Química e Bioquímica

Bem-vindos ao Departamento de Química e Bioquímica (DQB)

O DQB oferece uma educação de excelente qualidade em Química e Bioquímica, cumprindo os mais elevados padrões internacionais.  Dispõe de um corpo docente coeso e altamente qualificado, e é frequentado por cerca de 500 estudantes de licenciatura, mestrado e doutoramento, incluindo estudantes de mobilidade provenientes de mais de 20 países diferentes.

O DQB oferece programas académicos de licenciatura e pós-graduação em Química, Química Tecnológica e Bioquímica, e abriga vários laboratórios de investigação integrados em duas unidades de investigação, BioISI e CQE.

Os alunos do DQB são ensinados e estimulados a abordar questões complexas através do pensamento crítico e criativo.  São também encorajados envolverem-se em atividades de investigação desde as fases de aprendizagem mais precoces, e a experimentar a internacionalização através de programas como o Erasmus+, que lhes permitem iniciar a construção de uma rede profissional alargada mesmo antes de completarem a Licenciatura ou o Mestrado.  Estão, portanto, bem equipados para abraçar uma grande variedade de carreiras.  Por isso, os detentores dos diferentes graus obtidos no DQB são encontrados em diversas industrias, empresas prestadoras de serviços e consultoria, instituições académicas, ambientais, forenses e de investigação, bem como em muitos outros sectores de trabalho que não se restringem às áreas de Química e Bioquímica.  Alguns tornaram-se mesmo empreendedores e criaram as suas próprias empresas.

Vem experimentar a vida no DQB, aproveitando oportunidades para pequenos estágios, ou visitando-nos em ocasiões específicas ao longo do ano, como dias abertos, escolas de verão, programas como o “Verão na Ulisboa”, ou competições acolhidas pelo DQB, como as “Olímpiadas da Química”.