A horta urbana Solar é um projeto multidisciplinar de investigação e de demonstração de um sistema agrovoltaico para explorar a produção combinada e sinergética de eletricidade solar e produtos agrícolas.
A configuração da horta foi idealizada de forma a explorar o efeito do sombreamento dos painéis solares na produtividade e nas necessidades de irrigação das culturas plantadas na zona subjacente. O estudo destas sinergias é um dos principais focos da investigação, tendo-se já registado diversas vantagens:
- para as plantas: contrariamente ao que se poderia pensar, as plantas poderão vir a beneficiar do sombreamento dos painéis, especialmente no verão, uma vez que este reduzirá o stress térmico e as necessidades de rega;
- para os painéis: na presença das plantas, menos poeiras são depositadas nos painéis, permitindo um melhor funcionamento; os painéis tornam-se mais eficientes quando a temperatura é mais baixa, situação favorecida pela evapotranspiração das plantas; embora constituíam um sistema mais caro, os painéis bifaciais (o caso destes), produzem mais pois estão mais afastados do chão e recebem mais radiação solar.
O sistema agrovoltaico está instalado no laboratório exterior de energia solar no campus da Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa e é uma iniciativa desenvolvida no âmbito do Laboratório Vivo para a Sustentabilidade @Ciências.
O projeto agrovoltaico da Horta Solar no Campus Solar irá avaliar o potencial da abordagem combinada de geração fotovoltaica e produção agrícola.
O desempenho do sistema fotovoltaico com módulos bifaciais poderá beneficiar da radiação refletida nas plantas, que refletem radiação num comprimento de onda favorável à conversão fotovoltaica nos módulos PV.
A geração fotovoltaica poderá ainda beneficiar de eventuais reduções de sujidade e poeiras e/ou redução da temperatura ambiente. Por outro lado, a produção agrícola, e concomitante necessidade de rega, poderá beneficiar de um ambiente local mais protegido, com algum sombreamento sobretudo nas épocas do ano com maior stress térmico.
A plantação da Horta Solar aconteceu no campus da Faculdade no dia 21 de março de 2023, Dia Internacional das Florestas, no âmbito da Semana da Sustentabilidade, um evento organizado por estudantes da Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa.
Para saber mais detalhes sobre o projeto ver o artigo na Renováveis Magazine 53 (2023) 32-33 aqui.
Notícia sobre o evento no site da Faculdade.
Referências sobre o projeto:
- Horta solar em Lisboa testa sistema agrovoltaico em cidade, Construir
-
Projeto da FCUL e da Image4All traz painéis solares para horta urbana para gerar energia
-
https://say-u.pt/image4all-desenvolve-projeto-agrovoltaico-em-horta-urbana-da-fcul/
-
Tese de mestrado - 2022 - Manita, João Luís Ventura, Desenvolvimento de um Sistema Agrofotovoltaico
-
Soluções ‘agrivoltaicas’ para um futuro sustentável | Construir
-
Tese de mestrado - 2024 - Convié, Jobim Lopes, Synergizing Agrivoltaics, Agroforestry, and IoT for Sustainable Agriculture. Design and Implementation of a Field Experiment in Urban Environment
Coordenador do projeto: Miguel Brito
Membros do projeto: David Avelar, Florian Ulm, Ivo Costa, Guilherme Gaspar, Jobim Convié, João Manita, António Vedes
Para mais informações, contactar sustentabilidade@ciencias.ulisboa.pt.