Ação de formação para docentes e investigadores

Avaliação para a Aprendizagem: Conceitos e Práticas

Sala 8.2.02, Ciências ULisboa
Pormenor de linguagem corporal (braços e mãos) de pessoa a dialogar
Unsplash - Headway

Por Márcia de Freitas Vieira.

As práticas de avaliação no contexto do Ensino Superior têm sofrido mudanças nos últimos anos, especialmente, no que se refere aos seus propósitos e estratégias. A avaliação para a aprendizagem constitui uma dessas principais alterações. No entanto, a prática avaliativa ainda utiliza predominantemente a prova escrita individual, que embora seja um importante método para avaliar a compreensão do aluno e sua capacidade de apreensão do conteúdo de forma individual, dificilmente se corresponde com as melhores práticas de educação. No processo avaliativo, considerando a diversidade de aprendizagens em sala de aula, é importante utilizar vários instrumentos e estratégias didáticas para avaliar. Por isso, a importância de refletir e debater questões relacionadas, não só com o conceito de avaliação, as suas funções e modalidades, mas principalmente, com a sua influência nas aprendizagens dos estudantes e nas práticas dos professores. Neste sentido, o principal objetivo desta formação é propiciar aos docentes, elementos teóricos e práticos acerca de estratégias e instrumentos de avaliação inovadoras, mais participativas e democráticas, e, sobretudo, formativas, que contemplem a diversidade de perceções de aprendizagem dos alunos.

 

Conteúdos a abordar:

  • Conceções, modalidades e funções da avaliação
  • Avaliação Formativa
  • Estratégias e ferramentas para avaliação

Datas:

  • 04 de junho, das 10h às 18h
  • 05 de junho, das 10h às 13h
  • Duração: 9.0 horas

Link para inscrição:

Gabinete de Desenvolvimento Académico e Formação | Ciências ULisboa
Logótipos Ciências ULisboa e C-Academy, títulos dos cursos

Um programa de formação avançada em Cibersegurança para a administração pública e o setor privado desenvolvido pelo Centro Nacional de Cibersegurança, no âmbito do Plano de Recuperação e Resiliência.

Logótipos Ciências ULisboa e C-Academy, títulos dos cursos

Um programa de formação avançada em Cibersegurança para a administração pública e o setor privado desenvolvido pelo Centro Nacional de Cibersegurança, no âmbito do Plano de Recuperação e Resiliência.

Logótipo do evento, sobre um fundo branco

Um evento de reunião da comunidade nacional nas diversas vertentes da informática, com a ambição de ser o fórum de eleição para a divulgação, discussão e reconhecimento de trabalhos científicos.

Imagem do evento

Extended enrolement date until July 12th.

Logótipo do Workshop

A participação na 3.ª edição do Workshop é gratuita, mediante inscrição prévia.

Are you ready for this year's edition?

Imagem do evento - título, local e data do evento

Investigação Ecológica ao Serviço da Conservação

A leading venue for presenting and discussing the latest research, industrial practice and innovations in dependable and secure computing.