Divulgação

Feira da Matemática arranca esta sexta com rostos conhecidos de CIÊNCIAS

ábacos e matemática

A matemática regressou ao Museu Nacional de História Natural e da Ciência

DCI-CIÊNCIAS

A Feira da Matemática arranca esta sexta-feira no Museu de História Nacional de História Natural e das Ciências com demonstrações, palestras e jogos que foram desenhados para captar o interesse de alunos do ensino básico e secundário para as várias vertentes da denominada “ciência das ciências”. A 12ª edição do evento conta com quase 50 atividades que vão animar vários espaços do Museu entre sexta e sábado. As atividades de sexta-feira destinam-se a grupos escolares e implicam inscrição prévia. Para sábado, ficam reservadas as atividades destinadas a famílias e restante público. O evento conta com a participação de investigadores da Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa (Ciências ULisboa).

O contributo de investigadores que trabalham ou passaram pelo Departamento de Ciências Matemáticas de Ciências ULisboa vai incidir em cinco das atividades agendadas para o evento. Para sexta-feira está prevista uma “Conversa com Matemáticos”; uma sessão denominada “A Magia no Jardim Matemático: um lugar onde a Lógica e o Mistério se encontram”; e ainda “Jogos e Quebra-Cabeças Matemáticos”.

No sábado, “Jogos e Quebra-Cabeças Matemáticos” volta a ter realizar-se, mas ainda há a registar a participação de investigadores de Ciências Ulisboa na sessão que aborda “A Importância da Estatística para uma Cidadania Plena” e na divulgação de “Tantrix – Jogos e Puzzles Didáticos”.

A “Conversa com Matemáticos” é protagonizada pelos investigadores Luís Baptista, Tiago Domingues, Sofia Henriques, que vão conversar com vários grupos de alunos em várias sessões de 15 minutos. “A Magia no Jardim Matemático: um lugar onde a Lógica e o Mistério se encontram” é dinamizada por Ana Rute Domingos, Ana Catarina Monteiro e Simão Tavares. “Jogos e Quebra-Cabeças Matemáticos”, que tem lugar sexta-feira e sábado, conta com a apresentação de cursos de Ciências ULisboa. No sábado, será a vez de Tiago A. Marques dar a conhecer “A Importância da Estatística para uma Cidadania Plena”, enquanto Carlos Florentino participa na apresentação de “Tantrix – Jogos e Puzzles Didáticos”.

Hugo Séneca
hugoseneca@ciencias.ulisboa.pt
ábacos e matemática

Evento tem lugar no Museu de História Nacional de História Natural e das Ciências

Ana Prata em formação

Visita de alunos do Liceu Camões na passada terça-feira

Foto de Tiago Marques

Tiago A. Marques participou em artigo premiado pela Wildlife Society

web summit

Projetos de Ciências ULIsboa marcaram presença no evento 

Aula abordou temas de paleontologia e geologia   

Selecionados para as bolsas da Gulbenkian de 2025

Apoios financeiros abrangem nove alunos de Ciências ULisboa 

revista IMPROP

A IMPROP sempre foi uma revista irreverente produzida por estudantes – e é assim que o mais recente número deste histórico título começa a ser distribuído esta quarta feira pela comunidade académica.

Prémio de empreendedorismo da ULisboa

Universidade de Lisboa distinguida durante Web Summit

Investigador distinguido pelo trabalho nas ciências da separação

Fotografia de exposição do Museu de História Natural

Exposição patente no Museu Nacional de História Natural e da Ciência 

Reitoria da Universidade de Lisboa

Mais de 170 spinouts identificadas em novo relatório

Miguel Pinto, Cristina Lopes, Luís Carriço, Cristina Máguas e Ana Sofia Reboleira.

CIÊNCIAS e a Sociedade Portuguesa de Espeleologia assinaram um protocolo de cooperação.

Ranking coloca Universidade de Lisboa na 139ª posição mundial

Placa do prémio Jack Riordan & Paul Quinton CF Science Award 2025

Investigador recebe o Jack Riordan & Paul Quinton Cystic Fibrosis Science Award 2025

Nuno Araújo

Nuno Araújo é um dos líderes do Projeto RODIN

Sala Inclusiva está em funcionamento na Biblioteca do edifício C4

Parceria envolve Departamento de Ciências Matemáticas e Sociedade Portuguesa de Oncologia

Rita Eusébio e Ana Sofia Reboleira, nos laboratórios de Ciências ULisboa

Nova espécie descoberta no Parque Natural das Serras de Aire e Candeeiros

Cristina Branquinho, professora de CIÊNCIAS

Documento redigido em Manaus vai ser apresentado na Conferência das Nações Unidas

david macdonald dia da investigação

Investigador da Universidade de Oxford foi o convidado especial do Dia da Investigação e da Inovação

Margarida Santos-Reis no dia da Investigação e Inovação

Professora de CIÊNCIAS homenageada no Dia da Investigação e da Inovação

Páginas