Empresa em Destaque: NBI – Natural Business Intelligence

Radar Tec Labs #23

logotipo radar

Vigésima terceira rubrica Radar Tec Labs, dedicada às atividades do Centro de Inovação da Faculdade. A empresa em destaque é a NBI – Natural Business Intelligence

Tec Labs

Foi com enorme orgulho que recebemos a notícia de que a Unicage, nossa incubada, e o Lasige, centro de investigação de Ciências, alcançaram o sétimo lugar e correspondente prémio monetário na muito concorrida Litcoin Natural Processing Language Challenge, competição fomentada pela NASA.

Recentemente participámos em mais uma missão do Health Cluster Portugal, de que a Faculdade é parceiro ativo, desta feita em Berlim, onde decorreu a feira internacional DMEA – Digital Medical Expertise & Applications. Ficámos a saber as novidades mais empolgantes da área da saúde digital!

Não nos ficámos por aqui em visitas pela Europa, também na área da saúde: em abril passado estivemos presentes na Universidade de Aalto, na Finlândia, no âmbito da nossa participação no programa Bridgehead, do EIT Health. Ficámos espantados com o ecossistema vibrante que existe em torno desta universidade sediada em Helsínquia!

A nossa incubada Ontop Studios testou, ao longo de três semanas, no Espaço Estudante da Faculdade, o seu novo jogo de realidade aumentada ARcade Sports, com uma mais que previsível grande participação dos nossos estudantes.

No âmbito da participação do Tec Labs no programa Bridgehead, do EIT Health, como CATalyser. A empresa espanhola Marsi Bionics tem sido apoiada por nós e pela LabToMarket, e foi nesse âmbito que se deu uma visita a Portugal desta empresa especializada em exoesqueletos para crianças. Recentemente, anunciámos também que íamos passar a apoiar, novamente em dupla com a LabToMarket, a startup italiana SurgiQ, que tem como produto um assistente de saúde em tempo real.

A notícia que recebemos da nossa spin-off R-Nuucell não podia ter vindo em melhor altura: foi uma das 50 empresas europeias a receberem um financiamento de 75.000€ no âmbito do Women Tech EU, que vai permitir novos desenvolvimentos rumo a um medicamento inovador que trate o cancro da mama metastático.

Mas tem havido muitos outros acontecimentos igualmente “ricos” para nós: Ariel Oliveira, da nossa incubada Shift Surfboards, concedeu uma entrevista ao programa da RTP Bioesfera. Também Fadhil Musa, co-founder da spin-off Delox, participou no primeiro podcast Start It Up, a convite da BGI. A Celestia Portugal participou no evento internacional Paris Space Week, ao passo que os Innovation Makers estiveram presentes na Semana do Empresarial e Tecnológica.

Até à próxima, com mais notícias da nossa comunidade vibrante!

logotipo

Empresa em destaque

NBI – Natural Business Intelligence
Ano de fundação: 2020
https://naturebasedeconomy.com/

Criada no início de 2020, a NBI é uma consultora de negócios e ecologia que tem como mote a evolução do business as usual para o business as natural. Com uma vasta equipa experiente tanto em Gestão e Economia como em Ecologia, a NBI cria, juntamente com os seus clientes, soluções para uma Economia de base natural. Atuando nas áreas da Biodiversidade, Serviços dos Ecossistemas, Bioeconomia, Capital natural, Adaptação Climática, Agroecologia e Florestas, a empresa dedica-se também à execução de projetos por todo o país em conjunto com um vasto rol de parceiros.

Tec Labs com GJ Ciências ULisboa
info.ciencias@ciencias.ulisboa.pt
Rita Eusébio e Ana Sofia Reboleira, nos laboratórios de Ciências ULisboa

Nova espécie descoberta no Parque Natural das Serras de Aire e Candeeiros

Cristina Branquinho, professora de CIÊNCIAS

Documento redigido em Manaus vai ser apresentado na Conferência das Nações Unidas

david macdonald dia da investigação

Investigador da Universidade de Oxford foi o convidado especial do Dia da Investigação e da Inovação

Margarida Santos-Reis no dia da Investigação e Inovação

Professora de CIÊNCIAS homenageada no Dia da Investigação e da Inovação

Passeio da Ciência

Novo Passeio da Ciência dá a conhecer centros de investigação e infraestruturas científicas

Nuno Garcia dos Santos durante a sessão

O Dia da Investigação e da Inovação da Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa (CIÊNCIAS) arrancou na manhã desta quarta-feira com uma sala bem concorrida de professores, cientistas e

observatório newathena

Nuno Covas lidera simulações relacionadas com o observatório NewAthena  

Palestra no Grande auditório de CIÊNCIAS

Núcleo de estudantes trouxe especialistas para ciclo de palestras 

salas de estudo

Evento da aliança Unite! teve lugar na Finlândia

O clima e a meteorologia serevem de tema ao prémio do IPMA

Prémio organizado pelo IPMA destina-se a jovens investigadores

Embaixadores de CIÊNCIAS

Ações de divulgação vão contar com 10 representantes de cursos de CIÊNCIAS 

Congresso Hub Connect

Congresso Connect Hub revelou detalhes da nova formação para profissionais de saúde

Catarina Guerreiro e Mário Cachão

Cocolitóforos têm um papel crucial na captação de dióxido de carbono

Doutoramento em Saúde Planetária

Novo doutoramento da Universidade de Lisboa arranca com sessão aberta ao público

Laureados do prémio Nobel da Química de 2025

Susumu Kitagawa, Richard Robson e Omar Yaghi são os laureados do Nobel da Química de 2025

Prémio Nobel da Química de 2025

O prémio Nobel foi atribuído esta terça-feira a John Clarke, Michel H. Devoret e John M. Martinis

Catarina Frazão-Santos tem trabalhado no planeamento dos oceanos

Investigadora do MARE lembra que planeamento do espaço marinho tem de ser flexível

Samuel Barata na prova de Brasov

Antigo aluno de química foi à Roménia tirar um segundo ao recorde nacional

Rui Malhó, no BioISI Day

O BioISI Day de 2025 ocupou apenas o dia de quinta-feira, mas permitiu antever o que reservam os próximos cinco anos de atividade do Instituto de Biossistemas e Ciências I

Investigadores de Ciências na Noite Europeia dos Investigadores

Investigadores de CIÊNCIAS marcaram presença no evento com demonstradores e palestras

Foto de grupo de grupos de estudantes internacionais

Visita à Serra de Grândola contou com 30 alunos internacionais

Jorge Relvas e Luís Ferreira

A Universidade de Lisboa iniciou ontem o novo ano académico com a cerimónia de Tomada de Posse do Reitor e da sua Equipa Reitoral, na Aula Magna.

Nuno Araújo, presidente do Departamento de Física de CIÊNCIAS

Evento revelou projetos de doutoramento a empresas

Páginas