Prémio Pfizer de Investigação Básica 2013

Ciência, com persistência

E o que pensam estas jovens de si próprias, depois de tantos anos a trabalhar juntas?! Em vez de cada uma falar de si, optaram por se descrever umas às outras. O resultado é este…

“Joana - uma mente brilhante! Estuda e questiona sempre qual a melhor solução a aplicar nos desafios do laboratório e na investigação que abraça. Sempre um passo à frente naquilo que investiga.
Diana - uma trabalhadora nata! Muita dedicação e muitas horas no laboratório. Sempre a pensar como chegar ao resultado tão esperado, mantendo a sua perspetiva metódica e olho científico.
Marisa - uma força da natureza! A melhor pessoa para se ter ao lado no laboratório. Inteligente, dedicada, competente e com uma enorme capacidade de trabalho que nos contagia e nos dá energia para trabalhar mais e mais.
Inna - o sentido prático! Sempre a arranjar novas soluções para novos protocolos. Tudo o que deseja aprender e conhecer, ela aprende, tornando real e ultrapassando qualquer desafio que se imponha.”

A última edição dos Prémios Pfizer de Investigação Básica reconheceu o mérito do projeto “Global ENaC Regulators and Potential Cystic Fibrosis Therapy Targets", um estudo coordenado por Margarida D Amaral e que contou com a colaboração de outros 14 cientistas, entre eles, Joana Almaça, Marisa Sousa, Inna Ulyiakina e Diana Faria, que têm em comum muito mais do que o gosto pela ciência.

“A FCUL foi um ponto de encontro entre todas nós. Foi lá que a maioria de nós se conheceu quando decidimos realizar o doutoramento no laboratório da professora Margarida Amaral”, contam as jovens cientistas, que têm a FCUL como a “casa-mãe”, o local a onde regressavam após cada temporada no estrangeiro, principalmente na Alemanha, no laboratório do professor Karl Kunzelmann, outro membro da equipa do projeto distinguido pelos Laboratórios Pfizer e pela Sociedade de Ciências Médicas de Lisboa, em dezembro passado.

Para a Joana Almaça, a Marisa Sousa, a Inna Ulyiakina e a Diana Faria o prémio atribuído ao projeto “Global ENaC Regulators and Potential Cystic Fibrosis Therapy Targets" foi uma “surpresa muito agradável” e “simboliza todo o esforço e dedicação depositados neste trabalho que, para além de ter culminado numa publicação de alto impacto, fica agora também espelhado num prémio que nos traz reconhecimento a nível nacional”.

As investigadoras consideram este estudo “muito ambicioso”, tendo proporcionado “uma excelente oportunidade para estabelecer colaborações internacionais, trabalhar com pessoas muito experientes em diferentes áreas e, sobretudo, aprender novas técnicas que são agora uma mais-valia na nossa formação”.

A otimização dos ensaios e a utilização de novas tecnologias e modelos de investigação a que não estavam habituadas representam as principais dificuldades sentidas pelas quatro jovens, no decorrer do projeto. A análise de todos os dados também gerou “algumas dores de cabeça”, mas dessa tarefa, dizem, “surgiram os resultados mais interessantes, que podem resultar em alvos terapêuticos a utilizar no futuro”.

Desenho
No futuro as jovens cientistas gostariam de trabalhar em Portugal
Desenho de Pedro Côrte-Real

A coordenadora deste projeto, Margarida D. Amaral, acredita que este estudo e a publicação do artigo "High‐Content siRNA Screen Reveals Global ENaC Regulators and Potential Cystic Fibrosis Therapy Targets", em setembro de 2013, na revista Cell, é um marco importante nas vidas futuras destas quatro “meninas”, estudantes de doutoramento, três delas já doutoradas. Atualmente só a Inna Ulyiakina permanece na FCUL, entrou mais tarde para o projeto e ainda não concluiu o doutoramento.

“Tenho a nítida sensação de que enquanto estavam a trabalhar no projeto não se aperceberam do enorme impacto que este estudo iria ter”, comenta Margarida D. Amaral - acrescentando que -, “o papel do supervisor/ mentor é ver mais longe e mostrar o caminho!”. A professora do Departamento de Química e Bioquímica e líder de um dos grupos do BioFIG - Centro de Biodiversidade, Genómica Integrativa e Funcional da FCUL entende que “numa época em que ‘tudo está à distância dum clique’, é preciso incutirmos nos estudantes e jovens investigadores [o valor da] persistência, uma qualidade essencial em ciência. Claro que o talento também é importante, mas sem persistência, o talento não vai longe…”.

Joana Almaça, Marisa Sousa, Inna Ulyiakina e Diana Faria não têm dúvidas em afirmar que foram “contaminadas pelo ‘bichinho da ciência’”, por isso, os planos futuros passam por “contribuir para o conhecimento dos mecanismos responsáveis por algumas patologias dos humanos”.

Atualmente, algumas desenvolvem trabalhos de investigação em institutos internacionais, ainda assim permanece um desejo comum: “trabalhar no futuro em Portugal e continuar a aplicar por cá os conhecimentos adquiridos durante o doutoramento e pós-doutoramento”- deixando um apelo -, “continuem a investir em ciência de excelência em Portugal!”.
 

Ana Subtil Simões, Gabinete de Comunicação, Imagem e Cultura da FCUL
info.ciencias@fc.ul.pt
Banner Prémio de Doutoramento em Ecologia - Fundação Amadeu Dias

Já são conhecidos os vencedores da edição 2024 do Prémio de Doutoramento em Ecologia - Fundação Amadeu Dias, organizado pela Sociedade Portuguesa de Ecologia (SPECO).

Jorge Buescu, professor do Departamento de Matemática (DM) de CIÊNCIAS, reeleito Vice-Presidente da European Mathematical Society (EMS)

Jorge Buescu, professor do Departamento de Matemática (DM) de CIÊNCIAS, foi reeleito Vice-Presidente da European Mathematical Society (EMS).

Verão na ULisboa em CIÊNCIAS

Foi com um sorriso na cara e com vontade de um dia regressarem, que os estudantes do programa Verão na ULisboa deixaram o campus de CIÊNCIAS, após as cerimónias de entrega de diplomas que decorreram nos dias 5 e 12 de julho.

Assinatura do Protocolo com a REDCORP

o passado dia 9 de julho a Direção de CIÊNCIAS assinou um protocolo de cooperação com a REDCORP, empresa de empreendimentos mineiros responsável pelo Projeto Lagoa Salgada.

CIÊNCIAS assinA um protocolo de colaboração com a Raiz Vertical Farms nas instalações de CIÊNCIAS, tendo sido assinado pelo Diretor da faculdade, Luís Carriço, e pela co-fundadora da startup Rede Vertical Farms, Inês Barros.

CIÊNCIAS assinou um protocolo de colaboração com a Raiz Vertical Farms, com o objetivo de instalar uma horta vertical no campus da faculdade.

Equipa do CSD Lab do BioISI

Uma equipa de investigadores do Laboratório de Estrutura e Dinâmica Celular (CSD Lab) do Instituto de Biossistemas e Ciências Integrativas (BioIS

Diogo Rodrigues Fernandes

Diogo Rodrigues Fernandes, doutorando de CIÊNCIAS e investigador no Centro de Ecologia, Evolução e Alterações Ambientais (

Banner O Planeta Vivo

“Temos este mundo, ou nada. E temos um grande problema se não entendermos o planeta que queremos salvar.” Esta citação de Carl Sagan é o mote do documentário ‘O Planeta Vivo’, que estreou no passado dia 3 de julho na RTP.

Vista Aérea do Observatório do Paranal

O Observatório do Paranal, no deserto do Atacama no Chile, que faz parte do Observatório Europeu do Sul (ESO), vai receber em 2025 um telescópio made in Portugal para observar o Sol.

Nuno Gonçalves e Inês Leite posam com os prémios junto aos restantes investigadores do Instituto de Astrofísica e Ciências do Espaço (IA)

Nuno Gonçalves e Inês Leite, estudantes de CIÊNCIAS, foram premiados na SPIE Astronomical Telescopes + Instrumentation, a maior conferência internacional sobre instrumentação para a Astronomia.

Ranking de Leiden: Há três áreas de investigação de CIÊNCIAS em que a ULisboa é líder nacional

A Universidade de Lisboa (ULisboa) está em primeiro lugar a nível nacional em três áreas de produção científica de CIÊNCIAS no reputado CWTS Leiden Ranking: Ciências da Vida e da Terra, Matemáti

Banner Curso PRODIGI

A partir de 2025 a Universidade de Lisboa em parceria com o Instituto Politécnico de Lisboa, vai disponibilizar uma nova formação online em competências digitais.

 

Inês Fragata, Margarida Matos, Sara Magalhães e Cristina Máguas.

CIÊNCIAS inaugura hoje oficialmente a infraestrutura laboratorial de investigação - Unidade de Evolução Experimental.

Imagem alusiva ao Deep Tech Talent Initiative (DTTI), um programa do European Institute of Innovation and Technology (EIT)

O Mestrado em Bioestatística de CIÊNCIAS foi acreditado pela Deep Tech Talent Initiative (DTTI), um programa do European Institute of Innovation and Technology (EIT).

Dois professores de CIÊNCIAS eleitos sócios da Academia das Ciências de Lisboa

Pedro Miguel Duarte e Luís Eduardo Neves Gouveia, professores de CIÊNCIAS, foram eleitos sócios da Academia das Ciências de Lisboa.

O Centro de Congressos da Alfândega do Porto é o palco da edição de 2024 do Encontro Ciência.

Luís Carriço (Diretor de CIÊNCIAS) e Carlos Martins (Presidente da EPAL) junto a um dos novos bebedouros.

A Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa aderiu ao desafio da EPAL - Empresa Portuguesa das Águas Livres de consumir Água da Torneira nas suas áreas comuns, representando mais um compromisso com o Ambiente e com

 Rodrigo Freitas, Francisco Graça e Diogo Ávila no Pódio dos 3000 metros obstáculos no Campeonato Nacional Universitário de Pista ao Ar Livre

Rodrigo Freitas, estudante de CIÊNCIAS, sagrou-se bicampeão no Campeonato Nacional Universitário (CNU) de Atletismo Pista Ar Livre.

Desde ontem que CIÊNCIAS dispõe de um novo espaço: o Lounge C7!

Carolina Margarido, Catarina Lima e Raquel Costa seguram o prémio de primeiro lugar na segunda fase do Future Innovators Program da Unicorn Factory Lisboa

Carolina Margarido, Catarina Lima e Raquel Costa venceram a segunda fase do Future Innovators Program da Unicorn Factory Lisboa

A cientista Ana Russo, investigadora do Instituto Dom Luiz (IDL), visitou duas escolas básicas do concelho de Sintra no dia 23 de abril para rea

Branca Edmée Marques, cientista alumna de CIÊNCIAS

Branca Edmée Marques, alumna de CIÊNCIAS, será homenageada no dia 20 de junho pelos Museus da Universidade de Lisboa

Vanessa Fonseca, Catarina Frazão Santos, Rita Cardoso, Cláudio Gomes, Ana Duarte Rodrigues e Paulo J. Costa posam com os prémios para uma foto numas escadas

A faculdade conseguiu obter o segundo lugar entre as Escolas da Universidade de Lisboa mais galardoadas.

Pages