No Campus com Helder Coelho

Colaborar na ciência faz falta: 72h(S)

Helder Coelho

Num desporto o treino é comum e faz parte de um plano para conseguir os melhores resultados, estimulando as capacidades físicas a superarem os desempenhos. Mas, também se podem treinar as mentes para fazer ciência.

Numa experiência inédita, 15 pós-doutorados de várias disciplinas (Física, Matemática, Antropologia, Ecologia, Biologia Evolutiva, Ciência da Computação, Sociologia, Linguística, e outros campos) do Santa Fe Institute (SFI), com o apoio da direção do Instituto, fizeram um teste à colaboração (veja-se a update no sítio do SFI na Internet). Retiraram-se para uma casa de madeira numa colina, perto da pequena cidade, e durante 72 horas (três dias e três noites) enfrentaram um desafio pouco comum: começar do zero, produzir trabalho original (artigo) e com resultados transdisciplinares. Segundo um dos participantes, o doutor Chris Kempes, este conceito foi inspirado no “48-Hour Film Project”, no qual os realizadores pegaram num género, uma linha de diálogo e uma personagem, e em 48 horas produziram e compuseram um pequeno filme.

Os investigadores começaram com um conjunto de regras básicas sobre como esta equipa poderia colaborar. Todos eles trouxeram as suas ideias para os temas do artigo, mas ficaram proibidos de os discutir até à madrugada de segunda, 4 de abril, quando se iniciou o evento 72h(S). Acordar a questão de investigação foi a parte mais difícil, a epidemia benéfica. Finalizar o tópico e organizar as tarefas individuais levou a maior pare das primeiras 24 horas, pois um dos objetivos foi logo garantir uma suficiente largura temática que empenhasse e motivasse a maioria das disciplinas presentes.

A seguir a equipa dividiu-se em grupos para enfrentar os vários desafios, incluindo a revisão do estado da literatura científica e assim garantir que ninguém havia tentado responder à questão selecionada. Três grupos trabalharam de forma a conceber modelos computacionais e algoritmos que ajudariam a estudar o problema através de simulação. Os outros procuraram evidências do mundo real, analisando os dados disponíveis para descobrir padrões. Periodicamente juntaram-se para comparar notas e coordenar e constituir outros grupos, sempre que fosse necessário.

O problema foi analisado segundo várias perspetivas e a partir de várias disciplinas, e tudo surgiu de forma independente com as mesmas tendências, o que pareceu interessante para muitos investigadores. De fato, o disparo da procura começou com a escolha do problema, e a colaboração surgiu depois naturalmente com todos a envolverem-se de novo, logo que acabavam as suas tarefas.

Alguns minutos antes da madrugada de 7 de abril, a equipe enviou por correio eletrónico o artigo “Dynamics of Beneficial Epidemics” para o servidor arxiv-org (arxiv.org/abs/1604.02096).

No fim o sentimento era de grande prazer e diversão, pela oportunidade de tantas cabeças (e mentes) se terem envolvido a pensar o mesmo, através de modos tão diferentes, pois isto permitiu oferecer uma perspetiva totalmente diferente do que é fazer ciência, não acerca de qualquer indivíduo isolado preocupado em estar certo ou errado, mas numa busca coletiva e disciplinada, com entreajuda e cooperação.

Helder Coelho, professor do Departamento de Informática de Ciências
Membros do Ciências em Harmonia (C-H), o projeto pioneiro de CIÊNCIAS para promoção do bem-estar entre alunos

O Ciências em Harmonia (C-H), projeto pioneiro de CIÊNCIAS, teve direito a destaque na edição de 23 de julho do jornal Público.

Ser Cientista 2024

Entre 22 e 26 de julho67 alunos do ensino secundário têm a oportunidade experienciar, durante uma semana, o que é ser cientista e como é o ambiente de investigação.

Licenciaturas CNA 2024

Vem definir o teu futuro e descobre o que temos preparado para ti. Candidata-te a CIÊNCIAS ULisboa!

Banner Prémio de Doutoramento em Ecologia - Fundação Amadeu Dias

Já são conhecidos os vencedores da edição 2024 do Prémio de Doutoramento em Ecologia - Fundação Amadeu Dias, organizado pela Sociedade Portuguesa de Ecologia (SPECO).

Jorge Buescu, professor do Departamento de Matemática (DM) de CIÊNCIAS, reeleito Vice-Presidente da European Mathematical Society (EMS)

Jorge Buescu, professor do Departamento de Matemática (DM) de CIÊNCIAS, foi reeleito Vice-Presidente da European Mathematical Society (EMS).

Verão na ULisboa em CIÊNCIAS

Foi com um sorriso na cara e com vontade de um dia regressarem, que os estudantes do programa Verão na ULisboa deixaram o campus de CIÊNCIAS, após as cerimónias de entrega de diplomas que decorreram nos dias 5 e 12 de julho.

Assinatura do Protocolo com a REDCORP

o passado dia 9 de julho a Direção de CIÊNCIAS assinou um protocolo de cooperação com a REDCORP, empresa de empreendimentos mineiros responsável pelo Projeto Lagoa Salgada.

CIÊNCIAS assinA um protocolo de colaboração com a Raiz Vertical Farms nas instalações de CIÊNCIAS, tendo sido assinado pelo Diretor da faculdade, Luís Carriço, e pela co-fundadora da startup Rede Vertical Farms, Inês Barros.

CIÊNCIAS assinou um protocolo de colaboração com a Raiz Vertical Farms, com o objetivo de instalar uma horta vertical no campus da faculdade.

Equipa do CSD Lab do BioISI

Uma equipa de investigadores do Laboratório de Estrutura e Dinâmica Celular (CSD Lab) do Instituto de Biossistemas e Ciências Integrativas (BioIS

Diogo Rodrigues Fernandes

Diogo Rodrigues Fernandes, doutorando de CIÊNCIAS e investigador no Centro de Ecologia, Evolução e Alterações Ambientais (

Banner O Planeta Vivo

“Temos este mundo, ou nada. E temos um grande problema se não entendermos o planeta que queremos salvar.” Esta citação de Carl Sagan é o mote do documentário ‘O Planeta Vivo’, que estreou no passado dia 3 de julho na RTP.

Vista Aérea do Observatório do Paranal

O Observatório do Paranal, no deserto do Atacama no Chile, que faz parte do Observatório Europeu do Sul (ESO), vai receber em 2025 um telescópio made in Portugal para observar o Sol.

Nuno Gonçalves e Inês Leite posam com os prémios junto aos restantes investigadores do Instituto de Astrofísica e Ciências do Espaço (IA)

Nuno Gonçalves e Inês Leite, estudantes de CIÊNCIAS, foram premiados na SPIE Astronomical Telescopes + Instrumentation, a maior conferência internacional sobre instrumentação para a Astronomia.

Ranking de Leiden: Há três áreas de investigação de CIÊNCIAS em que a ULisboa é líder nacional

A Universidade de Lisboa (ULisboa) está em primeiro lugar a nível nacional em três áreas de produção científica de CIÊNCIAS no reputado CWTS Leiden Ranking: Ciências da Vida e da Terra, Matemáti

Banner Curso PRODIGI

A partir de 2025 a Universidade de Lisboa em parceria com o Instituto Politécnico de Lisboa, vai disponibilizar uma nova formação online em competências digitais.

 

Inês Fragata, Margarida Matos, Sara Magalhães e Cristina Máguas.

CIÊNCIAS inaugura hoje oficialmente a infraestrutura laboratorial de investigação - Unidade de Evolução Experimental.

Imagem alusiva ao Deep Tech Talent Initiative (DTTI), um programa do European Institute of Innovation and Technology (EIT)

O Mestrado em Bioestatística de CIÊNCIAS foi acreditado pela Deep Tech Talent Initiative (DTTI), um programa do European Institute of Innovation and Technology (EIT).

Dois professores de CIÊNCIAS eleitos sócios da Academia das Ciências de Lisboa

Pedro Miguel Duarte e Luís Eduardo Neves Gouveia, professores de CIÊNCIAS, foram eleitos sócios da Academia das Ciências de Lisboa.

O Centro de Congressos da Alfândega do Porto é o palco da edição de 2024 do Encontro Ciência.

Luís Carriço (Diretor de CIÊNCIAS) e Carlos Martins (Presidente da EPAL) junto a um dos novos bebedouros.

A Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa aderiu ao desafio da EPAL - Empresa Portuguesa das Águas Livres de consumir Água da Torneira nas suas áreas comuns, representando mais um compromisso com o Ambiente e com

 Rodrigo Freitas, Francisco Graça e Diogo Ávila no Pódio dos 3000 metros obstáculos no Campeonato Nacional Universitário de Pista ao Ar Livre

Rodrigo Freitas, estudante de CIÊNCIAS, sagrou-se bicampeão no Campeonato Nacional Universitário (CNU) de Atletismo Pista Ar Livre.

Desde ontem que CIÊNCIAS dispõe de um novo espaço: o Lounge C7!

Carolina Margarido, Catarina Lima e Raquel Costa seguram o prémio de primeiro lugar na segunda fase do Future Innovators Program da Unicorn Factory Lisboa

Carolina Margarido, Catarina Lima e Raquel Costa venceram a segunda fase do Future Innovators Program da Unicorn Factory Lisboa

A cientista Ana Russo, investigadora do Instituto Dom Luiz (IDL), visitou duas escolas básicas do concelho de Sintra no dia 23 de abril para rea

Páginas