A nova plataforma Biblius promete acelerar o acesso à informação
O repositório Biblius acaba de estrear numa versão renovada que promete tornar mais ágil o registo e a divulgação dos trabalhos científicos produzidos por investigadores da Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa (Ciências ULisboa). Com a nova versão deste repositório científico, estreiam funcionalidades que facilitam a associação de temas a perfis de autores de publicações, um novo método de autenticação, listas de publicações que podem passar a ter endereços próprios, uma nova barra lateral com filtros de pesquisa, o apoio dos profissionais da Biblioteca, e muitas outras novidades. O próprio nome da plataforma beneficiou de uma atualização, passando de Biblios para Biblius.
“O Biblius é um repositório que espelha bem a produção científica da nossa Faculdade. É um serviço que tem por objetivo dar a conhecer lá fora o que de melhor se faz aqui, mas é também uma ferramenta de apoio à gestão de Ciências ULisboa”, explica Hugo Miranda, professor do Departamento de Informática e subdiretor de Ciências ULisboa.
A renovação do repositório científico foi trabalhada nos últimos meses, tendo como principal referência a tese de mestrado desenvolvida pela aluna Beatriz Rosa. O projeto contou ainda com os contributos da Direção de Serviços Informáticos (DSI), de profissionais responsáveis pela Biblioteca de Ciências ULisboa, e contributos de professores e investigadores.
“Com o novo Biblius, passamos a ter filtros que facilitam pesquisas rápidas entre cerca de 60 mil entradas que vão dos artigos científicos às teses de mestrado e doutoramento ou ao registo de patentes. Além disso, lançámos novas funcionalidades de personalização e tornámos mais rica a associação de temas e dados descritivos que facilitam a pesquisa dos diferentes trabalhos científicos”, acrescenta Hugo Miranda.
A nova versão do Biblius deverá ainda beneficiar, nos próximos tempos, da inclusão de uma ferramenta de Inteligência Artificial que ainda está em fase de conclusão, mas já pode ser usada para a atualização de repositórios de publicações de cada investigador. As entradas mais antigas remontam a 1949.
Além das novidades que facilitam o uso por parte dos investigadores, Biblius estreia as seguintes funcionalidades:
Mais informação sobre as publicações
-
Novos tipos de documentos
-
Contribuição para os objetivos de desenvolvimento sustentável
-
País a que diz respeito a investigação
Melhoria de desempenho
-
Resultados quase instantâneos na pesquisa
-
Sugestões de palavras a pesquisar na caixa de pesquisa
-
Nova barra lateral com filtros rápidos
Página do investigador
-
Acessível publicamente em https://biblius.ciencias.ulisboa.pt
-
Permite a criação de listas personalizáveis de publicações, que podem ser divulgadas através de um URL próprio
-
A criação de listas e a integração com o ORCID (que tem que ser realizada individualmente pelo próprio) está disponível após autenticação
Integração com o novo portal
-
A lista (ver ponto anterior) "Portal Ciências" irá ser reproduzida numa secção de publicações selecionadas na página do perfil de cada investigador
-
A lista completa de publicações ficará também disponível por uma ligação para o Biblius.
Maior intervenção da biblioteca
-
A biblioteca passa a assinalar no Biblius se a afiliação dos autores de Ciências respeita as normas estabelecidas. Um dos filtros de pesquisa rápida permite selecionar os artigos de acordo com esta condição.
-
Os documentos académicos e as sebentas passam a poder ser adicionados exclusivamente pela biblioteca, permitindo desta forma assegurar os formalismos necessários para a sua divulgação.
Reformulação da página de indicadores
A página de indicadores (stats) tornou-se dinâmica, passando a permitir filtrar os resultados no tempo, por departamento ou unidade de investigação

