Caravana AgroEcológica

Logótipo do projeto

ODS 11, 12, 13 e 17

 

A Caravana AgroEcológica (CA) é um projecto participativo do grupo de investigação MITE2 do cE3c, FCUL (Centro de Ecologia, Evolução e Alterações Ambientais da Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa), que pretende aproximar agricultores, consumidores e investigadores através da agroecologia.

A Caravana Agroecológica inclui 5 iniciativas:

Os Dias Abertos de Produtores (DAP): os DAP ocorrem em locais relevantes para a produção, distribuição, transformação, investigação ou divulgação de produtos sustentáveis. Dividem-se em três momentos: os agricultores dão a conhecer as suas produções e produtos, um Chef confeciona uma prova com produtos dos agricultores e o dia termina com uma conversa aberta entre todos, sobre agroecologia.

As Hortas agroecológicas (HA): A equipa da CA colabora com escolas e instituições com hortas, ajudando-as a implementar princípios e práticas agroecológicos. Organizam-se reuniões entre escolas e/ou instituições e encontros temáticos.

As Rotas da Caravana (RoCA): São rotas temáticas que pretendem dar a conhecer experiências agroecológicas em Portugal, assim como fortalecer o contacto entre os participantes das rotas. Faz-se o mapeamento das experiências através de metodologias participativas. De seguida, desenham-se itinerários que serão percorridos por agricultores, decisores políticos, jornalistas e consumidores, cuja duração é variável (entre 1 a 5 dias).

Programa de Rádio da CA: semanalmente online e ao vivo, a CA apresenta vários tópicos e experiências relacionados com a agroecologia, tendo como convidados agricultores, investigadores ou decisores políticos.

Análise de Políticas Públicas: grupos focais analisam as políticas públicas relacionadas com agroecologia em período de discussão pública e entregam as sugestões às entidades relevantes.

 

A CA é parceira do projeto ERASMUS+ The Mediterranean Caravan: Learning and Sharing Agroecology que inclui grupos na Turquia, Servia, Itália e Croácia. O projeto visa co-construir um guia de boas práticas para a recolha de conhecimento em agroecologia, uma Plataforma online e um programa educacional. 

 

Links Caravana:

http://caravanaagroecologica.weebly.com/

https://www.facebook.com/caravanaagroecologicapt
https://www.instagram.com/caravana_agroecologica/
https://twitter.com/CAgroecologica
https://anchor.fm/caravana-agroecolgica 

 

Coordenadora: Sara Magalhães

Membros do projeto: Inês Costa Pereira, Carlota Ribeiro Sanches, João Alpedrinha, Leonor R. Rodrigues, David Avelar, Florian Ulm, Renata Santos, Inês Santos, Filipa Vala e Susana Barros Mendes.

Para mais informações, contactar sustentabilidade@ciencias.ulisboa.pt.