Ação de formação para docentes e investigadores

Workshop de Voz

Sala 8.2.12, Ciências ULisboa
Fotografia de microfone
Foto de Matt Botsford na Unsplash

Este workshop destina-se a todos que queiram trabalhar a comunicação a partir da voz e da presença vocal. A todos os que estejam interessados em explorar as potencialidades técnicas e criativas da sua voz. O profissional que utiliza a sua voz como ferramenta de trabalho deve conhecê-la para poder tirar o maior partido das suas potencialidades e para poder lidar com possíveis problemas que venham a surgir, fazendo da voz o seu maior aliado para o conforto e sucesso. A má utilização do aparelho vocal provoca desgaste físico e psicológico que condicionam o discurso.

O reconhecimento da morfologia e das potencialidades do aparelho vocal é fundamental para o processo de estimulação da expressividade oral.

Este reconhecimento é feito através de sequências de exercícios de respiração, entoação, articulação e projeção vocal.

Abordaremos a comunicação e a expressão oral como um acontecimento físico e de relação com o grupo. Este trabalho estimula a descoberta de novas formas de convívio e invenção do espaço, com auxílio de técnicas de apoio à expressão do corpo e da voz. Estimula o desenvolvimento de uma escuta e entoação qualificadas, capazes de gerar acordos sensíveis para a criação e de um discurso expressivo e confiante.

Inscrições

Objetivos

  • Descobrir e desenvolver os recursos expressivos da voz
  • Ampliar as noções de cuidado e desenvolvimento da saúde vocal
  • Aprender a rentabilizar a respiração e, consequentemente, a voz
  • Desenvolver uma escuta qualificada de si próprio
  • Projeção e velocidade do discurso
  • Explorar os recursos técnicos da voz, para a descoberta de “novas vozes”
  • Aprendizagem de diversos efeitos vocais e ressonâncias, que ajudam na criação de personagens falantes
  • Aplicar as descobertas na criação de discursos expressivos e eficazes

Programa

  • Postura corporal; relaxamento; aquecimento muscular
  • Sons da voz e as variáveis da respiração
  • Aquecimento vocal e ritmos da respiração
  • O valor da palavra, articulação das palavras e o recurso às onomatopeias e lengalengas
  • Articulação da voz com a mensagem. O ritmo e a expressão do texto. Exercícios de sonoridade, de interpretação e de improvisação vocal

Formadora

Marta Fernandes

Horário e sala

  • Dia 15 de fevereiro, quinta feira, das 10 às 13 e das 14 às 17 horas
  • Dia 16 de fevereiro, sexta feira, das 10 às 13 horas
  • Sala 8.2.12, Ciências ULisboa
Vista a partir de cima de pessoas a trabalharem sobre uma mesa de madeira

CIÊNCIAS desenvolve um conjunto de atividades de apoio aos Doutorandos, periodicamente enquadradas no âmbito do PhD Support Programme.

Ana Quintans

Concerto no âmbito do programa Música na Universidade de Lisboa.

Conversa com Cristina Luís (investigadora no CIUHCT - Centro Interuniversitário de História das Ciências e da Tecnologia / Ciências ULisboa).

Esta formação é oferecida como oportunidade de aprender sobre sustentabilidade do corpo à comunidade e ao ecossistema, perante uma situação global desesperante, sonhando utopicamente com futuros mais justos e equitativos. 

Logótipo do LIP Summer Internship Program

Um programa destinado a estudantes de Física e Engenharia com interesse em investigação científica e tecnológica, com candidaturas até 15 de maio (nova data).

O evento reunirá alunos de Ciências ULisboa e do ISCAL, proporcionando-lhes uma oportunidade única para apresentarem e defenderem os seus projetos empreendedores num formato de pitch.

Palestra de divulgação das atividades e oportunidades do IEEE (Institute of Electrical and Electronics Engineers).

Fotografia de Chapim-azul

The goal of this course is to provide the participants with the most recent and practical knowledge on the use of Functional Diversity.

Seminário do Centro de Física Teórica e Computacional, por Susana Barbosa (INESC TEC, Porto, Portugal).

Logótipo CQE Days 2025

O encontro tem como objetivo divulgar e promover os resultados da investigação produzidos nos dois pólos do Centro de Química Estrutural (CIÊNCIAS e IST), estimulando a criatividade, o trabalho interdisciplinar e o espírito científico.

Seminário de Lógica Matemática, por Eduardo Magalhães (Universidade do Porto).

Mão a segurar em globo de vidro

Curso acreditado pelo CCPFC para efeitos de progressão na carreira dos professores na dimensão cientifico-pedagógica dos grupos 230, 420, 510, 520 e 560, com candidaturas até 30 de abril.

The aim of this event is to illustrate the importance of interdisciplinarity. To do so the meeting will bring together researchers from different areas who work in interdisciplinary fields within Ciências ULisboa

Seminário de Geometria e Física, por Tomás Inácio (FCUL, Universidade de Lisboa).

Cardume

Seminário Doutoral I (Doutoramento em Biologia), por Eduardo Miguel Onofre Feijão.

Seminário de Análise e Equações Diferenciais, por João Pedro Ramos (Instituto Nacional de Matemática Pura e Aplicada).

“Coroa de Flores” cósmica

Seminário do Instituto de Astrofísica e Ciências do Espaço, por Federica Loiacono (INAF OAS Bologna, Italy).

Seminário do Centro de Física Teórica e Computacional, por João Amaral (Department of Physics and CICECO, University of Aveiro, Portugal).

Seminário de Análise e Equações Diferenciais, por Wladimir Neves (Universidade Federal do Rio de Janeiro).

Título/data/local do evento, logótipos das entidades organizadoras e fotografia de peixe

The event aims to facilitate the exchange of information and knowledge among professionals to advance the understanding, collaboration and capabilities of aquaculture to respond to the impact of climate change in a rapidly changing global environment.

Composição do logótipo da ULisboa e de representação do rosto humano à base de relógios

22 de maio - dois dos doze finalistas da competição são alunos de CIÊNCIAS.

Seminário de Análise e Equações Diferenciais, por Leonid Berlyand (Penn State University).

Seminário do Instituto de Astrofísica e Ciências do Espaço, por Pier-Stefano Corasaniti (Observatoire de Paris-Meudon, France).

Uma oportunidade única para interagir com a comunidade global de computação científica, com inscrições (preço reduzido) até 02 de maio.

Logótipo Moodle

Ação de formação para docentes e investigadores de CIÊNCIAS.

Páginas