Sessão de informação sobre o projeto "Observar e Aprender"

Transmissão através de Videoconferência
Logótipo do projeto
ULisboa

Observar e Aprender - Observação cruzada de aulas entre docentes, numa base de voluntariado e de partilha de experiências pedagógicas na Universidade de Lisboa.

Inscrições | Programa da sessão

 

A sessão de informação do dia 22 de fevereiro é especialmente dedicada a quem vai participar no projeto pela primeira vez e gostaria de saber mais detalhes sobre o seu funcionamento. Está aberta a todos os interessados, mediante inscrição prévia.


O projeto Observar e Aprender visa estimular a atividade de docência no Ensino Superior, promovendo espaços de experimentação e apoio aos docentes da ULisboa, constituindo-se como um fórum de formação interdisciplinar.

As competências e a prática letiva podem ser melhoradas através do feedback recebido pelo observado, mas também através da sensibilização pedagógica que resulta da atividade como observador, num esquema de observações em que os docentes participantes são voluntários e em que o anonimato e a confidencialidade se encontram assegurados. 

O modelo de observação de pares proposto tem como base um quarteto constituído por dois pares de docentes, oriundos de diferentes Escolas e formando grupos de trabalho nos quais todos os intervenientes observam (duas vezes) e são observados (duas vezes).

A equipa que coordena este projeto propõe-se assegurar a continuação desta iniciativa após a realização de treze bem sucedidas edições, onde foi possível contar com a participação ativa de 203 docentes de 17 Escolas da Universidade de Lisboa. O objetivo continua a ser o de assegurar o envolvimento e a participação ativa de um número crescente de docentes da ULisboa.

Realizar-se-á no início de cada semestre um evento para a preparação das tarefas de observação e para a partilha dos principais resultados alcançados no decurso do semestre anterior.

15h00

Seminários por Daniel Sequeira e Emily Croasdale.

Título/data/local do evento e fotografia de cruzamento bastante movimentado

Conferência da redeMOV, por Ana Rita Martins (IST-ULisboa).

Logótipos CIÊNCIAS/CEAUL, indicação do título/data/orador e representação do cérebro humano

Participants will be introduced to using R in real life situations. From the start, this hands-on practical workshop will focus on following good programming and data analysis practices. 

Ação de formação para docentes e investigadores de CIÊNCIAS.

Título "Quem são as mulheres do LIP na experiência ATLAS do CERN? - um encontro de gerações"

Um encontro que homenageia as várias gerações de mulheres do grupo do LIP que participam na experiência ATLAS, no colisionador LHC do CERN. Este evento celebra décadas de liderança e contributos femininos num dos maiores projetos científicos do mundo.

Seminário de Lógica Matemática, por Luís Pereira (Universidade de Lisboa).

Título/data/local do evento e logótipos das entidades organizadoras

O evento permite aos mestrandos em dissertação apresentar e discutir os seus projetos no ambiente de um congresso científico.

Título/data/local do evento e logótipo Ciência Viva

Teresa Correia, estudante de Engenharia Física de CIÊNCIAS, participa nesta iniciativa.

Foto do retrato do Professor João Cosme Guerreiro no Grande Auditório de CIÊNCIAS.

Sessão comemorativa, a realizar na ocasião da colocação do retrato do Professor João Guerreiro no Grande Auditório, bem como de um póster a ele relativo no átrio do edifício C3.

António Cruz Serra

A cerimónia decorre no Pavilhão de Portugal, pelas 17h00 do dia 12 de fevereiro.

Logótipo do projeto

Formação no âmbito da 22.ª edição do projeto "Observar e Aprender", com inscrições até 10 de fevereiro.

Seminário de Análise e Equações Diferenciais, por Mitchell A. Taylor (ETH Zurich).

Fotografia de João Paulo Dias

O Departamento de Matemática convida à participação neste evento especial de comemoração dos 80 anos do Professor João Paulo Dias, que reúne amigos e colaboradores do docente.

Título/data/local do evento e fotografia de livros abertos sobre uma mesa

A jornada de um mestrado ou doutoramento vai além dos desafios académicos - envolve também gerir emoções e lidar com pressões que podem impactar o desempenho e o bem-estar.

Título e datas de candidaturas aos prémios, sobre uma imagem abstrata

Candidaturas abertas até 14 de fevereiro - em 2025, serão atribuídos 26 Prémios e 52 Menções Honrosas.

Composição do logótipo da ULisboa e de representação do rosto humano à base de relógios

Consegue comunicar eficazmente a sua investigação de doutoramento em 3 minutos?

Fotografia de Carlos Paredes

Concerto no âmbito do programa Música na Universidade de Lisboa.

Título do curso, sobre uma fotografia do Large Hadron Collider

The objective of the course is to introduce the physics, analysis methods and results on the physics areas covered by the LHC experiments.

A reunião, aberta a toda a comunidade estudantil, tem como objetivo esclarecer os mecanismos processuais de formalização de todas as realidades associativas existentes, a potencial criação de novas e a implementação e funcionamento futuros do FAC

Título/data/local do evento e fotografia do orador

Talk @DI, por Alex Davidson (DI/FCUL).

Banner do Dia do DEGGE 2025.

Um evento dedicado às três áreas de estudo do Dia do Departamento de Engenharia Geográfica, Geofísica e Energia: Engenharia da Energia e Ambiente; Meteorologia, Oceanografia e Geofísica; Engenharia Geoespacial.

Título/data do programa, logótipo da ULisboa e fotografia de jovem a ouvir música de olhos fechados

Uma introdução à prática de meditação onde vais aprender a gerir as tuas emoções, pensamentos e desenvolver um relacionamento saudável contigo e com os outros - inscrições até 21 de fevereiro.

Título/data/local do evento e fotografia de vegetais

Workshop hands-on, dirigido a todos os estudantes da ULisboa.

Pormenor de pessoa sentada a ler um livro

Maiores de 50 anos - Candidaturas até 14 de fevereiro.

Seminário de Geometria, por Marcos Petrúcio Cavalcante (Universidade Federal de Alagoas - UFAL).

Páginas