Ação de formação para docentes

Ferramentas Tecnológicas de Apoio Pedagógico - II

Sala 8.2.03, Ciências ULisboa
Fotografia de utilizador de computador portátil
Foto de Headway na Unsplash

Formadora: Márcia de Freitas Vieira.

As Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDIC) aplicadas à Educação vem se consolidando como ferramentas estratégicas de apoio ao trabalho docente no processo de ensino e aprendizagem. O uso das mais variadas tecnologias digitais amplia as possibilidades educacionais, dinamiza as aulas e potencializa a interação aluno-professor, quando associadas a metodologias que promovam a participação ativa dos alunos na aprendizagem. Consequentemente, a formação docente para o desenvolvimento de competências específicas para a utilização de tecnologias digitais é fator primordial para a inovação nas práticas pedagógicas. Neste contexto, o principal objetivo desta formação é promover uma reflexão sobre estratégias de aprendizagem ativa e as suas potencialidades para a melhoria da qualidade do ensino, com destaque ao uso de ferramentas e recursos digitais como possibilidades que apoiam o trabalho docente no processo de ensino e aprendizagem. No âmbito deste workshop, os participantes vivenciarão aspetos teóricos e práticos envolvendo o uso de artefactos digitais que podem ser integrados ao ensino, de forma a experimentar ferramentas colaborativas, gratuitas, que promovam metodologias de ensino dinâmicas em contexto de aprendizagem. 

Conteúdos a abordar: 

  • Metodologias ativas como uma abordagem pedagógica capaz de proporcionar aulas dinâmicas
  • Kahoot! como estratégia de avaliação e ensino e aprendizagem - Ferramenta de autoria de objetos de aprendizagem, baseada em jogos
  • Padlet - Recurso digital para construção de mural interativo virtual

Inscrições

10h00-16h00
Fotografia de utente a interagir com um médico através de teleconsulta

O workshop, organizado pela redeSAÚDE da ULisboa, pretende explorar de que forma tecnologias de base digital emergentes na área da saúde podem contribuir para o bem-estar e para a melhoria da prestação de cuidados de saúde.

Espiritualidade - como a vive quem é estudante?

Logótipos do programa, de Ciências ULisboa e do GAPsi

Programa de Intervenção de Carreira.

Neste momento de celebração de tão importante acontecimento histórico, será oportuno analisar e discutir a evolução do panorama científico português de forma prospetiva, isto é, olhar para o atual legado científico, 50 anos depois do 25 de abril de 1974, antecipando perspetivas sobre a sua evolução futura.

Seminário do Laboratório de Instrumentação e Física Experimental de Partículas, por Andrey Sadofyev (LIP).

Estátua representativa da biodiversidade do planeta Terra

Seminários de Tese no âmbito do Doutoramento em Biologia e Ecologia das Alterações Globais.

O encontro reúne cientistas, profissionais e estudantes de diferentes áreas e regiões do país focados em desenvolver a investigação marinha, em linha com a Década da Ciência Oceânica para o Desenvolvimento Sustentável, proclamada pelas Nações Unidas (2021-2030).

Formação modular de 13 de abril a 11 de maio - produção em permacultura.

Logótipo da ação CLEANFOREST

Forests are exposed to multiple global change drivers, wich can constrain their ability to continue providing several ecosystem services (including climate change mitigation). Assessing responses - and underlined mechanisms -  at the whole ecosystem scale is paramount for a holistic understanding of forest response to global change.

Seminário Permanente de Filosofia das Ciências, por Jean-Baptiste Joinet (Université Jean Moulin Lyon 3, IRPhiL).

Logótipo do evento

Evento final do Projeto iSEA, com inscrições até 30 de abril.

Título e data do evento, inseridos em fotografia de cinco jovens em contexto de investigação

Este ano, queremos voltar a encher o nosso campus com a presença de todos os estudantes que queiram participar neste evento.

Título e data do workshop

Workshop no âmbito da recente adesão da Universidade de Lisboa à CoARA - Coalition for Advancing Research Assessment.

Título do curso

Curso Avançado CEAUL / Gades Solutions.

Título e datas de candidatura do programa, sobre um padrão em tons de roxo e laranja

Submissão de candidaturas até 14 de maio.

Aula aberta no âmbito da Unidade Curricular de Aprendizagem Profunda, por João Carreira (Deepmind).

Logótipo do LIP Summer Internship Program e fotografia de jovem investigador

Os estágios podem ter uma duração entre duas semanas e dois meses e realizam-se nos três polos do LIP - candidaturas até 15 de maio.

Os oradores plenários irão falar sobre a importância da interdisciplinaridade de forma acessível para todos, estando previstas palestras e apresentação de pósteres por alunos.

Logótipo do EVM 2024

Candidaturas até 15 de maio.

Um evento dirigido aos alunos do ensino secundário, consistindo numa palestra sobre a microscopia e em visitas aos laboratórios de microscopia/demonstrações experimentais simples.

Árvore florida

A minha Jornada pela Matemática: Descobertas, Escolhas e Desafios, por Ana Catarina Monteiro - estudante do Mestrado em Matemática (Licenciatura: Matemática).

Aula aberta no âmbito da Unidade Curricular de Aprendizagem Profunda, por Hugo Penedones (Inductiva).

Composição com os nomes das Universidades participantes

Candidaturas até 25 de maio (mobilidades no 1.º semestre).

Título do prémio

As candidaturas decorrem até ao dia 31 de maio.

Inscrições até 24 de maio.

Páginas