Crónicas em Ciências

Ser investigador por três semanas

graficos, lupa e oculos numa mesa

Durante três semanas, alunos de licenciatura e mestrado puderam trabalhar de perto com investigadores e observar a transversalidade da estatística.

Anna Nekrashevich [Pexels]
Maria Zacarias
Maria Zacarias
Fonte CEAUL

No passado dia 26 de julho terminou a 3.ª edição do programa “Sê Investigador por Três Semanas”, um projeto do Centro de Estatística e Aplicações da Universidade de Lisboa (CEAUL), que dá aos alunos a oportunidade de conhecerem melhor a realidade do mundo da investigação.

Durante três semanas, alunos de licenciatura e de mestrado puderam trabalhar de perto com investigadores e observar a transversalidade da Estatística. O leque de temas foi grande – desde a análise estatística de catálogos sísmicos ao estudo da sobrevivência de transplantes de rim – permitindo aos alunos conhecer as mais variadas aplicações da disciplina.

“A parte mais recompensante é saber que, de facto, [estes projetos] fazem a diferença.”
Tiago Marques

Miriam Rodrigues, aluna da licenciatura em Biologia na Ciências ULisboa, explorou a questão “Estarão os oceanos a ficar mais ácidos?”. Sob a orientação de Clara Cordeiro, professora no Departamento de Matemática da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade do Algarve e membro integrado do CEAUL, Miriam confessa que foi bom poder ver o problema pela perspetiva de outras áreas científicas, uma vez que “ao longo do nosso percurso em investigação iremos acabar por trabalhar com pessoas de várias áreas. Foi muito importante poder ter esta experiência”.

“Ver a resiliência dos alunos é muito bom e estes projetos também nos dão a oportunidade de, enquanto professores e investigadores, crescer.”
Carina Silva

Porém, não foi apenas para os alunos que este projeto se traduziu numa experiência positiva, revela Carina Silva, professora na Escola Superior de Tecnologia da Saúde e membro integrado do CEAUL. Carina Silva orientou vários alunos no tema “Avaliação do impacto de um programa de movimento da mobilidade em indivíduos muito idosos” e confessa que também aprendeu bastante. “Há sempre uma função no software ou um método que eles descobrem que eu não conheço”, diz a investigadora. Para além disso, “ver a resiliência dos alunos é muito bom e estes projetos também nos dão a oportunidade de, enquanto professores e investigadores, crescer”.

"Foi muito importante poder ter esta experiência.”
Miriam Rodrigues

Tiago Marques, vice-coordenador do CEAUL, afirma que o “Sê Investigador por Três Semanas”, para além de ser uma forma de cativar investigadores mais jovens, fornece “um primeiro contacto com a investigação e com o CEAUL, onde surgem sempre novos contactos para projetos futuros”. Acrescenta ainda que há vários alunos que, mesmo de outras áreas, “continuam a colaborar connosco ou decidem continuar os seus estudos na área da Estatística por terem sido expostos à sua transversalidade nas ciências dentro do programa”. Para Tiago Marques, estes projetos são bastante benéficos para todos os envolvidos e “a parte mais recompensante é saber que, de facto, fazem a diferença”.

Maria Zacarias, investigadora do CEAUL
info.ciencias@ciencias.ulisboa.pt
Ismael Tereno, professor de CIÊNCIAS

Missão da ESA pode ajudar a revelar alguns dos mistérios do Universo.

Atuns-rabilho do Atlântico são capturados numa pescaria

Estudo prevê mudanças significativas na distribuição das principais espécies de atum no Oceano Atlântico.

Telescópio de 3,6 metros do Observatório de La Silla

Investigadores de CIÊNCIAS criaram dispositivo de correção de dispersão cromática.

O Ser Cientista recebeu 75 jovens do Secundário

Programa Ser Cientista juntou 75 jovens à volta de 17 projetos laboratoriais.

Colisão de Theia com a Terra

Artigo científico promete início de novo paradigma para o estudo do planeta 

Cláudio Fernandes e Duarte Almeida

Depois de três meses de trabalhos informais, a nova Comissão recebeu luz verde para a constituição formal, através de um despacho da direção de CIÊNCIAS, que foi lançado no início de julho. A primeira reunião oficial já teve lugar e o novo elenco já começou a preparar os desafios para os próximos dois anos de atividade.

Foto de uma onda no mar

O oceano já faz muito por nós. Absorve cerca de 30% do dióxido de carbono (CO₂) que emitimos e retém mais de 90% do calor em excesso provocado pelas alterações climáticas. Mas será que pode fazer ainda mais?

Foto de Carlos M. Farinha

Carlos M. Farinha, co-responsável do Laboratório de Investigação em Fibrose Quística de CIÊNCIAS e um dos vice-diretores do BioISI – Biosystems and Integrative Sciences Institute, foi reeleito membro da Direção da European Cystic Fibrosis Society (ECFS).

ilustração de CIÊNCIAS

Primeira fase de candidaturas termina entre 28 de julho e 4 de agosto

alunos no campus de Ciências

Os jovens vão participar em 17 projetos científicos durante uma semana

Margarida Amaral

A Investigadora do BioISI vai assumir novo cargo internacional

Meredith Ringel Morris, investigadora da Google DeepMind

Especialista da Google Deepmind deu palestra no Auditório de CIÊNCIAS 

O Simpósio Internacional sobre Interações e Agregação de Proteínas realizou-se no Caleidoscópio

Mais de 60 investigadores vieram participar no evento organizado por CIÊNCIAS e FCiências.ID

Foto de grupo dos participantes no encerramento da segunda semana do Verão na ULisboa.

Foi com a entrega dos insubstituíveis diplomas que terminou a 11 de julho mais uma edição do programa didático Verão na ULisboa no Campus da Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa (CIÊNCIAS). Durante duas semanas, 170 alunos do ensino básico e do ensino secundário lançaram mãos a experiências, desafios e explicações de princípios científicos com o propósito de conhecer o mundo que os rodeia e eventualmente novas vocações profissionais. 

Logotipo do 24º Encontro dos Caminhos para a Complexidade

A Inteligência Artificial foi o tema do 24º Encontro dos Caminhos da Complexidade

Ana Simões, professora da Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa

Professora de CIÊNCIAS diz que vai aproveitar o novo mandato para promover a inclusão e novas metodologias de estudo

Um astronauta olha em frente num jardim ensolarado

Estão abertas, até dia 30 de julho, as candidaturas para a 2.ª edição da Unite! Research School. Esta edição terá como temas a AI e Cibersegurança, Espaço e Tecnologia e Engenharia Biológica.

Cenário reconstituído do sítio de trilhas de Monte Clérigo, gerado por ferramentas de IA.

Um estudo internacional com participação da Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa (CIÊNCIAS) identificou as primeiras pegadas fossilizadas atribuídas a Neandertais em território português. O artigo agora publicado na revista Nature Scientific Reports, revela que as pegadas descobertas nas praias do Monte Clérigo e do Telheiro, no Algarve, remontam a cerca de 78 a 82 mil anos atrás.

Rafael Hipólito está a tirar o mestrado de matemática

Aluno de mestrado ganhou competição de cálculos integrais e diz que quer seguir a via da investigação. "O número de problemas em aberto na matemática não tem vindo a diminuir, mas sim a aumentar", recorda Rafael Hipólito  

Bernardo Ferreira e Bruno Cotrim foram premiados com o projeto ArchiveChain

Bernardo Ferreira e Bruno Cotrim foram distinguidos na edição de 2025 dos prémios Arquivo.pt

Foto de teclado com teclas adaptadas a símbolos de acessibilidade.

Um estudo internacional liderado por investigadores de Portugal, Polónia e Irlanda alerta para graves lacunas na acessibilidade digital de grande parte das universidades europeias. A investigação, que envolveu a análise de 171 instituições de ensino superior em 38 países, contou com a participação da Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa.

Apresentação de projetos de inovação e investigação

Cada um dos projetos das edições passadas recebeu €50 mil de financiamento

Voluntários, professores e parceiros apresentaram as atividades de Voluntariado Curricular

Apresentação pública revela atividades de alunos de CIÊNCIAS junto de 10 parceiros 

Participantes do Verão ULisboa

Iniciativa da Universidade de Lisboa destina-se a alunos do ensino básico e secundário 

Pedro Matos Soares, Angelina Bushenkova e Gil Lemos (fundadores da Phair Earth)

A empresa liderada pelo professor Pedro Matos Soares vai combinar modelos climáticos globais, dados locais e Inteligência Artificial para apresentar projeções que indicam efeitos negativos das alterações climáticas.

Páginas