Ação de formação para docentes e investigadores

Avaliação para a Aprendizagem: Conceitos e Práticas

Sala 8.2.02, Ciências ULisboa
Pormenor de linguagem corporal (braços e mãos) de pessoa a dialogar
Unsplash - Headway

Por Márcia de Freitas Vieira.

As práticas de avaliação no contexto do Ensino Superior têm sofrido mudanças nos últimos anos, especialmente, no que se refere aos seus propósitos e estratégias. A avaliação para a aprendizagem constitui uma dessas principais alterações. No entanto, a prática avaliativa ainda utiliza predominantemente a prova escrita individual, que embora seja um importante método para avaliar a compreensão do aluno e sua capacidade de apreensão do conteúdo de forma individual, dificilmente se corresponde com as melhores práticas de educação. No processo avaliativo, considerando a diversidade de aprendizagens em sala de aula, é importante utilizar vários instrumentos e estratégias didáticas para avaliar. Por isso, a importância de refletir e debater questões relacionadas, não só com o conceito de avaliação, as suas funções e modalidades, mas principalmente, com a sua influência nas aprendizagens dos estudantes e nas práticas dos professores. Neste sentido, o principal objetivo desta formação é propiciar aos docentes, elementos teóricos e práticos acerca de estratégias e instrumentos de avaliação inovadoras, mais participativas e democráticas, e, sobretudo, formativas, que contemplem a diversidade de perceções de aprendizagem dos alunos.

 

Conteúdos a abordar:

  • Conceções, modalidades e funções da avaliação
  • Avaliação Formativa
  • Estratégias e ferramentas para avaliação

Datas:

  • 04 de junho, das 10h às 18h
  • 05 de junho, das 10h às 13h
  • Duração: 9.0 horas

Link para inscrição:

Gabinete de Desenvolvimento Académico e Formação | Ciências ULisboa

Nesta atividade será possível visitar alguns laboratórios do MARE, de modo a perceber o seu funcionamento e a investigação que aí é conduzida.

Ciência fresquinha? Temos. Uma bebida a acompanhar? Também!

Título do evento, logótipo da Unite! e representação de mão a escrever uma carta

A ULisboa recebe um evento solidário de angariação de fundos para as Bolsas Alumni Solidário, no contexto da Unite! e da sua promoção da inclusão e do bem-estar no campus.

Será que sabes fazer a reciclagem? Será que conheces todos os 10 Rs da sustentabilidade?

Logótipos de Ciências ULisboa/GAPsi e calendarização das palestras

Uma conversa sobre regulação emocional.

Conferência do Centro Interuniversitário de História das Ciências e da Tecnologia, por Gemma Cirac-Claveras (Institut d'Història de la Ciència - Barcelona).

Alguma vez te questionaste como é que a eletrónica que nos rodeia é feita?

Título/data/local do evento e logótipos das entidades envolvidas

Uma viagem em que os visitantes terão a oportunidade de conhecer o LIP e os lugares para onde viajamos diariamente no nosso trabalho - os lugares onde estão instaladas as nossas experiências, de onde chegam os dados que analisamos, onde estão (ou estarão) instalados os detetores que construímos, onde é aplicada a investigação que se faz no LIP.

A inteligência artificial (IA) tem estado no centro das atenções devido ao seu rápido desenvolvimento e potencial transformador em todas as áreas da sociedade, nomeadamente no sector da educação.

Título/data/local do evento e fotografia de profissional de saúde a interagir com um paciente, em tons sépia

Com foco na promoção de cuidados de saúde centrados no doente, a conferência pretende mobilizar a comunidade e o ecossistema da ULisboa para discutir estratégias e tendências na área, bem como atuais e futuras iniciativas de investigação clínica e de dados com vista à prestação de cuidados de elevado valor.

Data Science Seminar, por Nuno Neves (LASIGE/DI-FCUL).

Imagem do evento - título, local e data do evento

Investigação Ecológica ao Serviço da Conservação

Durante este dia, acesso gratuito ao Museu, ao Jardim Botânico de Lisboa e ao Jardim Botânico Tropical.

Título/data/local do evento e representação do cérebro humano

A iniciativa reúne estudantes e investigadores que apresentam e discutem trabalhos de investigação em curso, e novas propostas e ideias nas áreas da mente, cérebro e cognição.

Representação futurista de sistema de produção agrícola

Conferência Anual do Colégio F3 e da Rede Agro da Universidade de Lisboa.

IDL Lecture, por John Clinton (ETHZ).

Seminário do Centro de Física Teórica e Computacional, por James Kennedy (Departamento de Matemática, Faculdade de Ciências, Universidade de Lisboa, Portugal).

Queres explorar diferentes áreas da Matemática de forma descontraída?

Seminário de Lógica Matemática, por Maria Beatrice Buonaguidi (King's College London).

O curso, a decorrer de 26 a 29 de novembro, destina-se a fornecer competências a quem pretende trabalhar com modelos experimentais ou com vertebrados selvagens.

Título/data/local do evento, logótipos DGES/ULisboa e fotografia de pormenor de docente a corrigir testes

O workshop visa identificar estratégias práticas que promovem a eficácia do estudo perante o aproximar de períodos avaliativos.

Seminário em Biologia Humana e Ambiente, por Paula Alexandra Lopes (Faculdade de Medicina Veterinária - FMV - Universidade de Lisboa; Centre for Interdisciplinary Research in Animal Health - CIISA).

Seminário do Departamento de Física de Ciências ULisboa, por João Lin Yun (Instituto de Astrofísica e Ciências do Espaço, FCUL).

Seminário Doutoral II (Doutoramento em Biologia - Especialidade em Ecologia), por Celso José Miguel Paulo.

Join us for a discussion on the challenges and opportunities of developing and implementing sustainable marine spatial planning (MSP) and management around the globe. With international experts from Brazil, USA, Spain and Portugal as guest speakers!

Páginas