Dia da Investigação 2022

Ciências ULisboa apresenta principais highlights do ano e Ciências 2021 Research Awards

grande auditório no evento de 2021

O Dia da Investigação volta a premiar o mérito dos cientistas, nomeadamente, a produtividade científica e, pela primeira vez, a capacidade para atrair financiamento internacional

GJ Ciências ULisboa

 

A última edição do Dia da Investigação incluiu uma sessão especial dedicada às Alterações Climáticas, que pode ser recordada neste vídeo.

A 4.ª edição do Ciências Research Day realiza-se já amanhã, dia 26 de outubro, no grande auditório da Ciências ULisboa (edifício C3, piso 2). Durante o acontecimento são divulgados os principais highlights do ano e os Ciências 2021 Research Awards.

“Este é um momento de celebração da qualidade da investigação e da inovação desenvolvidas na Ciências ULisboa, a ocasião ideal para a partilha de conhecimento e para o estabelecimento de colaborações. O Dia da Investigação promove o sentido de identidade da Faculdade, uma instituição que é uma referência nacional e internacional”, diz Margarida Santos-Reis, subdiretora da Ciências ULisboa para a área da investigação, de acordo com o comunicado de imprensa da Faculdade.

O programa do Dia da Investigação é multifacetado e interdisciplinar. Ao longo do dia Alexandre CabralAna Duarte RodriguesAna Sofia MestreCarlos Florentino, Elisabete MalafaiaFilipe RosasHugo FerreiraMargarida AmaralMaria Dornelas, Maria P. DiasPedro Mocho, Ricardo Mendes e Vladimir Konotop  apresentam comunicações sobre as suas áreas de investigação e das equipas com quem trabalham.

Esta 4.ª edição volta a reconhecer o mérito dos seus cientistas, no que diz respeito à produtividade científica e, pela primeira vez, à angariação de fundos em programas internacionais muito competitivos e com taxas de sucesso reduzidas.

A produtividade científica é avaliada pelo número de artigos publicados, e sobretudo, pela qualidade do conhecimento produzido, fazendo uso dos indicadores utilizados na avaliação de desempenho dos docentes. O novo prémio visa distinguir a personalidade que em 2021 conseguiu o melhor financiamento externo. Os Ciências 2021 Research Awards contemplam ainda a atribuição de diplomas de mérito.

No átrio do grande auditório da Faculdade, cerca de 80 posters científicos apresentam uma seleção dos projetos desenvolvidos pelas unidades de investigação: Centro de Astrofísica e Gravitação (CENTRA), Centro de Ciências do Mar e do Ambiente (MARE), Centro de Ecologia, Evolução e Alterações Ambientais (cE3c), Centro de Estatística e Aplicações da Universidade de Lisboa (CEAUL), Centro de Estudos do Ambiente e do Mar (CESAM), Centro de Física Teórica e Computacional (CFTC), Centro de Filosofia das Ciências da Universidade de Lisboa (CFCUL), Centro de Matemática, Aplicações Fundamentais e Investigação Operacional (CMAFcIO), Centro de Matemática Computacional e Estocástica (CEMAT), Centro de Química Estrutural (CQE), Centro Interuniversitário de História das Ciências e da Tecnologia (CIUHCT), LASIGE - Computer Science and Engineering Research Centre (LASIGE), Grupo de Física Matemática (GFM),  Instituto de Astrofísica e Ciências do Espaço (IA), Instituto de Biofísica e Engenharia Biomédica (IBEB), Instituto de Biossistemas e Ciências Integrativas (BioISI),Instituto Dom Luiz (IDL), Laboratório de Instrumentação e Física Experimental de Partículas (LIP).

“Uncovering a giant dinosaur in the Upper Jurassic of Pombal” é o título de uma das comunicações do dia, da autoria de Elisabete Malafaia e Pedro Mocho, cujo trabalho de investigação teve grande destaque nos media nacionais e internacionais.

Tal como em edições anteriores estão previstos speed-dates com especialistas, demonstrações de equipamentos e conversas de esclarecimento sobre oportunidades de financiamento nacionais e internacionais.

Uma novidade desta edição é o pitch your science, na qual é conhecido o vencedor da iniciativa “Comunica a tua ciência! Contributo para os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável” (mediante votação do público). Esta iniciativa corresponde a um desafio lançado pela organização do Dia da Investigação aos estudantes de mestrado e de doutoramento, para que gravassem um vídeo de três minutos, explicando de que forma a sua investigação contribui para os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável. Do conjunto de participações recebidas, foram selecionadas cinco.

Amanhã a Faculdade dá a conhecer a investigação de excelência que aqui se desenvolve. A entrada é livre, mas sujeita a prévia inscrição.

poster do Dia da investigação

Gabinete de Jornalismo Ciências ULisboa
info.ciencias@ciencias.ulisboa.pt

Aula abordou temas de paleontologia e geologia   

Selecionados para as bolsas da Gulbenkian de 2025

Apoios financeiros abrangem nove alunos de Ciências ULisboa 

revista IMPROP

A IMPROP sempre foi uma revista irreverente produzida por estudantes – e é assim que o mais recente número deste histórico título começa a ser distribuído esta quarta feira pela comunidade académica.

Prémio de empreendedorismo da ULisboa

Universidade de Lisboa distinguida durante Web Summit

Investigador distinguido pelo trabalho nas ciências da separação

Fotografia de exposição do Museu de História Natural

Exposição patente no Museu Nacional de História Natural e da Ciência 

Reitoria da Universidade de Lisboa

Mais de 170 spinouts identificadas em novo relatório

Miguel Pinto, Cristina Lopes, Luís Carriço, Cristina Máguas e Ana Sofia Reboleira.

CIÊNCIAS e a Sociedade Portuguesa de Espeleologia assinaram um protocolo de cooperação.

Ranking coloca Universidade de Lisboa na 139ª posição mundial

Placa do prémio Jack Riordan & Paul Quinton CF Science Award 2025

Investigador recebe o Jack Riordan & Paul Quinton Cystic Fibrosis Science Award 2025

Nuno Araújo

Nuno Araújo é um dos líderes do Projeto RODIN

Sala Inclusiva está em funcionamento na Biblioteca do edifício C4

Parceria envolve Departamento de Ciências Matemáticas e Sociedade Portuguesa de Oncologia

Rita Eusébio e Ana Sofia Reboleira, nos laboratórios de Ciências ULisboa

Nova espécie descoberta no Parque Natural das Serras de Aire e Candeeiros

Cristina Branquinho, professora de CIÊNCIAS

Documento redigido em Manaus vai ser apresentado na Conferência das Nações Unidas

david macdonald dia da investigação

Investigador da Universidade de Oxford foi o convidado especial do Dia da Investigação e da Inovação

Margarida Santos-Reis no dia da Investigação e Inovação

Professora de CIÊNCIAS homenageada no Dia da Investigação e da Inovação

Passeio da Ciência

Novo Passeio da Ciência dá a conhecer centros de investigação e infraestruturas científicas

Nuno Garcia dos Santos durante a sessão

O Dia da Investigação e da Inovação da Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa (CIÊNCIAS) arrancou na manhã desta quarta-feira com uma sala bem concorrida de professores, cientistas e

observatório newathena

Nuno Covas lidera simulações relacionadas com o observatório NewAthena  

Palestra no Grande auditório de CIÊNCIAS

Núcleo de estudantes trouxe especialistas para ciclo de palestras 

salas de estudo

Evento da aliança Unite! teve lugar na Finlândia

Páginas