
Pormenor da Exposição "Formas & Fórmulas", patente ao público em Ciências entre outubro de 2016 e março de 2017
Estimular a atividade de docência, potenciando a qualidade do ensino/aprendizagem através da promoção da formação pedagógica dos docentes é uma aposta da Faculdade de Ciências da ULisboa.
Ações de formação agendadas
Ações de formação realizadas
2025
- Formação no âmbito da 22.ª edição do projeto "Observar e Aprender" - Observação de Aulas e Feedback | 13 e 14 fevereiro 2025
- Workshop de Voz | 11 e 13 fevereiro 2025
- FeedbackFruits | 10 fevereiro 2025
- Mentimeter | 13 e 14 janeiro 2025
2024
- Ações de Formação Pedagógica para Docentes da ULisboa (2024/2025) | 18 novembro a 10 dezembro 2024
- FMUL: Dia da Qualidade | Melhoria Contínua no Ensino-Aprendizagem | 14 novembro 2024
- ULisboa: formação para preparação de candidaturas a financiamento europeu de investigação | 08 a 30 outubro 2024
- Seminário da 21.ª edição do projeto "Observar e Aprender" | 01 outubro 2024
- ULisboa: 2.ª edição do Programa ULTRA - Oficinas Ativas (2024-2025, 1.º Semestre) | 25 setembro 2024 a 05 fevereiro 2025
- Evento de Acolhimento aos Novos Docentes e Investigadores | 04 a 06 setembro 2024
- Ações de Formação Pedagógica para Docentes da ULisboa (2024 - 2.ª edição)
- Gestão de Pautas no Moodle | 28 junho 2024
- ChatGPT & Active Learning: Uma parceria de sucesso | 26 junho a 10 julho 2024
- Avaliação para a Aprendizagem: Conceitos e Práticas | 04 e 05 junho 2024
- Workshop "Somos Todos Ouvidos" | 18 abril 2024
- Seminário da 20.ª edição do projeto "Observar e Aprender" | 14 março 2024
- Workshop de Voz | 15 e 16 fevereiro 2024
- 1 Petabyte de pedagogia | 23 e 24 janeiro 2024
2023
- 19.ª edição do projeto "Observar e Aprender"
- Ações de Formação Pedagógica para Docentes da ULisboa (2.ª edição)
- Ferramentas Tecnológicas de Apoio Pedagógico - II | 05 setembro 2023
- Ferramentas Tecnológicas de Apoio Pedagógico - I | 11 julho 2023
- Estratégias de Comunicação para Docentes | 23 junho 2023
- Seminário do projeto "Observar e Aprender" | 01 março 2023
- Ações de Formação Pedagógica para Docentes da ULisboa | janeiro e fevereiro 2023
- Recursos Educacionais Abertos no ensino superior | 09 fevereiro 2023
- Direitos de autor na criação de materiais didáticos | 07 fevereiro 2023
- 8.ª edição das Jornadas Interinstitucionais de Desenvolvimento Pedagógico (JIDP) | Inscrições de 02 a 11 de janeiro 2023 | Formações entre 30 de janeiro e 10 de fevereiro de 2023
- Maturidade educacional - sustentabilidade emocional e cognitiva para professores e estudantes no uso de metodologias ativas e inovadoras | 04 e 05 janeiro 2023
2022
- Elaboração de Testes no Moodle (Inicial) | 12 a 18 dezembro 2022
- Planificação de Unidades Curriculares Express | 06 junho 2022
- Flipped Learning - Um início | 30 maio 2022
- Planificação de Unidades Curriculares | 17 e 18 fevereiro 2022
- Mentimeter, Ferramenta de interação | 16 fevereiro 2022
- Utilização de Google Jamboard em sala de aula | 15 fevereiro 2022
2021
- O papel dos ECTS na planificação do Semestre | 18 junho 2021
- Active learning & Aulas teóricas: Uma díade transformadora no Ensino Superior | 16 junho 2021
- Pós-Graduação em Pedagogia do Ensino Superior
- Teaching and Learning UNITE!
- Seminário "Flipped Learning" | 26 maio 2021
- Workshop "Quando o Autismo vai para a Universidade" | 19 maio 2021
- Ações de Formação Pedagógica para Docentes da ULisboa | maio 2021
- Ações de Formação Pedagógica para Docentes da ULisboa - Moodle | março 2021
- Sessão de informação sobre o projeto "Observar e Aprender" | 22 fevereiro 2021
- Criação de Testes no Moodle | 18 fevereiro 2021
- Mentimeter | 12 fevereiro 2021
- Moodle de Nível Intermédio | 11 fevereiro 2021
- Mecanismos de Interação no Zoom: Enquetes e Salas simultâneas | 10 fevereiro 2021
- Feedback em pequenos vídeos | 05 fevereiro 2021
- Moodle de Nível Inicial | 04 fevereiro 2021
- Zoom | 02 e 09 fevereiro 2021
- Active learning | 01 fevereiro 2021
- 1 Petabyte de pedagogia (2.ª edição) | 29 janeiro e 01 fevereiro 2021
2020
- Workshop "Criação de Testes no Moodle" | 26 novembro 2020
- Workshop "Moodle de Nível Intermédio" | 19 novembro 2020
- Workshop "Moodle de Nível Inicial" | 12 novembro 2020
- Instructor Immediacy na relação aluno/docente | 29 outubro 2020
- Zoom - truques e dicas para iniciantes (outubro 2020) | 09 e 28 outubro 2020
- Ensino Híbrido: Sugestões e Reflexões | 14 outubro 2020
- Active Learning em ensino remoto síncrono (outubro 2020) | 13 outubro 2020
- Zoom - truques e dicas para iniciantes (setembro 2020) | 17 setembro 2020
- Workshop de Acolhimento aos Novos Docentes | 09 a 11 setembro 2020
- Zoom - truques e boas práticas para iniciantes | 02 julho 2020
- Instructor immediacy na relação aluno/docente | 29 junho 2020
- Como dar Feedback em pequenos vídeos | 24 junho 2020
- Active Learning em ensino remoto síncrono (junho 2020) | 22 junho 2020
- Técnicas de Voz, Oralidade e Comunicação (Módulo I) - Evento cancelado | 31 março, 01 e 02 abril 2020
- Formulação de objetivos de aprendizagem - Evento cancelado | 30 março e 01 abril 2020
- Técnicas de Voz, Oralidade e Comunicação (II) | 28, 29 e 30 janeiro 2020
- In-class Flip: A nova tendência pedagógica | 21 janeiro 2020
2019
- Tecnologias Móveis em Sala de Aula | 15 julho 2019
- Iniciação à Prática Pedagógica | 25 e 26 junho 2019
- Estratégias de Comunicação para Docentes | 24 e 25 junho 2019
- Sucesso e Qualidade da Aprendizagem no Ensino Superior | 04 junho 2019
- Workshop "Criação de testes na plataforma Moodle" (fevereiro 2019) | 11 e 15 fevereiro 2019
- Workshop "Criação de testes na plataforma Moodle" (janeiro 2019) | 07 janeiro 2019
Fóruns informais de discussão
- Sessão sobre Práticas Pedagógicas | 18 junho 2019