Ação de formação para docentes e investigadores

Workshop de Voz

Sala 8.2.12, Ciências ULisboa
Fotografia de microfone
Foto de Matt Botsford na Unsplash

Este workshop destina-se a todos que queiram trabalhar a comunicação a partir da voz e da presença vocal. A todos os que estejam interessados em explorar as potencialidades técnicas e criativas da sua voz. O profissional que utiliza a sua voz como ferramenta de trabalho deve conhecê-la para poder tirar o maior partido das suas potencialidades e para poder lidar com possíveis problemas que venham a surgir, fazendo da voz o seu maior aliado para o conforto e sucesso. A má utilização do aparelho vocal provoca desgaste físico e psicológico que condicionam o discurso.

O reconhecimento da morfologia e das potencialidades do aparelho vocal é fundamental para o processo de estimulação da expressividade oral.

Este reconhecimento é feito através de sequências de exercícios de respiração, entoação, articulação e projeção vocal.

Abordaremos a comunicação e a expressão oral como um acontecimento físico e de relação com o grupo. Este trabalho estimula a descoberta de novas formas de convívio e invenção do espaço, com auxílio de técnicas de apoio à expressão do corpo e da voz. Estimula o desenvolvimento de uma escuta e entoação qualificadas, capazes de gerar acordos sensíveis para a criação e de um discurso expressivo e confiante.

• Descobrir e desenvolver os recursos expressivos da voz
  • Ampliar as noções de cuidado e desenvolvimento da saúde vocal
  • Aprender a rentabilizar a respiração e, consequentemente, a voz
  • Desenvolver uma escuta qualificada de si próprio
  • Projeção e velocidade do discurso
  • Explorar os recursos técnicos da voz, para a descoberta de “novas vozes”
  • Aprendizagem de diversos efeitos vocais e ressonâncias, que ajudam na criação de personagens falantes
  • Aplicar as descobertas na criação de discursos expressivos e eficazes

• Postura corporal; relaxamento; aquecimento muscular
  • Sons da voz e as variáveis da respiração
  • Aquecimento vocal e ritmos da respiração
  • O valor da palavra, articulação das palavras e o recurso às onomatopeias e lengalengas
  • Articulação da voz com a mensagem. O ritmo e a expressão do texto. Exercícios de sonoridade, de interpretação e de improvisação vocal

Formadora

Marta Fernandes

Horário e sala

• Dia 15 de fevereiro, quinta feira, das 10 às 13 e das 14 às 17 horas
  • Dia 16 de fevereiro, sexta feira, das 10 às 13 horas
  • Sala 8.2.12, Ciências ULisboa
Iconografia representando um casal masculino/feminino e diversas áreas científicas

A maior feira de Mestrados e Pós-Graduações, agora também no Algarve.

Hi-Phi Seminar, por Ana Simões (CIUHCT/Ciências) e Ana Matilde Sousa (CIEBA/FBAUL).

Seminário do Laboratório de Instrumentação e Física Experimental de Partículas, por Carlota Andrés  (LIP).

Logótipo do projeto, fotografia de cão com óculos e título/data/horário do evento

Que teriam para nos dizer os estudantes que hoje são nossos professores?

Conferência do Centro Interuniversitário de História das Ciências e da Tecnologia, por Luís Campos Ribeiro (CIUHCT, Ciências ULisboa).

Palestra no âmbito da Semana da Saúde e do Desporto da AEFCL.

Mathematical Logic Seminar, por Maria Osório Costa (CMAFcIO, Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa).

Atividade no âmbito da Semana da Saúde e do Desporto da AEFCL.

Por André Luís, (ex-aluno de Ciências ULisboa; atualmente Frontend Engineering Manager na GitLab).

Título/data/local do evento, logótipo do projeto e fotografia da oradora

Seminário TWIN2PIPSA, por Sophie Jackson (Yusuf Hamied Department of Chemistry, University of Cambridge).

Título do evento, sobre uma fotografia do Large Hadron Collider

The objective of the course is to introduce the physics, analysis methods and results on the physics areas covered by the LHC experiments.

Theory of Computing Seminar, por Mateusz Skomra (LAAS/CNRS).

Seminário Conjunto CFCUL / Rede Ibérica de Filosofia das Ciências, por Saúl Pérez-González (Universidad de Valencia).

Pormenor de robô

Evento especialmente dirigido a todos os estudantes finalistas de licenciatura e profissionais do mercado de trabalho.

Seminário Doutoral II (Doutoramento em Biologia), por Susana Martins.

Colóquio de Matemática, por José Francisco Rodrigues (DM-Ciências ULisboa).

Lisbon Webinar in Analysis and Differential Equations, por Carlos N. Rautenberg (George Mason University).

CIUHCT Distinguished Lecture, por María M. Portuondo (Johns Hopkins University).

Título/data/local do evento e logótipos dos organizadores

O Departamento de Matemática e o Núcleo de Estudantes de Matemática e Matemática Aplicada associam-se às celebrações do Dia Internacional da Matemática.

Título/data do curso

Curso Avançado CEAUL / Gades Solutions.

Logótipo do Dia Internacional da Matemática, sobre um fundo branco

Atividades a decorrer em Ciências ULisboa nos dias 13 e 14 de março.

Seminário do Centro de Estatística e Aplicações da Universidade de Lisboa e do Centro de Matemática Computacional e Estocástica, por Gustavo Soutinho (Faculdade de Economia da Universidade do Porto - FEP e Instituto Superior de Saúde Pública da Universidade do Porto - ISPUP).

Logótipo do projeto e fotografia de perfil de dois docentes

Inscrições no seminário/observações de aulas até 10 de março.

Seminário de Formação Avançada em Jardins, Paisagens e Ambiente, por Pier Luigi Pireddu (CIUHCT - ULisboa).

Uma exposição que procura dar a conhecer este grupo de aves, mostrando a diversidade e distribuição das várias espécies, as suas curiosas adaptações ao estilo de vida em terra e no alto-mar, as espécies em risco de extinção e os fatores que as ameaçam.