Nuno Matela

Orcid
Scopus
Google Scholar
Currículo Resumido

Nuno Matela licenciou-se em Engenharia Física Tecnológica pelo Instituto Superior Técnico em 2002. Depois de completar este ciclo, ingressou no programa doutoral em Biofísica da Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa (FCUL) e completou o doutoramento em Engenharia Biomédica e Biofísica pela mesma faculdade em 2008. Durante o doutoramento trabalhou no desenvolvimento de algoritmos de reconstrução de imagem para mamografia por emissão de positrões, integrado num projecto internacional que levou à construção de dois protótipos para diagnóstico de cancro da mama baseados nesta tecnologia. Atualmente, Nuno Matela é; Professor Auxiliar, em regime de exclusividade, do Departamento de Física da FCUL, sendo responsável por unidades curriculares da Licenciatura e do Mestrado em Engenharia Biomédica e Biofísica. Entre 2003 e 2013 foi professor da Escola Superior de Saúde Ribeiro Sanches, onde foi responsável por disciplinas de física e imagem médica do curso de Radiologia. É atualmente o coordenador da Licenciatura em Engenharia Biomédica e Biofísica e foi até 2023 coordenador do doutoramento com o mesmo nome. É investigador e subdiretor do Instituto de Biofísica e Engenharia Biomédica. Desde que acabou a sua licenciatura, Nuno Matela participou em 13 projetos financiados, orientou mais de 60 teses de mestrado e 1 de doutoramento (mais 4 em curso), todas relacionadas com imagem médica. Tem mais de 30 artigos publicados em revistas científicas internacionais e 3 capítulos de livros.

Interesses Científicos