismo

Constituem objetivos principais da unidade curricular o conhecimento e os conceitos sobre os princípios e metodologias da inovação e as bases do empreendedorismo como forma de geração de valor económico.

Assim, inclui-se numa abordagem inicial a desdramatização de alguns tabus existentes na sociedade atual sobre tópicos relevantes como a inovação, intra- e interempreendedorismo, criação do próprio emprego, e ferramentas profissionais e pessoais técnico científicas e de gestão ao mesmo tempo que se concede aos alunos uma perspetiva histórica da evolução da destas temáticas no seio académico Português.
A comparação com as sociedades mais desenvolvidas nestas temáticas é utilizada como estimulo e referência para a aprendizagem dos conceitos. A aprendizagem é efetuada via experimentação direta e os projetos K2B incluídos nos conteúdos programáticos são a ferramenta para atingir a globalidade dos objetivos da disciplina.

Projeto Empresarial

Unidade curricular de 2.º semestre na qual se podem inscrever alunos de mestrado ou mestrado integrado, e que surge de uma parceria entre Ciências e o ISCTE-IUL. O objetivo da cadeira é desenvolver projetos científicos em contexto empresarial, formando equipas multidisciplinares de Ciências e Finanças.

3.º Ciclo

Empreendedorismo
Empreendedorismo, Inovação e Transferência de Tecnologia

Estas unidades curriculares fornecem o conhecimento e os conceitos principais sobre os princípios e metodologias da inovação, as bases do empreendedorismo e as técnicas de transferência de conhecimento, como forma de geração de valor económico do saber académico.  A aprendizagem é efetuada via experimentação direta e os projetos K2B incluídos nos conteúdos programáticos são a ferramenta para atingir a globalidade dos objetivos das disciplinas. Consoante a opção escolhida, o número de trabalhos e avaliações a entregar no decorrer do semestre são adaptados.