Helder Coelho
Hoje em dia, o Design incomoda e é muito mais intrometido do que nunca no negócio dos computadores. Por exemplo, determina não só que apps de um telemóvel vão sobreviver ou morrer, mas também está presente nos melhoramentos conduzidos pelos dados de um retalhista.
A Revista norte-americana Wired (ou mesmo a versão inglesa dirigida para a Europa) reconheceu a sensatez de Steve Jobs em colocar, desde os anos 80, o design no posto de comando da Informática (veja-se o desenho da Lisa e depois do primeiro Mac), graças às formas, cores, e materiais, puxando o estilo como elemento de atração dos utentes. O quadrado design-ideias-tecnologia-negócios tem vindo a marcar os últimos anos das start-ups, as suas perspetivas e novas possibilidades, com uma inovação extraordinária que atrai os consumidores e faz crescer o valor de uma empresa. Repare-se que nas formas e materiais, a Apple, por exemplo, inovou na leveza (portabilidade), na espessura e tamanho (usabilidade), obrigando os outros concorrentes a optarem pela cópia.
Desde os anos 80 que o Design é permeável à influência da ciência da computação, com particular destaque para a automatização (sistemas de informação, robótica, sensores), a tomada da decisão, e a concepção de novas ferramentas profissionais. A Apple foi uma das empresas que prestou a devida atenção a este nicho, consagrando o designer Jonathan Ive, o “i” dos Mac, iPods, iPads, iPhones, iWatch como um artesão especialmente dotado e sensível. As belas artes digitais foram apoiadas na fotografia, escultura, arquitetura, pintura, ilustração, publicidade, cinema, animação, jogos, vídeo, ou web com novas ferramentas como o Photoshop, The Grid (“artificially intelligent website-design tool”), tornando assim o trabalho (projeto) dos estilistas e artistas gráficos, em geral, mais fácil e com melhores resultados e qualidade. Algumas indústrias, como a moda, vestuário, têxtil, calçado, mobiliário, jóias, ou relojaria têm competido com ideias e soluções obtidas com engenho. Em Portugal, não ficámos, no início, longe dos países que optaram apenas pela diversificação dos salários baixos. Mas, depois graças ao empenho dos mais jovens, enveredou-se pelos intangíveis, software (marcas), algoritmos (patentes) apoiados na tecnologia dos computadores (laptops, tablets, notebooks, impressoras 3D, além dos desktops vulgares). Em algumas indústrias fomos para a frente, embora sem a sustentabilidade desejável.
Empresas como a Pixar vendida à Disney, a DreamWorks, a Weta Digital e a Massive Software usadas pelo Peter Jackson no Senhor dos Anéis e Hobbit, Digital Arts, especializada em jogos e animação, ou a Deep Dream, da Google, virada para as imagens (psicadélicas) têm explorado a Inteligência Artificial para produzirem realidades virtuais ou efeitos especiais, ou mesmo conceberem duplos, figurantes e atores artificiais (“Paul Walker” em Furious 7) para certas cenas do cinema e TV. Esse esforço não tem sido acompanhado nos últimos anos, em Portugal, por falta de investimento na qualidade humana e nos bons salários, contrariamente a alguns países concorrentes, estrangeiros, que ainda decidiram apostar mais na ciência e na educação (Finlândia, Singapura, Coreia do Sul) e assim garantirem o topo das classificações.