Dia da Investigação 2022

Ciências ULisboa apresenta principais highlights do ano e Ciências 2021 Research Awards

grande auditório no evento de 2021

O Dia da Investigação volta a premiar o mérito dos cientistas, nomeadamente, a produtividade científica e, pela primeira vez, a capacidade para atrair financiamento internacional

GJ Ciências ULisboa

 

A última edição do Dia da Investigação incluiu uma sessão especial dedicada às Alterações Climáticas, que pode ser recordada neste vídeo.

A 4.ª edição do Ciências Research Day realiza-se já amanhã, dia 26 de outubro, no grande auditório da Ciências ULisboa (edifício C3, piso 2). Durante o acontecimento são divulgados os principais highlights do ano e os Ciências 2021 Research Awards.

“Este é um momento de celebração da qualidade da investigação e da inovação desenvolvidas na Ciências ULisboa, a ocasião ideal para a partilha de conhecimento e para o estabelecimento de colaborações. O Dia da Investigação promove o sentido de identidade da Faculdade, uma instituição que é uma referência nacional e internacional”, diz Margarida Santos-Reis, subdiretora da Ciências ULisboa para a área da investigação, de acordo com o comunicado de imprensa da Faculdade.

O programa do Dia da Investigação é multifacetado e interdisciplinar. Ao longo do dia Alexandre CabralAna Duarte RodriguesAna Sofia MestreCarlos Florentino, Elisabete MalafaiaFilipe RosasHugo FerreiraMargarida AmaralMaria Dornelas, Maria P. DiasPedro Mocho, Ricardo Mendes e Vladimir Konotop  apresentam comunicações sobre as suas áreas de investigação e das equipas com quem trabalham.

Esta 4.ª edição volta a reconhecer o mérito dos seus cientistas, no que diz respeito à produtividade científica e, pela primeira vez, à angariação de fundos em programas internacionais muito competitivos e com taxas de sucesso reduzidas.

A produtividade científica é avaliada pelo número de artigos publicados, e sobretudo, pela qualidade do conhecimento produzido, fazendo uso dos indicadores utilizados na avaliação de desempenho dos docentes. O novo prémio visa distinguir a personalidade que em 2021 conseguiu o melhor financiamento externo. Os Ciências 2021 Research Awards contemplam ainda a atribuição de diplomas de mérito.

No átrio do grande auditório da Faculdade, cerca de 80 posters científicos apresentam uma seleção dos projetos desenvolvidos pelas unidades de investigação: Centro de Astrofísica e Gravitação (CENTRA), Centro de Ciências do Mar e do Ambiente (MARE), Centro de Ecologia, Evolução e Alterações Ambientais (cE3c), Centro de Estatística e Aplicações da Universidade de Lisboa (CEAUL), Centro de Estudos do Ambiente e do Mar (CESAM), Centro de Física Teórica e Computacional (CFTC), Centro de Filosofia das Ciências da Universidade de Lisboa (CFCUL), Centro de Matemática, Aplicações Fundamentais e Investigação Operacional (CMAFcIO), Centro de Matemática Computacional e Estocástica (CEMAT), Centro de Química Estrutural (CQE), Centro Interuniversitário de História das Ciências e da Tecnologia (CIUHCT), Computer Science and Engineering Research Centre (LASIGE), Grupo de Física Matemática (GFM),  Instituto de Astrofísica e Ciências do Espaço (IA), Instituto de Biofísica e Engenharia Biomédica (IBEB), Instituto de Biossistemas e Ciências Integrativas (BioISI),Instituto Dom Luiz (IDL), Laboratório de Instrumentação e Física Experimental de Partículas (LIP).

“Uncovering a giant dinosaur in the Upper Jurassic of Pombal” é o título de uma das comunicações do dia, da autoria de Elisabete Malafaia e Pedro Mocho, cujo trabalho de investigação teve grande destaque nos media nacionais e internacionais.

Tal como em edições anteriores estão previstos speed-dates com especialistas, demonstrações de equipamentos e conversas de esclarecimento sobre oportunidades de financiamento nacionais e internacionais.

Uma novidade desta edição é o pitch your science, na qual é conhecido o vencedor da iniciativa “Comunica a tua ciência! Contributo para os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável” (mediante votação do público). Esta iniciativa corresponde a um desafio lançado pela organização do Dia da Investigação aos estudantes de mestrado e de doutoramento, para que gravassem um vídeo de três minutos, explicando de que forma a sua investigação contribui para os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável. Do conjunto de participações recebidas, foram selecionadas cinco.

Amanhã a Faculdade dá a conhecer a investigação de excelência que aqui se desenvolve. A entrada é livre, mas sujeita a prévia inscrição.

poster do Dia da investigação

Gabinete de Jornalismo Ciências ULisboa
info.ciencias@ciencias.ulisboa.pt