3.ª edição

Dia da Investigação com sessão especial dedicada às Alterações Climáticas

Cerimónia com transmissão no YouTube da Faculdade

Última Revisão —
Campus da Faculdade

Para Luís Carriço esta iniciativa representa “uma oportunidade de reconhecer publicamente o desempenho individual e coletivo dos cientistas da ‘casa’"

Flickr de Pedro Ré

Os cientistas Alan Phillips, Nuno Matela, Alysson Bessani, Ana de Jesus, Inês Fragata, Andreia Valente, Ricardo Trigo, Patrícia Beldade, Andreia Figueiredo, Alice Nunes, José Pedro Granadeiro, Catarina Frazão Santos e Pedro Machado são os principais oradores da 3.ª edição do Dia da Investigação Ciências ULisboa.

Em 2019 a comunidade académica foi questionada quanto à importância de organizar um Dia da Investigação, no campus da Ciências ULisboa. A 1.ª edição juntou no grande auditório desta faculdade vários oradores e participantes. O ano passado, a Faculdade manteve o evento e a 2.ª edição decorreu em ambiente virtual. Este ano, a Direção desta escola centenária da ULisboa volta a organizar o Dia da Investigação, no próximo dia 27 de outubro, no grande auditório da Faculdade, sito no edifício C3.

De acordo com comunicado de imprensa emitido esta quarta-feira, este acontecimento simboliza “o reconhecimento da investigação como área nuclear na missão da Ciências ULisboa ao nível da produção e transferência de conhecimento e da promoção de um ensino de qualidade”, nas palavras de Margarida Santos-Reis, subdiretora da Faculdade e organizadora do evento.

Pedro Almeida, subdiretor da Ciências ULisboa, refere a este propósito que a Faculdade dispõe de mais de 36 milhões de euros de investimento em I&D. “A melhor e mais ativa escola de ciências de Portugal, com uma produção de mais de um milhar de artigos científicos indexados a cada ano, mostra neste dia a melhor ciência que se faz nesta faculdade”, conclui.

O programa do evento inclui uma sessão especial dedicada às Alterações Climáticas, área de investigação onde a Faculdade é líder; apresentações de projetos científicos e iniciativas colaborativas, nacionais e internacionais; speed-dating com cientistas e gestores de ciência; e uma mostra de posters científicos. A cerimónia é apresentada em Inglês e pode ser acompanhada pelo canal YouTube da Faculdade. Durante o evento será entregue um prémio referente à produtividade científica de 2020, atribuído com base na informação disponível no sistema Biblios.

Imagem gráfica do evento
A cerimónia é apresentada em Inglês e pode ser acompanhada pelo canal YouTube da Faculdade
Fonte ACI Ciências ULisboa

“A sessão inteiramente dedicada ao contributo da Ciências ULisboa na produção de conhecimento sobre as Alterações Climáticas pretende apresentar à sociedade a investigação de excelência, internacionalmente reconhecida, que é desenvolvida pelas unidades de investigação em diversas áreas científicas e que representa cerca de 25% de toda a produção científica da ULisboa. Esta investigação expressa-se através da publicação de trabalhos científicos de elevado impacto, do desenvolvimento de projetos, em particular consórcios internacionais, grande parte dos quais vão ao encontro dos desafios societais da atualidade”, declara Luís Carriço, diretor da Ciências ULisboa, para quem esta iniciativa representa também “uma oportunidade de reconhecer publicamente o desempenho individual e coletivo dos cientistas da ‘casa’ e uma oportunidade para a sociedade conhecer a importância que a ciência cada vez mais tem na tomada de decisões em prol do bem comum”.

“A melhor e mais ativa escola de ciências de Portugal, com uma produção de mais de um milhar de artigos científicos indexados a cada ano, mostra neste dia a melhor ciência que se faz nesta faculdade.”
Pedro Almeida

Os speed-dating com gestores de ciência da Área de Gestão de Projetos da Faculdade e da Associação para a Investigação e Desenvolvimento de Ciências (FCiências.ID); e com estudantes e cientistas de diferentes áreas ocorrem nos edifícios C3, C6 e C8, entre as 12h30 e as 14h30, maioritariamente. Esta atividade visa dar a conhecer programas de financiamento nacionais e internacionais, bem como as rotinas diárias de astrónomos, biólogos, historiadores das ciências, matemáticos, neurocientistas, químicos, etc.. Paralelamente também estão previstas visitas guiadas aos laboratórios de apoio à investigação do BioISI, CQE, e Lip, sito no edifício C8, entre as 12h30 e as 14h30 e as 17h00 e as 18h30, maioritariamente.

Mostra de posters científicos

Setenta e dois posters assinados por quase 300 autores vão estar em exposição no átrio do C3, entre as 12h30 e as 14h30. Os trabalhos expostos correspondem a uma mostra de alguns dos trabalhos desenvolvidos pelo Centro de Ciências do Mar e do Ambiente (Mare), Centro de Ecologia, Evolução e Alterações Ambientais (cE3c), Centro de Estatística e Aplicações da Universidade de Lisboa (CEAUL), Centro de Estudos do Ambiente e do Mar (Cesam), Centro de Filosofia das Ciências da Universidade de Lisboa (CFCUL), Centro de Física Teórica e Computacional (CFTC), Centro Interuniversitário de História das Ciências e da Tecnologia (Ciuhct), Centro de Matemática, Aplicações Fundamentais e Investigação Operacional (CMAFcio), Centro de Química Estrutural (CQE), Instituto de Astrofísica e Ciências do Espaço (Ia), Instituto de Biofísica e Engenharia Biomédica (IBEB), Instituto de Biossistemas e Ciências Integrativas (BioISI), Instituto Dom Luiz (IDL), Laboratório de Instrumentação e Física Experimental de Partículas (Lip) e Computer Science and Engineering Research Centre (Lasige).

 

 

ACI Ciências ULisboa
info.ciencias@ciencias.ulisboa.pt
Vista Aérea do Observatório do Paranal

O Observatório do Paranal, no deserto do Atacama no Chile, que faz parte do Observatório Europeu do Sul (ESO), vai receber em 2025

Nuno Gonçalves e Inês Leite posam com os prémios junto aos restantes investigadores do Instituto de Astrofísica e Ciências do Espaço (IA)

Nuno Gonçalves e Inês Leite, estudantes de CIÊNCIAS, foram premiados na SPIE Astronomical Telescopes + Instrumentation, a maior conferência internacional sobre instrumentação para a Astronomia.

Ranking de Leiden: Há três áreas de investigação de CIÊNCIAS em que a ULisboa é líder nacional

A Universidade de Lisboa (ULisboa) está em primeiro lugar a nível nacional em três áreas de produção científica de CIÊNCIAS no reputado CWTS Leiden Ranking: Ciências da Vida e da Terra, Matemáti

Banner Curso PRODIGI

A partir de 2025 a Universidade de Lisboa em parceria com o Instituto Politécnico de Lisboa, vai disponibilizar uma nova formação online em competências digitais.

 

Inês Fragata, Margarida Matos, Sara Magalhães e Cristina Máguas.

CIÊNCIAS inaugura hoje oficialmente a infraestrutura laboratorial de investigação - Unidade de Evolução Experimental.

Imagem alusiva ao Deep Tech Talent Initiative (DTTI), um programa do European Institute of Innovation and Technology (EIT)

O Mestrado em Bioestatística de CIÊNCIAS foi acreditado pela Deep Tech Talent Initiative (DTTI), um programa do European Institute of Innovation and Technology (EIT).

Dois professores de CIÊNCIAS eleitos sócios da Academia das Ciências de Lisboa

Pedro Miguel Duarte e Luís Eduardo Neves Gouveia, professores de CIÊNCIAS, foram eleitos sócios da Academia das Ciências de Lisboa.

O Centro de Congressos da Alfândega do Porto é o palco da edição de 2024 do Encontro Ciência.

Luís Carriço (Diretor de CIÊNCIAS) e Carlos Martins (Presidente da EPAL) junto a um dos novos bebedouros.

A Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa aderiu ao desafio da EPAL - Empresa Portuguesa das Águas Livres de consumir Água da Torneira nas suas áreas comuns, representando mais um compromisso com o Ambiente e com

 Rodrigo Freitas, Francisco Graça e Diogo Ávila no Pódio dos 3000 metros obstáculos no Campeonato Nacional Universitário de Pista ao Ar Livre

Rodrigo Freitas, estudante de CIÊNCIAS, sagrou-se bicampeão no Campeonato Nacional Universitário (CNU) de Atletismo Pista Ar Livre.

Desde ontem que CIÊNCIAS dispõe de um novo espaço: o Lounge C7!

Carolina Margarido, Catarina Lima e Raquel Costa seguram o prémio de primeiro lugar na segunda fase do Future Innovators Program da Unicorn Factory Lisboa

Carolina Margarido, Catarina Lima e Raquel Costa venceram a segunda fase do Future Innovators Program da Unicorn Factory Lisboa

A cientista Ana Russo, investigadora do Instituto Dom Luiz (IDL), visitou duas escolas básicas do concelho de Sintra no dia 23 de abril para rea

Branca Edmée Marques, cientista alumna de CIÊNCIAS

Branca Edmée Marques, alumna de CIÊNCIAS, será homenageada no dia 20 de junho pelos Museus da Universidade de Lisboa

Vanessa Fonseca, Catarina Frazão Santos, Rita Cardoso, Cláudio Gomes, Ana Duarte Rodrigues e Paulo J. Costa posam com os prémios para uma foto numas escadas

A faculdade conseguiu obter o segundo lugar entre as Escolas da Universidade de Lisboa mais galardoadas.

Margarida Fortes, docente do Departamento de Biologia Vegetal de CIÊNCIAS dá uma aula em frente a um quadro com uma projeção imagética

Margarida Fortes, professora de CIÊNCIAS, visitou a Escola Secundária de Carcavelos para dar uma aula acerca da edição genética.

Um grupo de membros de Instituições do Ensino Superior, onde se inclui CIÊNCIAS, está reunido em frente a um jardim, em visita à Siemens

 A iniciativa teve como objetivo aproximar a academia do tecido empresarial.

Nuno Gonçalves alcança o segundo lugar na competição 3MT ULisboa.

Nuno Gonçalves foi distinguido com o segundo lugar, na final da competição ‘Três Minutos de Tese – 3MT ULisboa’, que se realizou esta quint

Inês Ventura

Inês Ventura, a desenvolver o seu doutoramento no Centro de Ciências do Mar e do Ambiente (MARE) e no Instituto de Biossistemas e Ciências Integrativas (

Universidade de Lisboa

A Universidade de Lisboa alcança a 260ª posição no QS World University Rankings (SUR) 2025, tornando-se na universidade portuguesa mais bem classificada neste ranking.

Signatários do acordo

Dia 5 de junho foi assinado o acordo para a construção do espectrógrafo ANDES (ArmazoNes high Dispersion Echelle Spectrograph – Espectrógrafo Echelle de alta dispersão do Armazones), entre o Observatório Europeu do Sul (

 Luís Carriço, Diretor de CIÊNCIAS, e David Gonçalves, Dean do Instituto da Ciência e do Ambiente da Universidade de São José (USJ) assinam acordo sentados a uma mesa

CIÊNCIAS assinou no dia 5 de junho um acordo de cooperação com o Instituto da Ciência e do Ambiente da Universidade de São José (USJ)

Páginas