Ações de Formação Pedagógica para Docentes

Técnicas de Voz, Oralidade e Comunicação - Módulo I (Evento Cancelado)

Sala de Conferências, Reitoria da Universidade de Lisboa
Fotografia de um docente no contexto de uma aula

Objetivos:

• Consciencializar os diferentes tipos de respiração e a relação estrita destes com o corpo e emissão vocal;
  • Executar com destreza os diferentes tipos de respiração e âncoras de apoio físico-vocal, consciencializando as suas implicações físicas na fala e na projeção no espaço;
  • Compreender e executar a estrutura dos pontos de foco da voz bem como dos pontos de articulação, integrados no corpo;
  • Praticar os objetivos anteriores num texto em prosa com vista à sua aplicação na oralidade espontânea.

Destinatários: docentes e investigadores da ULisboa.

Duração: 12h | 3 sessões de 4 horas.

Calendarização: 31 de março, 01 e 02 de abril de 2020 | 18h00-22h00.

Local: Sala de Conferências da Reitoria da Universidade de Lisboa.

Formador: João Henriques: professor de Voz  na Escola Superior de Teatro e Cinema (Lisboa), na Escola Superior de Música, Artes e Espetáculo (Porto)  e na Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias. Mestre em Ensino da Música – especialidade em ensino do Canto - pela Escola das Artes da Universidade Católica do Porto. Pós-graduado em Ópera e Estudos Músico-Teatrais, pela ESMAE, e curso superior de Canto da ESML. Colaborador residente no Teatro Nacional São João de 2003 a 2014, tendo sido responsável pela preparação vocal e elocução de múltiplas produções da casa, dirigindo diversas oficinas de técnica vocal.

Candidaturas AQUI.

O ato de inscrição tem um custo associado de 30€.

Os docentes de Ciências interessados deverão enviar um e-mail até dia 13 de março, indicando o nome, o n.º de cartão de cidadão e a ação que pretendem frequentar.

Título "M23 2023/24", inserido em fotografia de alunos da ULisboa

Um evento a decorrer online no dia 01 de fevereiro de 2023.

Lecture Course, por Herwig Hauser (Faculty of Mathematics, University of Vienna).

Seminário do Laboratório de Instrumentação e Física Experimental de Partículas, por Pedro Abreu (LIP / IST).

BioISI Research Seminar, por Margarida Gama-Carvalho (BioISI/Ciências ULisboa).

Lisbon Webinar in Analysis and Differential Equations, por Edgard Pimentel (Universidade de Coimbra).

Titulo, dia, hora, local do evento e fotografia do orador

Encontro Scientia, por Sergio Chozas (cE3c - Environmental Stress & Functional Ecology).

Mathematical Logic Seminar, por Ana Borges (University of Barcelona).

Banner do evento, incluindo titulo/dia/hora/local e fotografia de passageiros de transportes públicos

Evento no âmbito do Ciclo de Conferências "Conversas à 6.ª", promovido pela redeMOV da Universidade de Lisboa.

Logótipo da ULisboa, sobre um fundo escuro e ondas sonoras

Submissão de propostas até 06 de fevereiro de 2023.

Título do evento, inserido em composição de imagens alusivas ao cérebro e a puzzles

Um curso interdisciplinar dirigido a todos os que tenham interesse nas áreas de Neurociências e Filosofia.

Symbiosis is a key strategy for life on Earth. Nevertheless, although many research groups have long been committed to the study of symbiosis, its definition and functioning are not fully understood, and its ecological role and relevance are still underestimated.

Este Workshop tem como objetivos divulgar a política de criação de materiais didáticos de Ciências ULisboa, bem como saber identificar e utilizar as licenças Criative Commons.

Este Workshop tem como objetivo dar a conhecer os Recursos Educacionais Abertos e como tirar proveito desse recurso.

This 5-day course offers to the participants a light microscopy course focusing on fluorescence microscopy techniques applied to the detection of proteins and glycans in tissue samples and cell cultures.

Titulo, dia, hora e local do evento, acompanhados de fotografias dos oradores

O que acontece quando os temas comentados nos media são controversos e os/as investigadores/as sofrem comentários negativos nos media ou online, ou mesmo ameaças? O que pode ou deve o investigador fazer? E como podem também apoiá-lo a sua instituição e os comunicadores que com ele/a trabalham?

Reflexo do pôr-do-sol nas águas do rio Tejo

Call for Proposals: Multi-Year Projects and Events.

Título, data, hora, local e logótipos das entidades promotoras do evento

In this panel discussion we will compare scientific research processes in Portugal and the US.

Fotografia da Praça do Comércio, em Lisboa

Candidaturas ao prémio (versões preliminares dos artigos) até 28 de fevereiro de 2023.

This course aims to explore ways of communicating science to non-specialized audiences, such as policy makers, industry, general public (including students and teachers), through their engagement and participation in citizen science activities.

Estudante a trabalhar em frente ao computador

A ULisboa irá atribuir 30 bolsas de doutoramento no âmbito da European University Unite!

A 19 de abril de 2023 celebra-se o 112.º aniversário da Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa.

Logótipo do evento, sobre um fundo branco

This year our motto is "Reinventing Science, for yourself and others”.

The objective of this course is to provide students with basic knowledge of R programming, allowing them to manipulate and visualize data with R.

The objective of this course is to provide students with statistical knowledge and tools to manipulate, analyze and visualize biological data with R. Introduction to modeling, simulations and Bayesian statistics.