Ciências Research Day

Grande Auditório (3.2.14), Ciências ULisboa
Research at the Faculty of Sciences

Join us on 26 October 2022 for the 4th edition of Ciências Research Day, in which Ciências ULisboa showcases the best science made in this centenary institution!

We invite you to attend the presentations that will take place during the whole day in Auditorium 3.2.14 (Building C3, 2nd floor).

During the lunch time, bring a sandwich and join us on one (or several!) of the activities that will take place. Check the poster session taking place at the C3 Atrium - a valuable networking opportunity which can allow you to forge relationships for future collaborations. Also, participate in the side events related to research in Ciências ULisboa: from astrophysics to statistics, from science management to service provision. We will have from speed-dates with experts to demonstrations with equipment. Check the list of activities below - some require prior registration.

Participation in Ciências Research Day is free, but prior registration is suggested.

“Pitch your science! Boosting Sustainable Development Goals” Initiative

The Faculty of Sciences of the University of Lisbon (Ciências ULisboa) is committed to the Sustainable Development Goals (SDGs). Established in 2015 by the United Nations General Assembly to be achieved by 2030, these are a set of 17 interlinked global goals that "provides a shared blueprint for peace and prosperity for people and the planet, now and into the future".

Does the work you are developing within the scope of your Master's or Doctorate at Ciências ULisboa contribute to the Sustainable Development Goals? Share it with the Ciências community and be candidate to a prize.

Through this initiative, we intend to stimulate science communication in a clear, rigorous, and captivating way, in the context of Sustainable Development Goals.

Applications are submitted individually, until 12 October, in the form of a three-minute pitch in English.

More information available here.

Fauna e flora, investigação e educação, pela lente de cientistas e jovens biólogos.

Um convite à descoberta da vida na Serra de Grândola.

Pormenor de homem a folhear um livro

M50 - Programa de Formação Universitária para Maiores de 50 anos.

Seminário do Centro de Física Teórica e Computacional, por Pedro Jorge (Departamento de Física, Faculdade de Ciências, Universidade do Porto, and Centro de Fotónica Aplicada do INESC TEC, Portugal).

Fotografia de sinal identificativo de vinha

Apresentação de candidaturas até 28 de fevereiro.

Fotografia de árvores sem folhas e de bancos de jardim

Estudantes de pós-graduação em Matemática da Faculdade de Ciências da ULisboa falam, de forma descontraída e informal, sobre o seu trabalho.

Seminário do Centro de Estatística e Aplicações da Universidade de Lisboa e do Centro de Matemática Computacional e Estocástica, por Bruno Santos (Stockholm University, Sweden).

Seminário Doutoral II (Doutoramento em Biologia), por Ana Sofia Lopes.

Hi-Phi Seminar, por Ana Simões (CIUHCT/Ciências) e Ana Matilde Sousa (CIEBA/FBAUL).

Conferência do Centro Interuniversitário de História das Ciências e da Tecnologia, por Luís Campos Ribeiro (CIUHCT, Ciências ULisboa).

Título/data/local do evento, logótipo do projeto e fotografia da oradora

Seminário TWIN2PIPSA, por Sophie Jackson (Yusuf Hamied Department of Chemistry, University of Cambridge).

Theory of Computing Seminar, por Mateusz Skomra (LAAS/CNRS).

Título do evento, sobre uma fotografia do Large Hadron Collider

The objective of the course is to introduce the physics, analysis methods and results on the physics areas covered by the LHC experiments.

Seminário Doutoral II (Doutoramento em Biologia), por Susana Martins.

Colóquio de Matemática, por José Francisco Rodrigues (DM-Ciências ULisboa).

Título/data/local do evento e logótipos dos organizadores

O Departamento de Matemática e o Núcleo de Estudantes de Matemática e Matemática Aplicada associam-se às celebrações do Dia Internacional da Matemática.

Seminário do Centro de Estatística e Aplicações da Universidade de Lisboa e do Centro de Matemática Computacional e Estocástica, por Gustavo Soutinho (Faculdade de Economia da Universidade do Porto - FEP e Instituto Superior de Saúde Pública da Universidade do Porto - ISPUP).

Logótipo do Dia Internacional da Matemática, sobre um fundo branco

Atividades a decorrer em Ciências ULisboa nos dias 13 e 14 de março.

Mão humana a interagir com um ecrã virtual

Novos prazos de submissão de candidaturas a projetos IC&DT e PeX.

Fotografia de participantes numa anterior edição da Jobshop Ciências

O maior evento de empregabilidade de Ciências, a decorrer nos dias 09 e 10 de abril.

23 de abril de 2024 assinalamos o 113.º aniversário da Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa.

Título e data do evento, inseridos em fotografia de cinco jovens em contexto de investigação

Pré-inscrições já disponíveis!

Título do prémio

As candidaturas decorrem até ao dia 31 de maio.

Título/data do evento, logótipos das entidades organizadoras e fotografia de Lisboa (Castelo de S. Jorge e respetiva colina)

Inscrição (taxa reduzida) até 20 de março.

Título/data/local do evento, logótipos das entidades organizadoras e várias fotografias da orla costeira e de pessoas

Inscrições preferencialmente até 01 de março.