Projetos de iniciação à investigação do CEAUL

“Sê Investigador por Três Semanas!”

Papéis, canetas e braços

Alunos da licenciatura em Estatística Aplicada Ciências ULisboa e da licenciatura em Matemática Aplicada à Economia e Gestão da Ualg realizaram trabalhos de investigação, em três temas propostos por membros integrados do CEAUL

unsplash - William Iven
Alunos
Os alunos Lara Martins, Tomás Gueifão, Alice Veiros, Carolina Marques participaram na atividade "Investigador Sombra"
Fonte CEAUL

Vários alunos da Ciências ULisboa, da Universidade do Algarve (Ualg) e da Faculdade de Medicina Dentária (FMD) da ULisboa apresentaram este verão projetos de iniciação à investigação, desenvolvidos no âmbito da iniciativa “Sê Investigador por Três Semanas!”, promovida pelo Centro de Estatística e Aplicações da Universidade de Lisboa (CEAUL), com o objetivo de cativar os jovens para esta atividade.

Alunos da licenciatura em Estatística Aplicada (EA) da Ciências ULisboa e da licenciatura em Matemática Aplicada à Economia e Gestão da Ualg realizaram trabalhos de investigação, em três temas propostos por membros integrados do CEAUL, para o qual foram selecionados após uma candidatura pública.

Oito candidatos foram repartidos, pelos três temas de acordo com determinados critérios de seriação e durante três semanas foram acompanhados pelo investigador que propôs o tema.

No projeto “Caracterização Paleodemográfica Da População Catastrófica Referente Ao Terramoto De 1755 De Lisboa”, os alunos do mestrado integrado em Medicina Dentária, no âmbito do protocolo entre o CEAUL e a Academia das Ciências de Lisboa (ACL), assinado em 2019, acompanharam atividades de investigação, nomeadamente, a coleção óssea e dentes relacionados com o Terramoto de Lisboa de 1755. Este projeto conjuga a componente pedagógica dos alunos com a de investigação, em particular, nas áreas da Estatística e Forense. Esta atividade desenvolveu-se no laboratório da ACL, acompanhada pelos investigadores do CEAUL.

No projeto “O que é ser um investigador? Estágio de Iniciação à Investigação (“Investigador Sombra”)”, os alunos acompanharam um investigador (em formato virtual) permitindo assim o contacto direto com questões chave sobre o que é ser um investigador. Cobriu atividades tão diversas como: escrever artigos, participar em projetos, processo de revisão por pares, consultoria, formação, apresentações, ler artigos de forma crítica, desenvolver soft skills, etc.. Os alunos Lara Martins, Tomás Gueifão, Alice Veiros, Carolina Marques acompanharam o dia-a-dia de Tiago Marques. No site do CEAUL acede à apresentação desse trabalho.

Os projetos decorreram nas últimas três semanas de julho passado. No site do CEAUL estão disponíveis vários testemunhos dos alunos participantes.

“Trabalhar no tema das deteções de perdas de água foi algo que me desafiou de forma positiva. Como me encontro no primeiro ano de faculdade, este projeto permitiu-me desenvolver os meus conhecimentos no âmbito da estatística pois trabalhei com um número de dados muito maior do que é habitual no plano curricular. Devido a ser um tema tão real e presente nas sociedades de hoje em dia, foi muito motivador poder aprendê-lo com pessoas tão experientes no assunto, sendo que a ajuda dos meus colegas foi fundamental também para o aprofundamento de noções estatísticas e de programação. Queria agradecer a oportunidade de ter participado num projeto que conseguiu ajudar a Câmara Municipal de Loulé e que me forneceu mais ferramentas de aprendizagem para o próximo ano de faculdade”
Inês de Castro, aluna EA Ciências ULisboa

ACI Ciências ULisboa com CEAUL
info.ciencias@ciencias.ulisboa.pt
Foto de Tiago Marques

Tiago A. Marques participou em artigo premiado pela Wildlife Society

web summit

Projetos de Ciências ULIsboa marcaram presença no evento 

Aula abordou temas de paleontologia e geologia   

Selecionados para as bolsas da Gulbenkian de 2025

Apoios financeiros abrangem nove alunos de Ciências ULisboa 

revista IMPROP

A IMPROP sempre foi uma revista irreverente produzida por estudantes – e é assim que o mais recente número deste histórico título começa a ser distribuído esta quarta feira pela comunidade académica.

Prémio de empreendedorismo da ULisboa

Universidade de Lisboa distinguida durante Web Summit

Investigador distinguido pelo trabalho nas ciências da separação

Fotografia de exposição do Museu de História Natural

Exposição patente no Museu Nacional de História Natural e da Ciência 

Reitoria da Universidade de Lisboa

Mais de 170 spinouts identificadas em novo relatório

Miguel Pinto, Cristina Lopes, Luís Carriço, Cristina Máguas e Ana Sofia Reboleira.

CIÊNCIAS e a Sociedade Portuguesa de Espeleologia assinaram um protocolo de cooperação.

Ranking coloca Universidade de Lisboa na 139ª posição mundial

Placa do prémio Jack Riordan & Paul Quinton CF Science Award 2025

Investigador recebe o Jack Riordan & Paul Quinton Cystic Fibrosis Science Award 2025

Nuno Araújo

Nuno Araújo é um dos líderes do Projeto RODIN

Sala Inclusiva está em funcionamento na Biblioteca do edifício C4

Parceria envolve Departamento de Ciências Matemáticas e Sociedade Portuguesa de Oncologia

Rita Eusébio e Ana Sofia Reboleira, nos laboratórios de Ciências ULisboa

Nova espécie descoberta no Parque Natural das Serras de Aire e Candeeiros

Cristina Branquinho, professora de CIÊNCIAS

Documento redigido em Manaus vai ser apresentado na Conferência das Nações Unidas

david macdonald dia da investigação

Investigador da Universidade de Oxford foi o convidado especial do Dia da Investigação e da Inovação

Margarida Santos-Reis no dia da Investigação e Inovação

Professora de CIÊNCIAS homenageada no Dia da Investigação e da Inovação

Passeio da Ciência

Novo Passeio da Ciência dá a conhecer centros de investigação e infraestruturas científicas

Nuno Garcia dos Santos durante a sessão

O Dia da Investigação e da Inovação da Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa (CIÊNCIAS) arrancou na manhã desta quarta-feira com uma sala bem concorrida de professores, cientistas e

Páginas