Visita à Escola Secundária Stuart Carvalhais

Experimentar, compreender e descobrir

Atividades lúdicas, desportivas, culturais e de divulgação científica. Este foi o programa que marcou o Dia do Patrono da Escola Secundária Stuart Carvalhais, a 7 de março, onde estiveram presentes o Departamento de Física, o Departamento de Química e Bioquímica e o Gabinete de Comunicação, Imagem e Cultura de Ciências.

Durante todo o dia, diferentes faculdades esclareceram dúvidas sobre as suas ofertas pedagógicas. Paralelamente, entre outras atividades estabelecidas, os laboratórios da escola estiveram abertos para que os alunos pudessem experimentar, compreender e descobrir Ciências.

A FCUL contribuiu para este objetivo complementando as atividades científicas da escola através da transmissão de conhecimentos por dois elementos do Departamento de Física e por uma professora e 12 alunos do Departamento de Química e Bioquímica.

No que à área da Física diz respeito, desenvolveram-se atividades relacionadas com a mecânica do movimento de rotação e de ótica, atividades sobre o comportamento de materiais a muito baixas temperaturas (gases, polímeros, supercondutores, entre outros) e sobre ondas sonoras.

Para Paulo Silva, técnico superior daquele Departamento a coordenar as atividades de Física naquele dia, a importância desta iniciativa prende-se com “criar ao longo da educação do público mais jovem a ideia de que a ciência também é cultura e entretenimento (a par da literatura, do teatro, do desporto), contribui para formar cidadãos mais completos e mais bem integrados numa sociedade que assenta definitivamente no conhecimento científico e no progresso tecnológico. Além disso, estas atividades podem ser um mote para despertar ou confirmar algumas vocações nos estudantes [dos ensinos] básico e secundário. No mínimo, têm a utilidade de contribuir para satisfazer a curiosidade acerca de certos fenómenos naturais”.
 


Durante o Dia do Patrono na Escola Secundária Stuart Carvalhais, diferentes faculdades esclareceram dúvidas sobre as suas ofertas pedagógicas
Fonte Paulo Silva

A área da Química levou até à escola dez experiências acompanhadas de uma pequena palestra apoiada num power point ilustrativo.

De acordo com a professora do Departamento de Química e Bioquímica de Ciências, Manuela Rocha, os estudantes “manifestaram bastante interesse na explicação científica do que estava a acontecer durante as experiências realizadas, pois muitos dos assuntos estavam a ser nesta altura abordados nas aulas deles”.

Ao longo do ano letivo, Ciências visita diversas escolas básicas e secundárias falando diretamente com os alunos e disponibilizando informações sobre os vários cursos e as suas saídas profissionais.
Em 2013/2014, a Faculdade já esteve em 26 escolas do distrito de Lisboa.

Estas visitas inserem-se no projeto de responsabilidade social da empresa Inspiring - Inspiring Future -, da qual Ciências faz parte desde o início do ano 2014. Para além desta iniciativa, os departamentos são também convidados diretamente para a difusão de conhecimento científico em escolas. Para Manuela Rocha esta é uma tarefa que “dá trabalho mas é gratificante e sentimos sempre que foi apreciada”.

Para mais informações sobre as visitas de Ciências às escolas visite o portal da FCUL e espreite o álbum fotográfico do Facebook da Faculdade.

Raquel Salgueira Póvoas, Gabinete de Comunicação, Imagem e Cultura da FCUL
info.ciencias@fc.ul.pt

Aula abordou temas de paleontologia e geologia   

Selecionados para as bolsas da Gulbenkian de 2025

Apoios financeiros abrangem nove alunos de Ciências ULisboa 

revista IMPROP

A IMPROP sempre foi uma revista irreverente produzida por estudantes – e é assim que o mais recente número deste histórico título começa a ser distribuído esta quarta feira pela comunidade académica.

Prémio de empreendedorismo da ULisboa

Universidade de Lisboa distinguida durante Web Summit

Investigador distinguido pelo trabalho nas ciências da separação

Fotografia de exposição do Museu de História Natural

Exposição patente no Museu Nacional de História Natural e da Ciência 

Reitoria da Universidade de Lisboa

Mais de 170 spinouts identificadas em novo relatório

Miguel Pinto, Cristina Lopes, Luís Carriço, Cristina Máguas e Ana Sofia Reboleira.

CIÊNCIAS e a Sociedade Portuguesa de Espeleologia assinaram um protocolo de cooperação.

Ranking coloca Universidade de Lisboa na 139ª posição mundial

Placa do prémio Jack Riordan & Paul Quinton CF Science Award 2025

Investigador recebe o Jack Riordan & Paul Quinton Cystic Fibrosis Science Award 2025

Nuno Araújo

Nuno Araújo é um dos líderes do Projeto RODIN

Sala Inclusiva está em funcionamento na Biblioteca do edifício C4

Parceria envolve Departamento de Ciências Matemáticas e Sociedade Portuguesa de Oncologia

Rita Eusébio e Ana Sofia Reboleira, nos laboratórios de Ciências ULisboa

Nova espécie descoberta no Parque Natural das Serras de Aire e Candeeiros

Cristina Branquinho, professora de CIÊNCIAS

Documento redigido em Manaus vai ser apresentado na Conferência das Nações Unidas

david macdonald dia da investigação

Investigador da Universidade de Oxford foi o convidado especial do Dia da Investigação e da Inovação

Margarida Santos-Reis no dia da Investigação e Inovação

Professora de CIÊNCIAS homenageada no Dia da Investigação e da Inovação

Passeio da Ciência

Novo Passeio da Ciência dá a conhecer centros de investigação e infraestruturas científicas

Nuno Garcia dos Santos durante a sessão

O Dia da Investigação e da Inovação da Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa (CIÊNCIAS) arrancou na manhã desta quarta-feira com uma sala bem concorrida de professores, cientistas e

observatório newathena

Nuno Covas lidera simulações relacionadas com o observatório NewAthena  

Palestra no Grande auditório de CIÊNCIAS

Núcleo de estudantes trouxe especialistas para ciclo de palestras 

salas de estudo

Evento da aliança Unite! teve lugar na Finlândia

Pages