Ação de formação para docentes

Ferramentas Tecnológicas de Apoio Pedagógico - II

Sala 8.2.03, Ciências ULisboa
Fotografia de utilizador de computador portátil
Foto de Headway na Unsplash

Formadora: Márcia de Freitas Vieira.

As Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDIC) aplicadas à Educação vem se consolidando como ferramentas estratégicas de apoio ao trabalho docente no processo de ensino e aprendizagem. O uso das mais variadas tecnologias digitais amplia as possibilidades educacionais, dinamiza as aulas e potencializa a interação aluno-professor, quando associadas a metodologias que promovam a participação ativa dos alunos na aprendizagem. Consequentemente, a formação docente para o desenvolvimento de competências específicas para a utilização de tecnologias digitais é fator primordial para a inovação nas práticas pedagógicas. Neste contexto, o principal objetivo desta formação é promover uma reflexão sobre estratégias de aprendizagem ativa e as suas potencialidades para a melhoria da qualidade do ensino, com destaque ao uso de ferramentas e recursos digitais como possibilidades que apoiam o trabalho docente no processo de ensino e aprendizagem. No âmbito deste workshop, os participantes vivenciarão aspetos teóricos e práticos envolvendo o uso de artefactos digitais que podem ser integrados ao ensino, de forma a experimentar ferramentas colaborativas, gratuitas, que promovam metodologias de ensino dinâmicas em contexto de aprendizagem. 

Conteúdos a abordar: 

  • Metodologias ativas como uma abordagem pedagógica capaz de proporcionar aulas dinâmicas
  • Kahoot! como estratégia de avaliação e ensino e aprendizagem - Ferramenta de autoria de objetos de aprendizagem, baseada em jogos
  • Padlet - Recurso digital para construção de mural interativo virtual

Inscrições

10h00-16h00
Fotografia de Chapim-azul

The goal of this course is to provide the participants with the most recent and practical knowledge on the use of Functional Diversity.

O evento reunirá alunos de Ciências ULisboa e do ISCAL, proporcionando-lhes uma oportunidade única para apresentarem e defenderem os seus projetos empreendedores num formato de pitch.

Seminário do Centro de Física Teórica e Computacional, por Susana Barbosa (INESC TEC, Porto, Portugal).

Logótipo CQE Days 2025

O encontro tem como objetivo divulgar e promover os resultados da investigação produzidos nos dois pólos do Centro de Química Estrutural (CIÊNCIAS e IST), estimulando a criatividade, o trabalho interdisciplinar e o espírito científico.

Palestra de divulgação das atividades e oportunidades do IEEE (Institute of Electrical and Electronics Engineers).

Seminário de Lógica Matemática, por Eduardo Magalhães (Universidade do Porto).

Mão a segurar em globo de vidro

Curso acreditado pelo CCPFC para efeitos de progressão na carreira dos professores na dimensão cientifico-pedagógica dos grupos 230, 420, 510, 520 e 560, com candidaturas até 30 de abril.

Seminário de Geometria e Física, por Tomás Inácio (FCUL, Universidade de Lisboa).

The aim of this event is to illustrate the importance of interdisciplinarity. To do so the meeting will bring together researchers from different areas who work in interdisciplinary fields within Ciências ULisboa

Cardume

Seminário Doutoral I (Doutoramento em Biologia), por Eduardo Miguel Onofre Feijão.

Seminário do Departamento de Física de Ciências ULisboa, por José Manuel Rebordão (FCUL - DF).

Seminário de Análise e Equações Diferenciais, por João Pedro Ramos (Instituto Nacional de Matemática Pura e Aplicada).

Logótipo do LIP Summer Internship Program

Um programa destinado a estudantes de Física e Engenharia com interesse em investigação científica e tecnológica, com candidaturas até 15 de maio (nova data).

“Coroa de Flores” cósmica

Seminário do Instituto de Astrofísica e Ciências do Espaço, por Federica Loiacono (INAF OAS Bologna, Italy).

Seminário do Centro de Física Teórica e Computacional, por João Amaral (Department of Physics and CICECO, University of Aveiro, Portugal).

Seminário de Análise e Equações Diferenciais, por Wladimir Neves (Universidade Federal do Rio de Janeiro).

Título/data/local do evento, logótipos das entidades organizadoras e fotografia de peixe

The event aims to facilitate the exchange of information and knowledge among professionals to advance the understanding, collaboration and capabilities of aquaculture to respond to the impact of climate change in a rapidly changing global environment.

Composição do logótipo da ULisboa e de representação do rosto humano à base de relógios

22 de maio - dois dos doze finalistas da competição são alunos de CIÊNCIAS.

Seminário de Análise e Equações Diferenciais, por Leonid Berlyand (Penn State University).

Seminário do Instituto de Astrofísica e Ciências do Espaço, por Pier-Stefano Corasaniti (Observatoire de Paris-Meudon, France).

Uma oportunidade única para interagir com a comunidade global de computação científica.

Logótipo Moodle

Ação de formação para docentes e investigadores de CIÊNCIAS.

Logótipo Mentimeter

Ação de formação para docentes e investigadores de CIÊNCIAS.

Título/data/local do evento e iconografia representativa de energias renováveis

Inscrições até 16 de maio! Junta-te a esta revolução energética e faz a diferença!

Neste curso ficarás a saber como te podes tornar um permacultor eficiente, produtivo e consciente! O curso está preparado para iniciantes na prática de permacultura.

Páginas