“Em harmonia faz-se melhor ciência”

Vários professores no átrio do C6

Para ficar a par das atividades do Ciências em Harmonia basta ir ao site da Faculdade, entrar no Moodle ou segui-los no Instagram

DCI Ciências ULisboa
Pessoas sentadas
Entre os participantes encontravam-se alunos, professores e outros funcionários da Faculdade
Fonte DCI Ciâncias ULisboa

Ciências em Harmonia quer chegar a mais alunos e que as atividades desta iniciativa sejam de facto uma mais-valia para os estudantes da Faculdade e não só. O 2.º semestre já começou e o Ciências em Harmonia regressou em grande com uma sessão com vários professores da Faculdade a partilhar as suas experiências enquanto alunos. Nesta reportagem fica a par das suas histórias inspiradoras e da opinião de quem lá esteve.

Cristina Rocha é professora no Departamento de Estatística e Investigação Operacional e foi a primeira a falar. Começou por dizer que é “uma pessoa da casa”: entrou como aluna, no ano letivo de 1976/1977, e nunca mais saiu. Escolheu a licenciatura em Matemática, apesar de gostar muito de História. Especializou-se em Probabilidade e Estatística. “Eu gostava verdadeiramente de Matemática”, diz. As aulas na Escola Politécnica eram muito diferentes. “Havia uma maior distância entre alunos e professores”, refere. Dos cinco anos de curso, o terceiro foi o mais difícil. Nesse ano teve dúvidas, mas na sua opinião as incertezas fazem parte do processo, e é natural gostar mais de umas disciplinas do que de outras. Se tal acontecer, aconselha a não desanimarem, porque normalmente após uma fase má, surgem outras muito melhores.

“O mercado de trabalho não vos procura por terem o curso A ou B, mas pelas vossas competências."
Cristina Catita

Cristina Catita não fazia ideia de que curso havia de escolher após o ensino secundário. A professora do Departamento de Engenharia Geográfica, Geofísica e Energia estava em Artes, mas como tinha aulas de Matemática pôde concorrer ao curso de Engenharia Geográfica. Entrou. Após terminar o curso esteve seis meses a trabalhar numa empresa, e apesar de na época, “não lhe passar pela cabeça” ficar na Faculdade a dar aulas, o que mais gosta de fazer é ensinar. É isso que a motiva há quase 30 anos. Cristina Catita sugere que os alunos explorem o que gostam de fazer, ultrapassem as dificuldades e adaptem-se. “O mercado de trabalho não vos procura por terem o curso A ou B, mas pelas vossas competências”, conclui.

Carlos Assis
Carlos Assis recordou as terttúlias com colegas e amigos e o tempo passado na biblioteca - local de (re)união e convívio
Fonte DCI Ciências ULisboa

Para Carlos Assis o tempo que viveu como aluno, não foi nem melhor, nem pior, foi simplesmente diferente. Não havia Internet, computadores ou telemóveis, mas existiam bibliotecas, locais de (re)união e convívio. “Passei muito tempo na biblioteca de Química da Escola Politécnica”, diz o professor do Departamento de Biologia Animal, que não fazia noitadas para exames e as tardes anteriores a esses momentos de avaliação eram vividas de forma descontraída. As tertúlias com os colegas e amigos eram bastante agradáveis. “Conversávamos sobre aquilo que nos unia”, recorda acrescentando que se ajudavam mutuamente.

Ana Rute Domingos entrou em Biologia e depois mudou para Matemática. A professora do Departamento de Matemática descreveu esses anos e algumas das suas rotinas: ia às aulas e fazia os exercícios nas viagens de comboio. Sem querer deixar conselhos aos estudantes presentes referiu, no entanto, que cada pessoa tem o seu ritmo, que não se deve ter medo de errar e que inclusivamente os erros existem para serem trabalhados. “Aprender não é fácil”, declara.

Carlos Marques da Silva a falar
Carlos Marques da Silva recordou os tempos vividos em Moscovo e salientou a importância de aproveitar as oportunidades que a vida dá
Fonte DCI Ciências ULisboa

O professor do Departamento de Geologia - Carlos Marques da Silva - começou por citar o escritor russo Leo Tolstoy e durante a sua partilha contou vários episódios vividos na Universidade de Moscovo, quando para lá foi estudar, em 1980. Não estava nos seus planos ser docente, mas acabou por acontecer. Carlos Marques da Silva falou da importância que é ser curioso e estar recetivo para aquilo que está a acontecer em determinado momento, e de como as experiências podem ajudar a construir o presente e o futuro. “Aproveitem as oportunidades”, diz.

"Façam aquilo que gostam."
Nuno Matela

Nuno Matela vivia em Abrantes e escolheu Lisboa para estudar Física, sem saber se gostava de Física. O professor do Departamento de Física diz que conheceu os melhores amigos na Universidade e que estudar Mecânica Quântica com os colegas de curso, ao invés de sozinho, fez toda a diferença. Terminou a sua intervenção com uma mensagem: “Façam aquilo que gostam”.

Carlos Duarte
Carlos Duarte aconselhou os estudantes a falarem com os seus professores e a estarem com os seus colegas
Fonte DCI Ciências ULisboa

“Ir às aulas é importante”, comenta Carlos Duarte. O professor do Departamento de Informática partilhou as suas experiências enquanto estudante de Engenharia Eletrotécnica e de Computadores e pediu aos estudantes que se aproximem dos seus professores. “Falem connosco! Venham às aulas! Estejam com os vossos colegas”, diz.

A intervenção de Rui Taborda foi a mais curta. O professor do Departamento de Geologia deixou dois conselhos: não tenham medo de errar e sejam fiéis à vossa identidade. “Isso é o essencial”, diz acrescentando que ir às aulas faz a diferença.

A última professora a falar foi Maria Estrela Melo Jorge e também deixou conselhos. A professora do Departamento de Química e Bioquímica diz que é muito importante estarmos bem connosco, porque quando assim é, tudo flui. “Não podemos olhar só para nós, temos de olhar para os outros. Ajudarmo-nos mutuamente”, diz. A professora falou apaixonadamente sobre a importância das oportunidades que vão surgindo na vida e do bom que é gostar de aprender e de fazer algo pelo bem comum. Concluiu a sua intervenção com vários pedidos: “Não faltem às aulas. Façam um esforço, tenham uma atitude resiliente. Não estejam sempre na Internet, estejam uns com os outros, criem laços para a vida, sejam persistentes.”

“Não podemos olhar só para nós, temos de olhar para os outros. Ajudarmo-nos mutuamente.”
Maria Estrela Melo Jorge

Maria João Gouveia
Maria João Gouveia pede que os alunos enviem sugestões. “Estamos aqui para vocês”, diz
Fonte DCI Ciências ULisboa

Maria João Gouveia coordena o projeto Ciências em Harmonia e esta sessão ocorrida a 29 de fevereiro, na galeria do C6, contou com a sua moderação. “Pensámos esta atividade em particular para os alunos de primeiro ano, primeira vez, porque muitas vezes o primeiro semestre do primeiro ano é muito ingrato. A integração nem sempre é bem feita. Há um choque grande no momento da avaliação, nem sempre corre bem e os alunos desanimam”, diz. O projeto quer ir ao encontro das necessidades dos alunos, por isso, Maria João Gouveia pede que os alunos enviem sugestões sobre aquilo que mais falta faz. “Estamos aqui para vocês”, menciona.

Diogo Abreu frequenta o doutoramento em Matemática e achou esta sessão interessante: “É bom ver os professores num ambiente mais descontraído e a falar das suas experiências. Acho que quebra a distância que há entre professores e alunos”.

“É bom ver os professores num ambiente mais descontraído e a falar das suas experiências."
Diogo Abreu, estudante de doutoramento em Matemática

Lavínia Moreira regressou à Faculdade, em setembro passado, para terminar a licenciatura em Biologia. Está a fazer algumas unidades curriculares, a tempo parcial e na sua opinião ainda bem que a curiosidade a levou a participar nesta sessão. “Senti o momento generoso e encorajador. A viagem nostálgica à Politécnica, que também vivi no meu primeiro ano, em 1991; as partilhas de percurso pessoal, com coração e humor, os conselhos de experiência feitos; o próprio gesto de aproximação docente/aluno que esta iniciativa representa e a importante chamada à criação do espírito de comunidade entre estudantes e à prática simbiótica de perguntar, desenvolver raciocínio e consolidar aprendizagem em fórum”, comenta.

“Senti o momento generoso e encorajador."
Lavínia Moreira, estudante de licenciatura em Biologia

Pessoas sentadas
Um dos objetivos deste tipo de atividade é facilitar o processo de integração dos alunos na Faculdade
Fonte DCI Ciências ULisboa

Sandra Marçal, coordenadora do Gabinete de Estudos e Planeamento da Ciências ULisboa, também esteve presente. “Achei muito interessante. A mensagem que foi transmitida não é apenas para os novos alunos é uma aprendizagem de vida e adapta-se a todos nós, no nosso percurso profissional e pessoal”, diz.

Ana Catarina Monteiro, aluna do 2.º ano do mestrado em Matemática, também gostou muito da sessão. “Contacto com professores há cinco anos, mas sempre na perspetiva de sala de aula. Ouvir as suas experiências e poder perceber que as dificuldades são normais é muito bom”, diz.

Esta semana e as próximas, até maio, há mais Ciências em Harmonia. Em março há meditação e yoga, conversa sobre assédio e bullying, uma sessão dedicada à escrita criativa e um concerto de garagem. Para ficar a par destas e das outras atividades que se irão realizar nestes meses basta ir ao site da Faculdade, entrar no Moodle ou segui-los no Instagram. É de aproveitar porque como diz o lema do projeto: “Em harmonia faz-se melhor ciência”.

"Perceber que as dificuldades são normais é muito bom.”
Ana Catarina Monteiro, estudante de mestrado em Matemática

logotipo da iniciativa

Ana Subtil Simões, Gabinete de Jornalismo da DCI CIências ULisboa
noticias@ciencias.ulisboa.pt
"Ciências em Harmonia"
Participantes do Nighttime Lettter Writing falam em círculo

No dia 21 de novembro, CIÊNCIAS acolheu a primeira edição portuguesa do Nighttime Letter Writing, um evento de escrita de cartas à mão a apelar a doações para alunos com carências económicas.

Foto Frederico Correia Cerqueira.

Frederico Correia Cerqueira, aluno do Mestrado em Engenharia Informática de CIÊNCIAS, e Manuel Santos, do Instituto Superior de Engenharia de Lisboa, desenvolveram o projeto BinBot: um robot alimentado por energia solar que pode ser a solução para revolucionar a limpeza urbana, de espaços comerciais, festivais de música e outros eventos.

Equipas do Health Crossing Borders e do Lotus.

Os pitches dos projetos Health Crossing Borders e Lotus foram distinguidos com o 1.º e o 2.º lugar, respetivamente, na categoria de estudantes da competição promovida pela H-INNOVA Health INNOVAtion HUB na Digital Health Summit 2024, que decorreu no Funchal na ilha da Madeira, nos dias 26 e 27 de novembro.

Cristina Branquinho, Sofia Augusto e Helena Cristina Serrano

Cristina Branquinho, Sofia Augusto e Helena Cristina Serrano, investigadoras de CIÊNCIAS no Centro de Ecologia, Evolução e Alterações Ambientais (CE3C), são 3 das autoras do capítulo “Drivers of change and their impacts on the WEFE nexus in the Mediterranean region”. 

Alan Phillips, investigador de Ciências, pelo sétimo ano consecutivo na lista de autores mais citados

Alan Phillips, investigador do Instituto de Biossistemas e Ciências Integrativas (BioISI), desenvolve o seu trabalho na área da Microbiologia e foi, este ano, reconhecido pela 7.ª vez consecutiva como um dos investigadores mais citados a nível mundial na categoria de Ciência Vegetal e Animal, na lista Highly Cited Researchers 2024 da Clarivate Analytics.

GEOxyz

No dia 6 de novembro, a GEOxyz, empresa de referência na área de hidrografia e serviços geofísicos e geotécnicos, abriu oficialmente um novo escritório em CIÊNCIAS.

Alunos do Colégio Moderno visitam CIÊNCIAS

Cerca de 200 alunos dos 3.º e 4.º anos participaram, nos dias 18 e 21 de novembro, em atividades de sensibilização no âmbito da Semana Europeia da Prevenção de Resíduos. Logo ao início da manhã, em ambos os dias, os mais pequeninos receberam as boas-vindas do Diretor de CIÊNCIAS, Luís Carriço.

Filipe Duarte Santos.

O Prémio Ciência Viva Media 2024 foi atribuído ao podcast 'A Escala do Clima' de Filipe Duarte Santos, geofísico e professor catedrático de CIÊNCIAS, em colaboração com o jornalista Francisco Sena Santos.

Professor Rui Agostinho

O percurso do professor Rui Agostinho foi celebrado numa sessão de homenagem com sala lotada, onde as cadeiras foram ocupadas por colegas de décadas e alunos de hoje, onde o carinho e a emoção pelo docente foram palpáveis.

Jorge Buescu

“Comunicar e divulgar Ciência de forma rigorosa é uma tarefa cada vez mais importante”. Quem o diz é o professor Jorge Buescu, matemático de CIÊNCIAS, hoje galardoado com o Grande Prémio Ciência Viva 2024.

Foto da equipa do projeto TaMuK a receber o prémio.

O projeto TaMuKTargeting Mutated KRAS, recebe o prémio Basinnov Innovation Award 2024, pelo desenvolvimento de um novo metalofármaco destinado ao tratamento de cancros com mutação na proteína KRAS, entre os quais se destacam os cancros colorretal e do pâncreas.

Semana Europeia da Prevenção de Resíduos em ciências

O programa inclui uma mini palestra com as Professoras Teresa Dias e Cristina Cruz do Departamento de Biologia Vegetal.

Logótipo da ULisboa, sobre um fundo em tons de vermelho e preto

A ULisboa destaca-se a nível mundial nas áreas de Engenharia Naval e Oceânica (4.º lugar), Engenharia Civil e Ciências Veterinárias (ambas em 44.º lugar), Engenharia Mecânica (50.º lugar), conforme divulgado pelo Global Ranking of Academic Subjects 2024 do Ranking de Shanghai.

Imagem de moléculas de CO2 e fotos dos investigadores.

A inovadora descoberta dos cientistas do Departamento de Química e Bioquímica (DQB) poderá contribuir para a diminuição das emissões de carbono da indústria e para a transição para um modelo de produção mais verde.

Foto de Maria Adelaide Ferreira a discursar na Ocean Summit

Lisboa foi palco da primeira edição da Ocean Summit, um evento que junta especialistas oriundos de quatro continentes, para falarem de inovação para a sustentabilidade do oceano.

Foto da sessão aberta ao público que decorreu em CIÊNCIAS

Entre os dias 28 e 30 de outubro o consórcio internacional responsável pela missão Ariel da Agência Espacial Europeia (ESA) reuniu-se em CIÊNCIAS e no Pavilhão do Conhecimento – Centro Ciência Viva.

Professores e Investigadores de CIÊNCIAS

Na passada quarta-feira, a região de Valência, em Espanha, foi assolada por cheias devastadoras: em 8 horas choveu o equivalente a um ano, num fenómeno provocado por uma gota fria, ou DANA - depresión aislada en niveles altos, na sigla em espanhol.

Foto de grupo dos bolseiros Gulbenkian Novos Talentos 2024 de CIÊNCIAS.

Este ano foram 13 os estudantes de CIÊNCIAS premiados com Bolsas Gulbenkian Novos Talentos, marcando uma subida em relação aos 11 do ano passado.

Imagem da Reitoria da Universidade de Lisboa com o logo do NTU Ranking.

A ULisboa continua a ser a melhor universidade portuguesa e uma das 200 melhores do mundo em várias áreas científicas investigadas em CIÊNCIAS, da Geociência à Física.

Nuno Garcia, Professor Auxiliar de CIÊNCIAS e investigador no LASIGE, foi o formador do curso.

Realizou-se hoje em CIÊNCIAS a primeira sessão de formação deste Programa, que contou com a presença da Ministra da Juventude e Modernização, Margarida Balseiro Lopes.

Primeira reunião do projeto Twinning 3BATwin

Nos dias 2 e 3 de outubro realizou-se, em CIÊNCIAS, a reunião de abertura do projeto ‘3BAtwin - Bone, Brain, Breast and Axillary Medical Microwave Imaging’, um projeto Twinning europeu coordenado pela FCiências.ID, com a coordenação científica da investigadora Raquel Conceição.

Foto de grupo da organização do evento

Terminou, no passado dia 19 de outubro, no Grande Auditório de Ciências ULisboa, a 16.ª edição do Workshop on BioMedical Engineering, um evento onde professores, investigadores e estudantes se juntam para construir um espaço “onde a Tecnologia encontra a Medicina”.

Sessão de Posters CIÊNCIAS Research & Innovation Day 2024

Centenas de participantes, entre investigadores e comunidade académica, juntaram-se no Grande Auditório para debater o tempo da Ciência e a Ciência do tempo. Salvatore Capozziello, keynote speaker, confirmou que as teorias sustentam a possibilidade de viagens no tempo.

Polvos e peixes caçam em equipa

Os investigadores Eduardo Sampaio e Rui Rosa, do MARE - Centro de Ciências do Mar e do Ambiente, provaram que os polvos e os peixes caçam em equipa de forma organizada.

Distribuição geográfica e afiliações institucionais dos membros do ERGA-Portugal

O Atlas Europeu de Genomas de Referência (ERGA) é um projeto-piloto que visa desvendar o património genómico de 98 espécies, contribuindo para o seu conhecimento e conservação.

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