Ações de Formação Pedagógica para Docentes

In-class Flip: A nova tendência pedagógica

Sala de Conferências, Reitoria da ULisboa
Fotografia de um docente no contexto de uma aula
ULisboa: https://www.ulisboa.pt/info/formacao-pedagogica-para-docentes

Neste workshop iremos abordar esta nova abordagem que aplica os mesmos fundamentos do Flipped classroom - já confirmados pela investigação como tendo benefícios na aprendizagem - à dinâmica da sala de aula, sem trabalho autónomo extra-aula para os alunos.

Destinatários: Docentes e Investigadores da ULisboa.

Duração: 2 horas | 1 sessão.

Formador: Sofia Sá

Mestre em Psicologia Educacional (especialidade Avaliação de aprendizagens; atualmente a frequentar o PhD Europeu EDITE - European Doctorate in Teacher Education), formadora pedagógica em regime de freelancer na Reitoria ULisboa, Reitoria UPorto, Politécnico de Leiria, Beja, Setúbal e Porto e formadora/consultora de Excel Avançado/ VBA em diversas empresas e institutos públicos. Atualmente Professora Auxiliar Convidada no Instituto Superior Técnico, onde leciona uma Unidade Curricular de soft skills no mestrado de Engenharia Informática.

Desenvolveu formações técnicas e pedagógicas para alunos e docentes no IST e em outras instituições, conhecendo intimamente o Ensino Superior bem como as questões relacionadas com a aprendizagem, avaliação e dinâmicas educativas. Desenvolve investigação na área da implementação de novos métodos pedagógicos no Ensino Superior.

Os docentes de Ciências ULisboa que estejam interessados em frequentar a referida ação deverão enviar um email para gqai@ciencias.ulisboa.pt até à próxima sexta feira, dia 17 de janeiro, indicando o nome e o n.º de cartão de cidadão.

11h00-13h00
Imagem ilustrativa do evento, acompanhada do respetivo título, oradores, dia, hora, link e logótipos das entidades organizadoras

Desta vez, o Espaço é todo seu.

Descubra mais sobre o Universo, colocando as suas próprias perguntas a um painel de cinco investigadores do Instituto de Astrofísica e Ciências do Espaço (IA).

Speaker: Maria Colombo (École Polytechnique Fédérale de Lausanne).

Imagem ilustrativa do evento, acompanhada de informações adicionais (título e data)

Dia Aberto de Ciências 2020 realiza-se no dia 3 de junho e será, pela primeira vez, integralmente realizado onlineInscrições até dia 31 de maio.

Imagem ilustrativa dos cursos avançados cE3c 2019/2020

Objectives: provide students with basic knowledge of R programming, allowing them to manipulate and visualize data with R.

More information available here.

Cancelamento motivado pela aplicação do plano de contingência da Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa relativo ao novo Coronavírus (COVID-19).

Imagem ilustrativa dos cursos avançados cE3c 2019/2020

Objectives: provide students with statistical knowledge and tools to manipulate, analyze and visualize biological data with R. Introduction to modeling, simulations and Bayesian statistics.

Fotografia de auditório de Ciências ULisboa

Apresentações de João Cordovil (Centro de Filosofia das Ciências da Universidade de Lisboa / Ciências ULisboa) e Diana Barbosa (Comcept - Comunidade Céptica Portuguesa).

Imagem alusiva à Escola de Verão de Energia

Face à emergência da pandemia da COVID-19, a 6.ª edição da Escola de Verão de Energia da Faculdade de Ciências da ULisboa, prevista para 6 a 10 de julho de 2020, será adiada para data a definir em 2021.

International Colloquium – Biology of the Soricidae

Cancelamento motivado pela aplicação do plano de contingência da Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa, na sequência das orientações da Direção-Geral de Saúde e das recomendações por parte da Reitoria da Universidade de Lisboa, relativamente ao novo Coronavírus (CO

Imagem ilustrativa do prémio (fotografia de rosto de um jovem, metade humana e metade "computorizada", acompanhada do título da iniciativa e do slogan "Um Milhão para a Inovação"

Candidaturas a decorrer até ao dia 15 de julho de 2020.

IN3+  | Um Milhão para a Inovação.

O prémio IN3+ destina-se a todos os investigadores pertencentes às entidades que integram a Rede Inovação INCM.

Fotografia de uma formação rochosa

Cancelamento motivado pela aplicação do plano de contingência da Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa, na sequência das orientações da Direção-Geral de Saúde e das recomendações por parte da Reitoria da Universidade de Lisboa, relativamente ao novo Coronavírus (COVID-1

Logótipo do evento, sobre um fundo branco

New date: September 14th-16th, 2020.

Logótipo do evento, acompanhado da nova data de realização

Ciências ULisboa associa-se ao maior evento mundial sobre inovação para a sustentabilidade - “The Planetiers World Gathering” - que terá lugar no Altice Arena entre 21 e 23 de outubro de 2020, sob os auspícios da

Fotografia de caminhantes numa montanha

Programa de Formação Contínua de Professores do Ensino Básico (3.º ciclo) e Secundário, grupos 420 e 520.

New date: 30 August - 03 September 2021.

This conference is the 22nd in the series of triennial conferences which bring together the Particle and Nuclear Physics communities.