Empresa em destaque: THEREUS

Radar Tec Labs #5

Logotipo da rubrica Rardar

Uma das boas notícias deste mês foi a seleção de um grupo de estudantes da Ciências ULisboa para o Startup Voucher

Tec Labs Ciências ULisboa

Em maio, o progressivo desconfinamento foi chegando como um bálsamo, e permitiu, desde logo, a reabertura da receção do Tec Labs. Ainda assim, as novidades deste – mais um – frenético mês continuam a ter o mesmo padrão dos anteriores: o digital.

Logo no início do mês, apresentámos o lançamento de um novo instrumento da Portugal Ventures, direcionado a projetos de base científica e tecnológica, denominado INNOV-ID, e que oferece tickets entre os 50 e os 100.000 euros em regime de capital de risco. Vejam aqui a entrevista que fizemos a duas responsáveis da Portugal Ventures.

Este foi o mês em que ganhámos o gosto pelas entrevistas – repetir-se-ão no futuro. Tivemos uma muito agradável conversa com os nossos incubados THEREUS, que deram conta dos últimos desenvolvimentos do seu website e da sua página de Facebook dedicados à literacia em saúde.

Sempre presente neste Radar desde a primeira edição, fruto da sua atividade imparável, a Delox foi agraciada no dia 12 de maio nos BfK Awards. É mais uma distinção à sua tecnologia proprietária de biodescontaminação.

A situação pandémica continuou a estar presente nas nossas notícias: demos conta da participação de Patrícia Carvalho, da DART Diagnostics, no Pan-European Hackathon, do qual sairam mais de 2000 soluções (!) relacionadas com os problemas trazidos pela COVID-19.

Continuámos a nossa participação intensa nos programas Bridgehead, tanto a vertente europe como a vertente global. Foi com grande satisfação que soubemos que a STEMI, startup de origem eslovaca, nos escolheu no âmbito do Bridgehead Europe para apoiarmos a sua entrada no mercado português. Para isso, foi preponderante o apoio do nosso parceiro LabToMarket.

Outra boa notícia foi a seleção de um grupo de estudantes da Ciências ULisboa para o Startup Voucher. Vão desenvolver o seu projeto StayInTouch, que consiste numa plataforma que ajuda tanto os cuidadores informais como os “enfermeiros de família”.

Para terminar em beleza, é com grande satisfação que anunciamos ter uma nova empresa incubada: a Gut Feeling. Esta empresa dedicada ao estudo da microbiota ficará, por ora, em incubação virtual.

Até junho!

Fundadores da THEREUS
A 2 de fevereiro de 2020 os THEREUS lançaram em simultâneo o seu website e uma página de Facebook dedicada à partilha de conteúdos sobre a doença de Alzheimer
Imagem cedida por Tec Labs Ciências ULisboa

Empresa em Destaque

Nome: THEREUS
Ano de fundação: 2019
Website: pt.thereushealth.com
Founders: Cíntia Pereira e César Bentim
Descrição da empresa: THEREUS é uma empresa com origem no Brasil, capitaneada pelos empreendedores César Bentim e Cíntia Pereira, incubada no Tec Labs desde 2019.

Através de plataformas dedicadas, a empresa oferece informações fidedignas, atualizadas e verificadas sobre doenças limitantes e/ou incapacitantes, passando por tópicos como os tratamentos, os enquadramentos legais ou os potenciais avanços científicos. Permite também o input dos próprios doentes, criando assim uma comunidade de saber e testemunhos que tem como grande objetivo a consciencialização sobre a saúde e a doença.

A 2 de fevereiro de 2020 os THEREUS lançaram em simultâneo o seu website e uma página de Facebook dedicada à partilha de conteúdos sobre a doença de Alzheimer, muito focada na interação com os internautas. Todos os conteúdos são criados especificamente para o público português. É o primeiro estágio do seu plano de desenvolvimento, que no futuro quer expandir-se em duas vertentes: por um lado, depois de conquistar o mercado lusófono, a empresa quer passar também a oferecer conteúdos em castelhano e em inglês; por outro, através da incorporação de uma miríade de outras doenças que não a doença de Alzheimer.

Tec Labs - Centro de Inovação com ACI Ciências ULisboa
info.ciencias@ciencias.ulisboa.pt
Branca Edmée Marques, cientista alumna de CIÊNCIAS

Branca Edmée Marques, alumna de CIÊNCIAS, será homenageada no dia 20 de junho pelos Museus da Universidade de Lisboa

Margarida Fortes, docente do Departamento de Biologia Vegetal de CIÊNCIAS dá uma aula em frente a um quadro com uma projeção imagética

Margarida Fortes, professora de CIÊNCIAS, visitou a Escola Secundária de Carcavelos para dar uma aula acerca da edição genética.

Um grupo de membros de Instituições do Ensino Superior, onde se inclui CIÊNCIAS, está reunido em frente a um jardim, em visita à Siemens

 A iniciativa teve como objetivo aproximar a academia do tecido empresarial.

Nuno Gonçalves alcança o segundo lugar na competição 3MT ULisboa.

Nuno Gonçalves foi distinguido com o segundo lugar, na final da competição ‘Três Minutos de Tese – 3MT ULisboa’, que se realizou esta quint

Inês Ventura

Inês Ventura, a desenvolver o seu doutoramento no Centro de Ciências do Mar e do Ambiente (MARE) e no Instituto de Biossistemas e Ciências Integrativas (

Universidade de Lisboa

A Universidade de Lisboa alcança a 260ª posição no QS World University Rankings (SUR) 2025, tornando-se na universidade portuguesa mais bem classificada neste ranking.

Signatários do acordo

Dia 5 de junho foi assinado o acordo para a construção do espectrógrafo ANDES (ArmazoNes high Dispersion Echelle Spectrograph – Espectrógrafo Echelle de alta dispersão do Armazones), entre o Observatório Europeu do Sul (

 Luís Carriço, Diretor de CIÊNCIAS, e David Gonçalves, Dean do Instituto da Ciência e do Ambiente da Universidade de São José (USJ) assinam acordo sentados a uma mesa

CIÊNCIAS assinou no dia 5 de junho um acordo de cooperação com o Instituto da Ciência e do Ambiente da Universidade de São José (USJ), com vista à cooperação científica em várias áreas de interesse comum.

Equipa do projeto 'Ciências em Harmonia'

Esta terça-feira, 28 de maio, o projeto ‘Ciências em Harmonia’ assinalou o seu primeiro ano de atividades: um marco comemorado com um convívio informal com a comunidade, que

António Branco

António Branco, docente do Departamento de Informática de CIÊNCIAS, foi um dos oradores convidados da conferência que

Sabemos que no futuro um sismo de magnitude significativa voltará a atingir Lisboa. Não sabemos é quando. E se o pudéssemos prever? E se existisse uma probabilidade forte de ser já em 2027?

Ana Santos, finalista 3MT ULisboa

Ao longo dos próximos dias, daremos a conhecer os quatro finalistas de CIÊNCIAS que irão participar na final da competição

Painel e sessão de Perguntas & Respostas | Estreia de documentário

Perto de 120 pessoas assistiram este sábado, 25 de maio, à estreia do documentário ‘O que se esconde na luz? A ciência da missão espacial Euclid’, produzido pelo Instituto de Astrofísica e Ciências do Espaço (IA).

Investigadores do Instituto Dom Luiz, de CIÊNCIAS, instalaram um sismómetro na Escola Básica Professor Delfim Santos, que se encontra a menos de um quilómetro do Estádio da Luz, em Lisboa, onde vão ter lugar os concertos.

Banner Bênção de Finalistas & Queima das Fitas 2024

Este fim de semana a Alameda da Universidade de Lisboa vai voltar a encher-se de finalistas de CIÊNCIAS e de tantas outras faculdades e universidades. A cerimónia de Bênção de Finalistas decorre amanhã dia 25 de maio, a partir das 11h30.

 

3MT ULisboa 2024

Quatro dos doze finalistas da competição ‘Três Minutos de Tese – Universidade de Lisboa’ são de CIÊNCIAS.

Pinguins-de-adélia

Num artigo agora publicado na Science, investigadores de instituições de renome a nível mundial propõem uma estratégia para envolver todas as partes interessadas na governança do Oceano Antártico através de um processo de ordenamento do espaço marinho (OEM) inteligente do ponto de vista climático.

Impressão artística da missão Euclides no espaço.

A 25 de maio (sábado), às 21h00, vamos ver e compreender as novas imagens de entre as maiores alguma vez feitas do Universo, no Grande Auditório de CIÊNCIAS (Edifício C3). A entrada é livre.

Redes Doutorais Marie Curie Projeto PROMOTE

CIÊNCIAS vai participar numa das propostas vencedoras do concurso 2023 das Redes Doutorais de Ações Marie Skłodowska-Curie (MSCA DN).

Foto de entrega de prémio aos vencedores

No âmbito do projeto Invasives e como atividade inserida na

Dia Nacional dos Cientistas - 16 de maio

O Dia Nacional dos Cientistas foi instituído em 2016 por Resolução da Assembleia da República com o objetivo de reconhecer e celebrar a contribuição vital dos cientistas para o progresso da sociedade.

Páginas