Empresa em Destaque: NBI – Natural Business Intelligence

Radar Tec Labs #23

logotipo radar

Vigésima terceira rubrica Radar Tec Labs, dedicada às atividades do Centro de Inovação da Faculdade. A empresa em destaque é a NBI – Natural Business Intelligence

Tec Labs

Foi com enorme orgulho que recebemos a notícia de que a Unicage, nossa incubada, e o Lasige, centro de investigação de Ciências, alcançaram o sétimo lugar e correspondente prémio monetário na muito concorrida Litcoin Natural Processing Language Challenge, competição fomentada pela NASA.

Recentemente participámos em mais uma missão do Health Cluster Portugal, de que a Faculdade é parceiro ativo, desta feita em Berlim, onde decorreu a feira internacional DMEA – Digital Medical Expertise & Applications. Ficámos a saber as novidades mais empolgantes da área da saúde digital!

Não nos ficámos por aqui em visitas pela Europa, também na área da saúde: em abril passado estivemos presentes na Universidade de Aalto, na Finlândia, no âmbito da nossa participação no programa Bridgehead, do EIT Health. Ficámos espantados com o ecossistema vibrante que existe em torno desta universidade sediada em Helsínquia!

A nossa incubada Ontop Studios testou, ao longo de três semanas, no Espaço Estudante da Faculdade, o seu novo jogo de realidade aumentada ARcade Sports, com uma mais que previsível grande participação dos nossos estudantes.

No âmbito da participação do Tec Labs no programa Bridgehead, do EIT Health, como CATalyser. A empresa espanhola Marsi Bionics tem sido apoiada por nós e pela LabToMarket, e foi nesse âmbito que se deu uma visita a Portugal desta empresa especializada em exoesqueletos para crianças. Recentemente, anunciámos também que íamos passar a apoiar, novamente em dupla com a LabToMarket, a startup italiana SurgiQ, que tem como produto um assistente de saúde em tempo real.

A notícia que recebemos da nossa spin-off R-Nuucell não podia ter vindo em melhor altura: foi uma das 50 empresas europeias a receberem um financiamento de 75.000€ no âmbito do Women Tech EU, que vai permitir novos desenvolvimentos rumo a um medicamento inovador que trate o cancro da mama metastático.

Mas tem havido muitos outros acontecimentos igualmente “ricos” para nós: Ariel Oliveira, da nossa incubada Shift Surfboards, concedeu uma entrevista ao programa da RTP Bioesfera. Também Fadhil Musa, co-founder da spin-off Delox, participou no primeiro podcast Start It Up, a convite da BGI. A Celestia Portugal participou no evento internacional Paris Space Week, ao passo que os Innovation Makers estiveram presentes na Semana do Empresarial e Tecnológica.

Até à próxima, com mais notícias da nossa comunidade vibrante!

logotipo

Empresa em destaque

NBI – Natural Business Intelligence
Ano de fundação: 2020
https://naturebasedeconomy.com/

Criada no início de 2020, a NBI é uma consultora de negócios e ecologia que tem como mote a evolução do business as usual para o business as natural. Com uma vasta equipa experiente tanto em Gestão e Economia como em Ecologia, a NBI cria, juntamente com os seus clientes, soluções para uma Economia de base natural. Atuando nas áreas da Biodiversidade, Serviços dos Ecossistemas, Bioeconomia, Capital natural, Adaptação Climática, Agroecologia e Florestas, a empresa dedica-se também à execução de projetos por todo o país em conjunto com um vasto rol de parceiros.

Tec Labs com GJ Ciências ULisboa
info.ciencias@ciencias.ulisboa.pt