A terceira edição do Programa de Mentorado Ciências Alumni já começou a receber candidaturas de alunos que pretendam beneficiar de sessões de preparação para o mercado de trabalho a partir de março. A fase de candidaturas vai decorrer até a 8 de janeiro, com o objetivo de recolha de demonstrações de interesse de alunos de licenciatura, mestrado e doutoramento da Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa. Além de alunos inscritos em cursos de Ciências Ulisboa, o programa gerido pelo Gabinete de Empregabilidade está aberto a antigos alunos para funções de mentoria.
O Programa de Mentorado deverá decorrer entre março e julho, prevendo sessões de pares formados por mentores e mentorandos. Durante estas sessões, os alunos inscritos no programa deverão receber sugestões e reparos quanto à entrada no mercado de trabalho. Revisão do currículo e cartas de motivação, contactos profissionais, apoio para a comunicação escrita ou em público, e identificação de objetivos de carreira figuram entre os temas que deverão ser abordados nas sessões de mentoria.
O programa é grátis e está aberto para todos os alunos que se encontrem atualmente no terceiro ano do respetivo curso, e contempla igualmente alunos de doutoramento e mestrado. Os antigos alunos de Ciências ULisboa que pretendam assumir as funções de mentor deverão ter, pelo menos, três anos de “experiência profissional relevante” para se poderem candidatar. Em contrapartida, a participação dos mentores é feita em regime voluntariado. A organização da iniciativa já começou a disponibilizar páginas de inscrição para mentores e mentorandos.
“Pretende-se um mínimo de 5 horas de interação entre cada par, que decorrerão entre a abertura solene e início de julho. Após o final do programa, será possível continuar a relação de mentorado, mas a título independente, se tal for a intenção dos participantes”, refere a página oficial do Programa de Mentorado Ciências Alumni.

