Carrinho autónomo de pequena dimensão apresentado na Semana da Mobilidade de Lisboa
No passado dia 8 de março, realizaram-se as 3.as Jornadas da Energia, inseridas na Semana da Mobilidade de Lisboa. Carla Silva, professora do mestrado integrado em Engenharia da Energia e do Ambiente (MIEEA) e investigadora do Instituto Dom Luiz, lançou o convite a dez empresas para uma discussão sobre os últimos avanços no sector da mobilidade sustentável.
Um dos temas em destaque foi a mobilidade sustentável multimodal muito procurada pelas novas gerações, que deixam de centrar a sua mobilidade num só meio de transporte e passam a utilizar uma variedade de soluções, tais como as bicicletas e os carros elétricos partilhados. A relação entre mobilidade e saúde foi também discutida, após a apresentação de novas formas sensorizadas de contagem de tráfego e monitorização de poluentes, que mapeiam e identificam as zonas com maiores problemas dentro de cada localidade.
Os especialistas realçaram ainda as apostas que estão a ser lançadas em meios de combustível alternativos, como o hidrogénio verde produzido por energias renováveis, sublinhando o que muitos parecem desconhecer: os carros movidos a hidrogénio são também carros elétricos.
Além disso, o biodiesel produzido a partir de óleo alimentar 100% português reciclado e misturado com o gasóleo convencional, foi apontado como um impulsionador da economia circular e alívio das ETAR.
O transporte marítimo - embora responsável pela emissão de enormes quantidades de NOx e PM2.5 ao longo da costa Portuguesa -, é frequentemente deixado de fora neste tipo de conferências. Desta vez, não foi o caso, e foi-nos relembrado que Portugal está especialmente afeto a este problema, dada a grande concentração de rotas de transportes de mercadorias e navios de turismo na costa portuguesa. Uma solução que ainda não foi aplicada no país é a delimitação de zonas de emissões controladas, em que os navios que ultrapassam os valores estipulados para as emissões pagam coimas. Outra das soluções apresentadas, estende-se a todas as problemáticas associadas à mobilidade e consiste na redução do consumismo excessivo e da velocidade de transporte.