Mundo

Ranking de Shanghai 2025 coloca ULisboa na liderança nacional em 23 áreas científicas, e destaca 41 áreas entre as melhores do mundo

Reitoria da Universidade de Lisboa

O Ranking de Shanghai

DCI-CIÊNCIAS

O Ranking de Shanghai 2025 posicionou a Universidade de Lisboa (ULisboa) entre as melhores do mundo em 41 áreas científicas. Segundo a Reitoria da ULisboa, a mais recente edição do prestigiado ranking identifica ainda a ULisboa como líder nacional em 23 áreas científicas. 

“A Universidade de Lisboa alcança posições de elevado destaque mundial colocando-se no 7.º lugar em Engenharia Naval e Oceânica, 20.º lugar em Engenharia Civil, 39.º lugar em Ciências Veterinárias e 48.º lugar em Oceanografia”, informa a página da Reitoria da Universidade de Lisboa.

A mais recente edição do Ranking de Shanghai, que é produzido pela ShanghaiRanking Consultancy, classificou a ULisboa entre as melhores 75 instituições no que concerne à área de Recursos Hídricos. Na Ecologia, nas Ciências Atmosféricas e nas Ciências Agrárias, ULisboa figura entre as 150 instituições de ensino superior mais bem classificadas do planeta.

Em Física, Ciências da Terra, Geografia, Engenharia Elétrica e Eletrónica, Automação e Controlo, Ciência e Tecnologia dos Instrumentos, Ciência e Tecnologia dos Transportes, Deteção Remota, Farmácia e Ciências Farmacêuticas a ULisboa está posicionada entre os 200 primeiros lugares.

O Ranking de Shanghai tem sido produzido regularmente desde 2009 como uma referência do mundo académico. A edição de 2025 procede à compilação e à avaliação de 2000 universidades de 92 países. Na edição de 2025, a análise recai sobre 57 áreas científicas e tem por base indicadores relacionados com a produtividade, a qualidade da investigação científica, prémios académicos e colaborações de âmbito internacional.

hugoseneca@ciencias.ulisboa.pt