Prémio Ciência Viva reconhece projeto que dá voz à ciência feita em Portugal

O programa “90 Segundos de Ciência” conquistou o Prémio Ciência Viva Media 2025.

Desde 2016, este projeto de divulgação científica tem aproximado a investigação da sociedade, com mais de 2.000 episódios que dão voz à ciência feita em Portugal — das ciências exatas às sociais, passando pelas humanidades.

Para a Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa (Ciências ULisboa), é um orgulho fazer parte desta iniciativa. Continuaremos a apoiar projetos que dão voz à ciência e que inspiram novas gerações a descobrir, questionar e inovar.

Em 2025, foram já publicados 15 episódios com professores e investigadores da Ciências ULisboa que aceitaram o desafio de explicar a sua investigação em apenas… 90 segundos!

Da biodiversidade à inteligência artificial, passando pela química, física e muito mais. Descubra quem são os investigadores da Faculdade que participaram este ano e os temas que levaram à Antena 1:


10 março – Sofia Mendes

DepartamentoBiologia        Centro de I&DCE3C

Descoberta nova espécie de peixe na bacia do Sado: o escalo-do-sado

O escalo-do-sado é um pequeno peixe de água doce com menos de 10 centímetros de comprimento, que vive exclusivamente nos rios e ribeiras do Sado. Sofia Mendes, doutoranda no CE3C – Centro de Ecologia, Evolução e Alterações Ambientais em CIÊNCIAS, participou na caracterização e descoberta desta espécie.

Oiça o episódio completo na página do programa.


3 de abril – Paula Chainho

Departamento: Biologia              Centro de I&D: MARE

Investigação estuda o impacto de espécies invasoras nos rios e estuários do sul de Portugal

Espécies invasoras como o caranguejo azul e a Corvinata-real estão a ter um forte impacto nos nossos ecossistemas. Paula Chainho, professora de CIÊNCIAS e investigadora no MARE, está a estudar a dispersão e o impacto de espécies invasoras nos rios e estuários do sul de Portugal.

Oiça o episódio completo aqui.


21 de abril – Patrícia Bermudez

Departamento: Ciências Matemáticas   Centro de I&D: CEAUL

Projeto MEDCEX estuda o efeito de eventos extremos em incêndios rurais

Este estudo está a avaliar o efeito conjugado de diferentes fatores como o vento e as temperaturas extremas nos incêndios rurais. Patrícia Bermudez, professora de CIÊNCIAS e investigadora no CEAUL, está a desenvolver o projeto MEDCEX com o objetivo de estudar os efeitos de eventos extremos na propagação e no impacto dos incêndios rurais.

Oiça o episódio completo aqui.


12 de maio – Helena Gaspar

Departamento: Química e Bioquímica   Centro de I&D: BioISI

Laboratório ajuda autoridades a identificar as novas drogas sintéticas

As novas drogas sintéticas são substâncias que estão a aparecer no mercado de drogas recreativas e que por isso existe uma necessidade de tentar perceber quais são estas drogas. Helena Gaspar, professora de CIÊNCIAS  e investigadora no BioISI – Instituto de Biossistemas e Ciências Integrativas, está a desenvolver métodos para identificar e detetar as novas drogas sintéticas.

Oiça o episódio completo aqui.


15 de maio – José Ricardo Paula

Departamento: Biologia               Centro de I&D: MARE

Projeto ATLANTICDIVERSA estuda o papel dos peixes limpadores na biodiversidade dos recifes

Os peixes limpadores são pequenos peixes que existem em todos os oceanos do nosso planeta e que vivem em pequenos territórios chamados estações de limpeza. José Ricardo Paula, investigador de CIÊNCIAS no MARE, está a estudar o papel dos peixes limpadores na biodiversidade dos recifes no âmbito do projeto ATLANTICDIVERSA.

Oiça o episódio completo aqui.


21 de maio – Nuno Martins

Departamento: Ciências da Terra e da Energia             Centro de I&D: IDL

Estudo avaliou o impacto das partículas emitidas pelas lareiras na esperança de vida dos ocupantes

Usar uma lareira aberta pode reduzir entre um a um ano e meio a esperança de vida dos ocupantes. Nuno Martins, investigador de CIÊNCIAS no IDL, avaliou o impacto das partículas emitidas pelas lareiras na esperança de vida dos ocupantes.

Oiça o episódio completo aqui.


11 de junho – Sara Realista

Departamento: Química e Bioquímica   Centro de I&D: CQE

Investigação desenvolve materiais para a eletrorredução de CO2

A eletrorredução de CO2 usa a eletricidade para capturar o dióxido de carbono do ambiente. Sara Realista, investigadora de CIÊNCIAS, no CQE, está a desenvolver materiais para a eletrorredução de CO2.

Oiça o episódio completo aqui.


2 de julho – António Branco

Departamento: Informática       Centro de I&D: NLX - Grupo da Fala e Linguagem Natural

Albertina, Gervásio, e Serafim: Conheça os grandes modelos de linguagem em língua portuguesa

Estes modelos permitem classificar, gerar e pesquisar por informação usando técnicas de inteligência artificial generativa. António Branco, professor e investigador de CIÊNCIAS, dedica o seu trabalho ao desenvolvimento de grandes modelos de linguagem de inteligência artificial generativa em língua portuguesa.

Oiça o episódio completo aqui.


16 de julho – Paulo Costa

Departamento: Química e Bioquímica   Centro de I&D: BioISI

Investigação estuda o papel das ligações de halogénio na capacidade dos fármacos atravessarem a membrana celular

Ligações de halogénio são ligações não covalentes que permitem duas moléculas independentes ligarem-se entre si, de uma forma reversível. Paulo Costa, professor de CIÊNCIAS e investigador no BioISI, está a estudar o papel das ligações de halogénio na capacidade dos fármacos atravessarem a membrana celular.

Oiça o episódio completo aqui.


10 de setembro – Andreia Valente

Departamento: Química e Bioquímica   Centro de I&D: CQE

Investigação desenvolve terapias para mutações da proteína KRAS no cancro pancreático e colorretal

As mutações nesta proteína estão associadas a cancros muito agressivos e metastáticos, para o qual o prognóstico é muito reservado. Andreia Valente, professora de CIÊNCIAS e investigadora no CQE, está a desenvolver novas terapias para o cancro pancreático e colorretal.

Oiça o episódio completo aqui.


18 de setembro – Nuno Gonçalves

Departamento: Física    Centro de I&D: IA - Instituto de Astrofísica e Ciências do Espaço

Projeto desenvolve espectrógrafos em miniatura para serem usados em satélites

Estes equipamentos vão ser usados para estudar a luz emitida por estrelas distantes e identificar a presença de exoplanetas. Nuno Gonçalves, professor em CIÊNCIAS e investigador no IA, está a desenvolver espectrógrafos em miniatura para serem usados em satélites.

Oiça o episódio completo aqui.


1 de outubro – João Mendes

Departamento: Física    Centro de I&D: IBEB / LASIGE

Investigação usa inteligência artificial para prever o risco de cancro da mama

Estão a ser usadas imagens de mamografia para identificar em mulheres saudáveis o risco de estas virem a desenvolver cancro da mama. João Mendes, doutorando de CIÊNCIAS e investigador no IBEB – Instituto de Biofísica e Engenharia Biomédica e no LASIGE, está a usar inteligência artificial para prever o risco de cancro da mama.

Oiça o episódio completo aqui.


7 de outubro – Marília Antunes

Departamento: Ciências Matemáticas   Centro de I&D: CEAUL

Projeto Cinderella usa inteligência artificial para prever os resultados estéticos da remoção do tumor em mulheres com cancro da mama

Este projeto pretende ajudar as mulheres a obter um resultado estético satisfatório após a remoção do tumor por via cirúrgica. Marília Antunes, professora de CIÊNCIAS e investigadora no CEUAL, participa no projeto Cinderella, uma iniciativa que usa inteligência artificial para otimizar a previsão dos resultados da cirurgia à mama em mulheres com cancro da mama.

Oiça o episódio completo aqui.


3 de novembro – Diogo Fernandes

Departamento: Biologia   Centro de I&D: CE3C

Investigação estuda terapias para a distrofia muscular congénita baseada em LAMA2

A distrofia muscular congénita baseada em LAMA2 é uma doença altamente incurável que afeta o paciente desde o nascimento. Diogo Fernandes, doutorando de CIÊNCIAS e investigador no CE3C, está a estudar potenciais terapias para a distrofia muscular congénita baseada em LAMA2.

Oiça o episódio completo aqui.


5 de novembro – Susana Santos Lopes

Departamento: Biologia   Centro de I&D: CE3C

Investigação desenvolve terapias para discinesia ciliar primária

A discinesia ciliar primária é uma doença que afeta os cílios. Os cílios são organelos que temos nas nossas células parecidos com pequenos cabelos microscópicos no exterior da célula. Susana Santos Lopes, professora em CIÊNCIAS e investigadora no CE3C, está a desenvolver terapias com base em RNA mensageiro para tratar a discinesia ciliar primária.

Oiça o episódio completo aqui.


Criado pelo Instituto de Tecnologia Química e Biológica António Xavier (ITQB NOVA), pela Faculdade de Ciências Sociais e Humanas (FCSH NOVA) e pela Antena 1, com o apoio da Fundação para a Ciência e a Tecnologia (FCT), o programa conta com a colaboração de mais de 40 instituições de ensino e investigação. Porque comunicar ciência é também fazer ciência.

Parabéns ao programa e à equipa!

 

Natal

Mensagem da direção de CIÊNCIAS para a quadra festiva

Como vai o Pai Natal entregar milhões de prendas? E se alguém estiver com gripe?

Rúben Matos posa para uma foto no edifício C6 da Faculdade de Ciências da ULisboa

Pensar soluções que melhorem a integração dos estudantes de intercâmbio na vida académica, social e cultural das universidades parceiras da Unite!. É este o objetivo do Hackathon Solve & Unite, que se realizará de 6 a 9 de abril de 2026 em Barcelona.

Estudantes assistem à palestra de Rui Agostinho durante a Conferência de Natal de CIÊNCIAS

Um convite a revisitar o ano através do olhar de quem fez a Faculdade acontecer.

Peneireiro-de-dorso-malhado

Mais de 80 por cento das aves de rapina portuguesas podem estar contaminadas por raticidas anticoagulantes.

projeto NarcoWake

Competição de inovação na área da saúde decorreu na Madeira 

Tiago Guerreiro

O investigador de CIÊNCIAS e vice-diretor do LASIGE foi incluído na prestigiada lista ACM Distinguished Members 2025.

Evento contou com 600 alunos do ensino secundário 

Projeto está a disputar concurso CubeSat Portugal 

Conceição Freitas é a nova diretora de CIÊNCIAS

Conceição Freitas revela medidas e metas do novo mandato 

Projeto ganhou prémio de sustentabilidade em 2023 

Autora tirou o curso de biologia em Ciências ULisboa 

Imagem composta com o Francisco e a Raquel na frente e a Faculdade de Ciências da ULisboa atrás

Abriram oficialmente no dia 1 de dezembro as candidaturas para mobilidades Erasmus + no Ano Letivo de 2026/2027.

Carlos Corela

Investigador do Instituto Dom Luiz é o novo Vice-Presidente do Observatório Europeu Multidisciplinar do Fundo do Mar e Coluna de Água em Portugal.

Aluno de mestrado disputou final de badminton pela ULisboa   

Investigação aponta caminhos para novas terapias de doenças neurodegenerativas  

Navio de investigação no mar antártico

Descubra como a investigação do MARE está a fazer a diferença no continente branco.

Mário Vilas, Jorge Maia Alves e Marta Sousa Silva.

Entre gargalhadas, copos servidos e perguntas curiosas de estudantes e investigadores.

Programa UPSkill

Programa vai formar mais 120 pessoas em tecnologias 

João C. Duarte reeleito na EGU

Reeleição para Divisão de Tectónica e Geologia Estrutural 

Inauguração de Keyhole Garden

Protótipos instalados com prémio de concurso de ideias

Páginas