Ao longo de 2025, CIÊNCIAS foi palco de descobertas, aprendizagens e encontros que dão forma ao quotidiano da Faculdade. Entre salas de aula, laboratórios, espaços comuns e momentos de partilha com a comunidade, construiu-se mais um ano marcado pela diversidade de pessoas, saberes e perspetivas.
Esta iniciativa reúne uma seleção de imagens que registam o tempo vivido em CIÊNCIAS. Mais do que ilustrar acontecimentos, estas fotografias captam gestos, ambientes e instantes que revelam a dimensão humana da Faculdade, bem como a vitalidade de uma comunidade em permanente transformação.
CIÊNCIAS 2025: O ano em 12 imagens é, assim, um convite a revisitar o ano que passou através do olhar de quem fez a Faculdade acontecer, celebrando a ciência que se constrói todos os dias em CIÊNCIAS — aberta, concreta e partilhada.
Neste tempo de balanço e encontro, CIÊNCIAS deseja a toda a sua comunidade descanso, inspiração e renovada energia para o ano que se aproxima, que continuará a ser construído em conjunto.
1

Alunos do ensino secundário assistem à palestra de Rui Agostinho durante a Conferência de Natal de CIÊNCIAS 2025.
A Conferência convidou mais de 600 estudantes e 40 professores do ensino secundário a visitarem o campus de CIÊNCIAS para participarem num evento dedicado a desmistificar a ciência ligada a alguns dos maiores desafios da atualidade.
O evento contou com intervenções de investigadores de referência da Faculdade: Rui Agostinho, João Duarte e Ana Catarina Monteiro, que abordaram temas atuais como defesa planetária, habitabilidade de outros planetas e o papel da matemática na criatividade científica.
“Queremos que vejam CIÊNCIAS com carinho e que venham cá ensinar e aprender coisas”, partilhou Luís Carriço, Diretor de CIÊNCIAS.
2

Ao longo deste ano, o Pause, o novo bar e espaço de refeições do edifício C5, tornou-se um local privilegiado de convívio e partilha para toda a comunidade de CIÊNCIAS. Neste ponto central do campus, os estudantes aproveitam para almoçar e relaxar entre aulas.
3

Mais de 70 alunos do agrupamento de escolas Vergílio Ferreira, de Lisboa, e da Escola Secundária Fernando Namora, da Amadora, marcaram presença na mini-regata de barcos movidos a energia solar — Solar Sailors Challenge. O evento foi organizado por estudantes e contou com um júri de docentes de CIÊNCIAS, como Jorge Maia Alves, professor catedrático na foto.
4

O campus de CIÊNCIAS abriu as portas a 2.500 estudantes do ensino secundário no Dia Aberto 2025. Para os receber contámos com uma TaskForce de 150 estudantes voluntários de licenciatura e mestrado, entre eles Ruben Martinho, aluno da licenciatura em Matemática.
5

Para poder estudar a gruta de Vale Telheiro, no concelho de Loulé, a equipa de bioespeleólogos liderada por Ana Sofia Reboleira, professora em CIÊNCIAS e líder do grupo de investigação em Ecologia Subterrânea no Centro de Ecologia, Evolução e Alterações Ambientais (CE3C), tem de transportar equipamento pesado através de passagens estreitas, onde só cabe uma pessoa de cada vez, rastejando no solo.
6

Luís Carriço, Diretor de CIÊNCIAS, conduz um dos carrinhos solares construído pela Oficina das Energias – Núcleo de Estudantes de Engenharia da Energia e Ambiente, durante a Feira dos Núcleos de Estudantes.
7

A passagem de aviões a sobrevoar o campus de CIÊNCIAS é uma visão recorrente para a comunidade da Faculdade. Mas o inverso também é verdade: CIÊNCIAS é um dos primeiros marcos de Lisboa que os novos visitantes veem, ainda antes de aterrarem na capital.
8

Luís Leitão, estudante do Mestrado em Engenharia Física de CIÊNCIAS, realizou o seu Erasmus na Sorbonne, em Paris, no ano letivo de 2024/2025. Fez a viagem de Portugal até França pedalando diariamente na sua bicicleta.
9

Momento de abraço entre presidente cessante (José Maria Diogo) e novo presidente da Associação dos Estudantes da Faculdade de Ciências de Lisboa (Mário Mateus da Costa), durante a cerimónia de tomada de posse da nova direção da associação.
10

CIÊNCIAS foi palco da final da última edição do Technovation Girls Portugal, evento coordenado pela Happy Code, com a missão de direcionar as raparigas para as áreas STEAM (Science, Technology, Engineering, Arts, and Mathematics). Nesta edição participaram 245 raparigas, dos 8 aos 18 anos, e foram apresentados 76 projetos.
11

Samuel Barata fixa novo recorde nacional dos 10 quilómetros. O atleta, que é antigo aluno de Química da Faculdade, ficou em 11.º lugar e bateu o recorde nacional durante uma corrida organizada em Brasov, na Roménia.
12

No mês em que decorreu a sua jubilação académica, Margarida Santos-Reis, Subdiretora com o pelouro da investigação, foi a grande homenageada surpresa da 7.ª edição do CIÊNCIAS Research & Innovation Day. Este evento, que a própria concebeu há sete anos atrás e que tem vindo a coordenar, teve como orador convidado da mais recente edição o zoólogo David Macdonald da Universidade de Oxford.

