Carlos Marques da Silva

Indicadores

ResearcherID
Orcid

Currículo Resumido

Formação académica: 2002 - Doutoramento em Paleontologia pela Universidade de Lisboa. Portugal.

1986 - Licenciatura e MSc em Paleontologia pela Universidade Estatal de Moscovo, M.V. Lomonosov.

URSS.

Estatuto profissional: Professor Auxiliar do Departamento de Geologia da Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa, desde Maio de 1993.

Actividade docente na FCUL: Lecciona na FCUL, desde 1989, disciplinas de Paleontologia (coordenador); Paleontologia Estratigráfica (coordenador); Tafonomia e Paleobiologia (coordenador); Paleoecologia; Petrografia Sedimentar, Geologia Geral; Património Geológico; Estratigrafia e Geo-História. Orientação de teses de doutoramento: Bernard Manuel Landau - Pliocene Gastropods from the Caribbean Island of Cubagua (Venezuela): Taxonomy and Palaeobiogeography (defendida em 2011, aprovada por unanimidade com “Distinção e Louvor”); Sofia Raquel Cardoso Pereira - Trilobites do Ordovícico Superior da zona Centro-Ibérica portuguesa. Trabalhos iniciados em 2011.

Interesses Científicos

Principal área científica: Paleontologia. Paleozoologia. Especialização em moluscos gastrópodes marinhos de idade neogénica (Miocénico + Pliocénico) do Atlântico NE e do Mediterrânico, com ênfase em estudos de paleoecologia e de biogeografia. Arqueomalacologia.

Outras áreas de actividade relacionada com ciência: Divulgação científica de temas relacionados com a Paleontologia e a Geologia, em geral. Elaboração de materiais de divulgação (textos, videogramas, materiais didácticos, etc.) sobre temas da Paleontologia e, em particular, da Paleontologia dos dinossáurios. Promoção da defesa da geodiversidade e da valorização do património natural geológico e paleontológico.

Scientific Interests

Main scientific field: Palaeontology. Palaeozoology. Neogene marine Gastropoda from the Atlanto-Mediterranean Region and the Caribbean, with a special interest in palaeobiogeography  and also Palaeoichnology. Bioerosion structures in association with Neogene to Recent rocky palaeoshores  Archaeomalacology, in collaboration with archaologists.

Other fields of activity: Science popularizatin of palaeontological and geological themes for the general public. Preparation and edition of science popularization materials (books, leaflets, field trips, videos) about Palaeontology and Geodiversity. Production of webpages dedicated to the popularization of Paleontology and Geological Heritage.

Publicações selecionadas
  • ÁVILA, S.; MELO, C.; BERNING, B.; CORDEIRO, R.; LANDAU, B.M. SILVA, C.M. da (2016) Persististrombus coronatus (Mollusca: Strombidae) in the Lower Pliocene of Santa Maria Island (Azores: NE Atlantic): Palaeoecology, palaeoclimatology and palaeobiogeographic implications. Palaeogeography, Palaeoclimatology, Palaeoecology, 441: 912-923.
  • LANDAU, B.M., KRONENBERG, G.; SILVA, C.M. DA (2015) - The genus Cittarium (Vetigastropoda: Trochoidea) in the Upper Miocene of the Dominican Republic with the description of a new species. Journal of Paleontology, 89(04): 589-593.
  • LANDAU, B.M., SILVA, C.M. DA & VERMEIJ, G.J. (2015) - First record of buccinid genus Chauvetia (Mollusca: Gastropoda) from the fossil record of the New World (Miocene, Venezuela) and its paleobiogeographic implications. Journal of Paleontology, 89(3): 487-493.
  • SILVA, C.M. DA; LANDAU, B.M. & LA PERNA, R. (2011) - Biogeography of Iberian Atlantic Neogene marginelliform gastropods (Marginellidae, Cystiscidae): Global change and transatlantic colonization. Journal of Paleontology, 85(6): 1052-1066.
  • SILVA, C.M. DA; LANDAU, B.; DOMÈNECH, R. & MARTINELL, J. (2010) - Pliocene Atlantic Molluscan Assemblages from the Mondego Basin (Portugal): Age and Palaeoceanographic implications. Palaeogeography, Palaeoclimatology, Palaeoecology, 285(3-4): 248-254.

Ver todas as Publicações