Entrevista à Comissão de Coordenação do Mestrado em Bioquímica e Biomedicina

Imagens do campus, laboratórios e salas de aula

A caracterização da empregabilidade dos alumni do mestrado, formados durante a última década (2008-2018), demonstra uma forte integração no sistema científico e tecnológico (65%) e uma boa integração no sector empresarial (20%)

DQB Ciências ULisboa
Claudio Gomes, Margarida Gama Carvalho e Carlos Cordeiro
Cláudio M. Gomes, Margarida Gama Carvalho e Carlos Cordeiro
Imagem cedida por DQB Ciências ULisboa

Entrevista com Cláudio M. Gomes, Margarida Gama Carvalho e Carlos Cordeiro sobre o mestrado em Bioquímica e Biomedicina. Os professores do Departamento de Química e Bioquímica da Faculdade e membros da comissão de coordenação do referido curso assinam ainda um artigo sobre o parecer final da comissão de avaliação da Agência e Avaliação e Acreditação do Ensino Superior (A3ES) e o processo de reestruturação do curso e que deverá permitir uma forte interligação à investigação científica e à experiência laboratorial; uma formação abrangente e flexível assente num modelo de ensino em formato avançado; e a promoção de dissertações de qualidade com ampla oferta de projetos também em mobilidade.

Até maio de 2022, cerca de 165 alunos concluíram com sucesso este mestrado, criado em 2009. Os diplomados do mestrado em Bioquímica registam uma taxa de emprego de 87,8% sendo que 90% dos diplomados obtêm o primeiro emprego até seis meses após terminar o curso. A caracterização da empregabilidade dos alumni do mestrado, formados durante a última década (2008-2018) demonstra uma forte integração no sistema científico e tecnológico (65%), uma boa integração no sector empresarial (20%) e em outras áreas de atividade (10%). Noventa e cinco porcento dos inquiridos considera a formação no mestrado relevante para a sua atividade profissional atual. Há um grupo de alumni e mestrandos no LinkedIN que conta com  mais de 120 membros e que serve para promover networking e dar aos alunos a perspetiva da enorme diversidade de profissões e áreas em que podem desenvolver a sua atividade enquanto formandos do mestrado. Todos os anos vários alunos vêm o seu trabalho de dissertação ou parte dele publicado em artigos científicos em revistas internacionais com revisão por pares. É possível aceder às teses deste mestrado através do RENATES - Registo Nacional de Teses e Dissertações.

O mestrado em Bioquímica passa a designar-se Bioquímica e Biomedicina. Porquê?

Cláudio M. Gomes (CMG) - Esta aprovação foi o reconhecimento da qualidade das propostas apresentadas e do trabalho até agora realizado, e a prova da importância em articular o ensino pós-graduado com a investigação científica de qualidade em Bioquímica e Biomedicina que se faz em Ciências.

Margarida Gama Carvalho (MGC) - Com esta mudança aumentamos a flexibilidade da escolha de optativas para os nossos alunos, com a oferta de um leque alargado de unidades curriculares opcionais de funcionamento garantido para alunos deste mestrado, sem números clausus e com garantia de frequência graças a uma eficiente organização dos horários.

O que distingue este mestrado de outros na mesma área?

CMG - Implementamos um mestrado na vanguarda da Bioquímica e Biomedicina, que visa proporcionar formação avançada na compreensão de processos moleculares, bioquímicos e celulares – das moléculas, às células, aos sistemas – este tipo de formação abrangente é única e capacita os nossos formandos para agirem na resposta aos múltiplos desafios societais na área das Ciências da Vida, Biomedicina e Biotecnologia.

Carlos Cordeiro (CC) – A internacionalização da nossa investigação tem um impacto direto e muito positivo na formação avançada dos mestrandos em Bioquímica e Biomedicina.

MGC - Esta abordagem [formação abrangente e flexível largamente assente num modelo de ensino em formato avançado] permite aos docentes implementar com grande liberdade um conjunto de atividades diversas, que promovem uma aprendizagem ativa e a discussão aprofundada de um tópico avançado por oposição a uma transmissão unívoca de conhecimento.

Este mestrado implementa uma inovadora formação laboratorial, através da execução de projetos integrativos que decorrem em laboratórios de investigação. Em que consiste essa inovação?

CC - Nas unidades curriculares Projeto Experimental I e II os alunos são desafiados a encontrar respostas para um problema biológico utilizando metodologias e instrumentação avançadas disponíveis na Faculdade e nas suas unidades de investigação. Desta forma os alunos participam no desenho experimental, não há protocolos pré-preparados nem resultados específicos a esperar, reproduzindo de forma controlada aquilo que os nossos alunos irão encontrar nos laboratórios para o trabalho de dissertação, no segundo ano do mestrado.

Campus, salas e laboratórios
Até maio de 2022, cerca de 165 alunos concluíram com sucesso este mestrado, criado em 2009
Imagem cedida por DQB Ciências ULisboa

A página inclui a seguinte coleção de vídeos: mestrado na vanguarda da Bioquímica e Biomedicina; forte interligação à investigação científica; formação abrangente e atual em Bioquímica e Biomedicina; projetos de dissertação em Bioquímica e Biomedicina; MSc in Biochemistry and Biomedicine – international students.

Ana Subtil Simões, Gabinete de Jornalismo Ciências ULisboa
info.ciencias@ciencias.ulisboa.pt
Estepe na Patagónia Argentina

O pastoreio é uma das atividades que mais área conquistou em todo o mundo, incluindo as mais áridas que, muito embora ocupem mais de 40% do planeta, albergam mais de metade de todo o gado existente nas suas pastagens. Para avaliar o impacto do pastoreio nas regiões áridas (semiáridas e sub-húmidas secas) do planeta, uma equipa internacional com mais de uma centena de investigadores, destaque para Alice Nunes e Melanie Köbel, investigadores do cE3c Ciências ULisboa, aplicou, pela primeira vez, o mesmo método de análise em 25 países de seis continentes.

rua interior à Alameda da Universidade, na Faculdade de Ciências

Na passada quarta-feira, 16 de novembro, foi instalado no campus da Ciências ULisboa um sensor de tubo, que permite detetar a passagem de bicicletas e trotinetes. Esta instalação insere-se na atividade do projeto europeu Tr @ nsnet – Um modelo de Living Lab Universitário para a Transição Ecológica, que tem como objetivo monitorizar a utilização de meios de transporte suaves no acesso à Faculdade. O equipamento foi instalado na entrada da rua de acesso ao edifício C7 (rua interior à Alameda da Universidade).

Campus da Faculdade

A cerimónia de entrega dos Prémios Científicos ULisboa/Caixa Geral de Depósitos (CGD) 2022, acontece no próximo dia 28 de novembro, pelas 17h30, no Salão Nobre da Reitoria da ULisboa.

grupo de pessoas

Ciências ULisboa coordena projeto europeu Twinning em colaboração com a Universidade de Copenhaga, na Dinamarca, e a Universidade de Tel Aviv, em Israel, e em parceria com a Universidade de Cambridge, no Reino Unido. O objetivo é promover a investigação de excelência e a formação avançada em Bioquímica e Biofísica de Proteínas, com impactos e aplicações em Biomedicina e Biotecnologia.

Ibéria Medeiros

Ibéria Medeiros, professora do Departamento de Informática da Ciências ULisboa, é a protagonista do terceiro vídeo do projeto “Porquês com Ciência”, divulgado no YouTube da Faculdade a 3 de novembro.

estantes com livros e revistas na biblioteca do C4

"September 2022 data-update for 'Updated science-wide author databases of standardized citation indicators'” divulga as bases de dados com os nomes dos cientistas mais citados a nível mundial em 2021 e ao longo da carreira. Estas bases de dados publicadas recentemente pela Elsevier têm o contributo de John Ioannidis, professor da Universidade de Stanford, na Califórnia.

A Faculdade presta homenagem a Carlos Sousa Reis, antigo professor da Ciências ULisboa nos domínios da Ecologia Marinha, Recursos Vivos Marinhos, Pescas e Ordenamento do Litoral.

grande auditório no evento de 2021

“Este é um momento de celebração da qualidade da investigação e da inovação desenvolvidas na Ciências ULisboa, a ocasião ideal para a partilha de conhecimento e para o estabelecimento de colaborações", diz Margarida Santos-Reis, subdiretora da Ciências ULisboa para a área da investigação, a propósito do Dia da Investigação.

José Rebordão, Luís Carriço e Manuel Silva assinam o protocolo

A Faculdade e a FCiências.ID assinaram um protocolo de cooperação com a Cercal Power, uma sociedade da Aquila Clean Energy, a plataforma de energia renovável da Aquila Capital na Europa, dedicada ao desenvolvimento, construção e exploração da central fotovoltaica do Cercal, em Santiago do Cacém.

Imagem de um cérebro em fundo digital

"A linha de investigação em Filosofia da Inteligência Artificial e da Computação surgiu pela primeira vez em Portugal na Ciências ULisboa, nomeadamente, no Centro de Filosofia das Ciências da Universidade de Lisboa (CFCUL), com o intuito de contribuir para um debate que interessa à sociedade no seu todo", escrevem João L. Cordovil e Paulo Castro, investigadores do CFCUL Ciências ULisboa.

logotipo do projeto

O Gabinete de Apoio Psicológico (GAPsi) da Ciências ULisboa partilhou o primeiro episódio do podcast “Chá do Dia”, no passado dia 19 de setembro. O quinto episódio deste projeto inovador já está disponível na plataforma Spotify.

Estúdio da FCCN

João Telhada é um dos protagonistas do projeto "Porquês com Ciência", nomeadamente no vídeo “É seguro pagar online com cartão VISA?”, disponível no canal YouTube da Faculdade. Para o professor do DEIO Ciências ULisboa, “a cultura científica é um aspeto essencial no progresso e desenvolvimento de um país”.

grupo de pessoas

Tom Henfrey, Giuseppe Feola, Gil Penha-Lopes, Filka Sekulova e Ana Margarida Esteves publicam na Sustainable Development, no âmbito de relatório da rede ECOLISE, da qual Ciências ULisboa faz parte.

A Faculdade presta homenagem a Henrique Manuel da Costa Guimarães, antigo aluno e professor da ULisboa, especialista em investigação sobre o ensino da Matemática.

Estátua de Alfred Nobel com flores por detrás

Os seis Prémios Nobel 2022 são anunciados entre 3 e 10 de outubro. A poucos dias de conhecer as personalidades que serão distinguidas este ano, recordamos os laureados em 2021, com a ajuda de professores e cientistas da Faculdade. Entre na breve e conheça os laureados da Fisiologia/Medicina e Física.

 

rapariga com vento no cabelo a ouvir música

"Que poder é este da música? Ela tem mesmo uma ligação com as emoções? Apesar de existirem posições contraditórias, a literatura aponta que a música é capaz de induzir emoções", escreve Marta Esteves, psicóloga no GAPsi Ciências ULisboa.

Sara Magalhães no estúdio da FCCN

Sara Magalhães é professora do Departamento de Biologia Animal da Ciências ULisboa desde 2016 e investigadora do Centro de Ecologia, Evolução e Alterações Ambientais (cE3c). “Os ácaros são assim tão feios, porcos e maus?” é o tema apresentado pela professora, que inaugura o projeto “Porquês com Ciência”.

mar

Nos dias 26 e 27 de setembro decorre na Ciências ULisboa o “Fórum Oceano: Atlântico, um bem comum, visões partilhadas franco-portuguesas”, uma iniciativa organizada pela Faculdade e pelo MARE, no âmbito da Temporada Portugal-França 2022.

“Saúde, Dança e Ciência na qualidade de vida sustentável”

No próximo dia 23 de setembro irá decorrer na Ciências ULisboa um workshop que pretende sensibilizar jovens e adultos para a importância do movimento na saúde e na qualidade de vida sustentável.

livros

Ana Simões, presidente do Departamento de História e Filosofia das Ciências e investigadora no CIUHCT, terminou o seu mandato como vice-presidente da European Society for the History of Science no dia 10 de setembro, concluindo seis anos de envolvimento na direção.

imagem abstrata representativa de termodinamica

"Quando ensinamos temos que ter a preocupação de que os alunos compreendem as matérias da melhor forma possível, e essa é a minha forma de ensinar, que procurei refletir neste livro”, diz Patrícia Faísca, professora do DF Ciências ULisboa e autora do novo livro sobre Termodinâmica, publicado na editora CRC Press.

logotipo da iniciativa

“Porquês com Ciência” é o novo projeto de divulgação científica da Direção de Comunicação e Imagem da Faculdade e arranca no início deste ano letivo. Cinco vídeos serão lançados no YouTube até ao final de 2022 e têm como personagens principais João Telhada, Ibéria Medeiros, Marta Panão, Maria Manuel Torres e Sara Magalhães. As temáticas em foco estão relacionadas com as Bolsas de Palestras.

grupo de investigadores

O projeto LIFE PREDATOR, aprovado no âmbito do Programa LIFE, vai arrancar no próximo mês de outubro. Da equipa de trabalho europeia fazem parte sete professores e investigadores de três unidades de investigação da Faculdade, que vão colaborar no estudo e combate da espécie invasora peixe-gato europeu.

Alunos e professores

Portugal conquistou quatro medalhas de ouro, duas de prata e uma de bronze na 15.ª edição das Olimpíadas Internacionais de Ciências da Terra (IESO 2022). Esta foi a melhor participação de sempre de Portugal nestas provas internacionais.

Jovens na praia

Crónica sobre o Roteiro Entremarés da autoria do professor Carlos Duarte. Esta é a segunda aplicação que resulta da colaboração entre o Departamento de Informática da Ciências ULisboa e o Instituto de Educação da ULisboa, depois da publicação em 2017 da aplicação Roteiro dos Descobrimentos.

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