Dia da Universidade e Cerimónia de Entrega dos Prémios Científicos da ULisboa

Aula Magna, Reitoria da ULisboa (evento com transmissão online)
Data de 26 de julho associada ao título "Dia da Universidade de Lisboa"
ULisboa

Comemora-se a 26 de julho de 2021 o Dia da Universidade, tendo decorrido a Cerimónia de Entrega dos Prémios Científicos Universidade de Lisboa/Caixa Geral de Depósitos 2019 e 2020.

Nesta ocasião, foram entregues prémios e menções honrosas a vários docentes e investigadores de Ciências:

Edição de 2020

• Ler notícia (28/jul/2021)
  • Prémios atribuídos a
    • Bernardo Duarte
    • Pedro Matos Soares
    • Mykola Tasinkevych
    • Davide Vecchi
  • Menções honrosas atribuídas a
    • Francisco Malta Romeiras
    • Diana Prata
    • Rui Cardoso Ferreira
    • Sara Madeira

Edição de 2019

O evento foi transmitido em direto no canal de YouTube da ULisboa.

Os Prémios Científicos Universidade de Lisboa/Caixa Geral de Depósitos visam premiar a atividade de investigação científica dos Professores e Investigadores da ULisboa e incentivar a publicação dos seus resultados em livros e revistas de prestígio internacional. Estes Prémios são constituídos por um Diploma e um subsídio pecuniário no valor de 6.500€.

Na edição de 2020, o Júri decidiu atribuir 18 prémios nas áreas de: Agronomia; Biologia, Engenharia Biológica, Bioquimica e Biotecnologia; Ciências da Computação e Engenharia Informática; Ciências da Educação; Ciências da Linguagem; Ciências da Terra e Geofísica; Ciências Jurídicas e Ciência Política; Ciências Veterinárias; Economia e Gestão; Engenharia Civil; Engenharia do Ambiente e Energia; Engenharia Eletrotécnica e Engenharia Aeroespacial; Engenharia Mecânica, Engenharia Naval e Engenharia Aeroespacial; Física e Materiais; Geografia e Território; História e Filosofia; Psicologia; Química e Engenharia Química; bem como 23 menções honrosas.

Na edição de 2019, o Júri decidiu atribuir 15 prémios nas áreas de: Literaturas e Culturas; Motricidade Humana; Psicologia; Biologia, Engenharia Biológica, Bioquímica e Biotecnologia; Ciências Veterinárias; Arquitetura; Engenharia do Ambiente e Energia; Ciências da Educação; Economia e Gestão, Agronomia; Física e Materiais; Química e Engenharia Química; Geografia e Território; Engenharia Eletrotécnica; Engenharia Aeroespacial; Ciências Sociais; bem como 15 menções honrosas.

A Cerimónia de entrega dos Prémios Científicos Universidade de Lisboa/Caixa Geral de Depósitos, edições de 2019 e 2020, terá lugar durante as celebrações do Dia da Universidade, sendo presidida pelo Reitor da Universidade de Lisboa, António Cruz Serra, e contando com a presença do Presidente da Comissão Executiva da Caixa Geral de Depósitos, S.A., Paulo Macedo.

Seminário do Laboratório de Instrumentação e Física Experimental de Partículas, por Jonathan Hollar (LIP).

This colloquium seeks to debate ideas from the arts, humanities and sciences on the process of empathy.

Neuroscience and Neuromodeling Seminar, por Athanasios Vourvopoulos (LaSEEB, ISR, IST-ULisboa).

Banner do evento

No dia 6 de outubro, a ULisboa dá as boas-vindas aos seus estudantes na Cidade Universitária!

Geodiversidade

Palestra no âmbito das comemorações do Dia Internacional da Geodiversidade, por Carlos Marques da Silva (DG Ciências ULisboa).

Banner do evento

Celebrando o início de um novo Ano Académico, esta sessão solene é um importante marco na vida académica da ULisboa e junta toda a sua Comunidade.

Imagem ilustrativa do curso, acompanhada de diversas informações

Um curso dirigido ao público geral e estudantes de arte ou ciência (a partir dos 16 anos), com interesse em desenho de observação, ilustração, e biologia, com ou sem experiência em desenho.

Banner do evento

Talk @LASIGE, por Bruno Loff (Faculdade de Ciências, Universidade do Porto).

Logótipo do evento

The main goal of this annual conference is to expose students, engineers, scientists and the overall academic and scientific communities to the greatest recent advances in the fields of Technology, Health and Biomedical Engineering taking place in some of the most prestigious research institutions.

Banner do evento

Participe até 12 de outubro / Submit you application until 12 October.

Banner do evento

Ciências ULisboa estará presente, de 13 a 16 de outubro, no Festival Internacional de Ciência - FIC.A

Seminário Permanente de Filosofia das Ciências, por James Ladyman (University of Bristol).

Logótipo da iniciativa, sobre imagem alusiva à cibersegurança

A ciência rege-se por diferentes escalas de tempo. Diferentes áreas do conhecimento estudam processos a diferentes escalas: dos nanossegundos aos milhões de anos. Quais são os Andamentos da Ciência?

Cartaz do evento

Um evento repleto de atividades científicas, culturais e educativas, com jogos, demonstrações, palestras, entre muitas outras atividades.

Research at the Faculty of Sciences

Join us on 26 October 2022 for the 4th edition of Ciências Research Day.