A direção da Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa (Ciências ULisboa) vem por este meio manifestar o profundo pesar pelo falecimento da escritora e cientista Clara Pinto Correia.
Clara Pinto Correia licenciou-se em Ciências ULisboa, depois de concluir o curso de biologia no ano de 1985. Pouco depois da licenciatura, começou a lecionar na Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa e, mais tarde, rumou à Universidade de Nova Iorque. Já em 1992, conclui o doutoramento em Biologia Celular pelo Instituto de Ciências Biomédicas Abel Salazar da Universidade do Porto. Também esteve ligada à fundação da licenciatura em Biologia da Universidade Lusófona.

Em paralelo com os trabalhos científicos, desenvolveu uma carreira literária, que abrangeu romances como “Adeus, Princesa”, poesia, obras juvenis e várias crónicas publicadas na imprensa nacional. Foi devido a este percurso literário que ganhou o Prémio Máxima de Literatura.
Enquanto autora, publicou mais de 40 livros. Na multifacetada carreira consta ainda a apresentação de programas de rádio e TV. “Música para Camaleões”; “Rumo à Lua”; ou “Travessa do Cotovelo” são alguns dos exemplos destas colaborações.
A notícia da morte de Clara Pinto Correia foi confirmada esta terça-feira. A cientista-escritora tinha 65 anos de idade. Ciências ULisboa pretende assim endereçar as mais sentidas condolências à família e amigos da conhecida autora.

