Ações de Formação Pedagógica para Docentes

In-class Flip: A nova tendência pedagógica

Sala de Conferências, Reitoria da ULisboa
Fotografia de um docente no contexto de uma aula
ULisboa: https://www.ulisboa.pt/info/formacao-pedagogica-para-docentes

Neste workshop iremos abordar esta nova abordagem que aplica os mesmos fundamentos do Flipped classroom - já confirmados pela investigação como tendo benefícios na aprendizagem - à dinâmica da sala de aula, sem trabalho autónomo extra-aula para os alunos.

Destinatários: Docentes e Investigadores da ULisboa.

Duração: 2 horas | 1 sessão.

Formador: Sofia Sá

Mestre em Psicologia Educacional (especialidade Avaliação de aprendizagens; atualmente a frequentar o PhD Europeu EDITE - European Doctorate in Teacher Education), formadora pedagógica em regime de freelancer na Reitoria ULisboa, Reitoria UPorto, Politécnico de Leiria, Beja, Setúbal e Porto e formadora/consultora de Excel Avançado/ VBA em diversas empresas e institutos públicos. Atualmente Professora Auxiliar Convidada no Instituto Superior Técnico, onde leciona uma Unidade Curricular de soft skills no mestrado de Engenharia Informática.

Desenvolveu formações técnicas e pedagógicas para alunos e docentes no IST e em outras instituições, conhecendo intimamente o Ensino Superior bem como as questões relacionadas com a aprendizagem, avaliação e dinâmicas educativas. Desenvolve investigação na área da implementação de novos métodos pedagógicos no Ensino Superior.

Os docentes de Ciências ULisboa que estejam interessados em frequentar a referida ação deverão enviar um email para gqai@ciencias.ulisboa.pt até à próxima sexta feira, dia 17 de janeiro, indicando o nome e o n.º de cartão de cidadão.

Imagem ilustrativa do evento

Um congresso científico com o objetivo de mostrar o trabalho realizado por investigadores portugueses nas áreas da Neurociência, Ciência Forense, Genética Molecular, Virologia e Bioengenharia.

Imagem ilustrativa do evento

Um inovador evento de recrutamento e networking!

Mapa de Portugal e informações sobre os Censos 2021

Os Censos 2021 estão aí! Esteja atento à sua caixa de correio.

Mathematical Logic Webinar, por Benedict Eastaugh (Munich Center for Mathematical Philosophy-LMU).

Imagem ilustrativa do evento

Sessão comemorativa do 110.º aniversário de Ciências ULisboa.

PhD in Informatics Seminar, por Fernando Alves.

Imagem ilustrativa do evento

A Jobshop Ciências está de volta!

Logótipo do ciclo de webinars, sobre um fundo branco

At AppEEL, we aim to advance the study of evolution from an inter- and transdisciplinary approach and to identify how biological evolutionary theories can be applied to the epistemological, sociocultural and linguistic domains.

Imagem ilustrativa da ação de formação

Formação de Comunicação em Ciência(s), por Rita Ferreira (InnovPlantProtect, Gestora de Comunicação / NOVA FCSH-ITQB NOVA, Mestranda / Rede SciComPt, sócia).

Ponte Vasco da Gama, Lisboa

A conference directed for Postdocs, PhD and Master students of Lisbon Universities. PhD and Master students will present short communications about their current research work.

Logótipo do projeto SOILdarity e dados do evento

The workshop aims to promote the discussion about the state of the art of women’s role in distinct realities and environments, how their visibility is increasing, as well as the main obstacles for the assumption of high-level responsibilities in modern and in traditional organizations and contexts.

This course aims to provide students with basic knowledge of R programming, allowing them to manipulate and visualize data with R

This course aims to provide students with statistical knowledge and tools to manipulate, analyze and visualize biological data with R. Introduction to modeling, simulations and Bayesian statistics.

Logótipo da iniciativa

"Património e divulgação em Paleontologia" é o tema escolhido para esta edição do EJIP.

A mostly practical course, offering an overview on different community ecology and macroecological methods and software.

Logótipo da conferência, sobre um fundo branco

THE meeting place for Mobility Management practitioners and experts all over Europe.

An overview of the different ways to measure biodiversity, and provides tips for the stratification of primary biodiversity data and the construction of variables that describe its various facets.

Título e data do evento

An overview of recent developments and applications of the algebraic and analytic theory of D-modules.

This course aims at enabling the participants to use different methods to measure the impacts of pollutants on ecosystems.

How to predict the three-dimensional structure of nucleic acid and proteins from their sequence and use the acquired knowledge to improve or create new methodologies in molecular biology research and diagnostics?

Logótipo do evento, sobre um fundo branco

Welcome to an unique silicon for photovoltaics event in Lisbon!

Logótipo da Unite!

Summer School no âmbito da Rede UNITE! (University Network for Innovation, Technology and Engineering), de que faz parte a ULisboa, com inscrições a decorrer até 15 de maio de 2021.