Empresa em destaque: Nevaro

Radar Tec Labs #6

Sexta rubrica Radar Tec Labs, dedicada às atividades do Centro de Inovação da Faculdade. A empresa em destaque é a Nevaro

Tec Labs Ciências ULisboa

Em junho continuámos o lento trabalho de desconfinamento, com algumas empresas a regressarem aos poucos às instalações do Tec Labs. Em paralelo, e ainda (quase sempre) à distância, as atividades mantiveram-se, como é habitual, frenéticas.

Começamos por dar conta, com grande satisfação, da vitória da Nevaro, a mais recente spin-off da Faculdade e uma empresa muito acarinhada por nós desde o início, no concurso Protechting 4.0. Todos os pormenores desde grande triunfo daquela que é também a nossa empresa em destaque aqui.

A Biomimetx, empresa criada por investigadores da Ciências ULisboa, também está de parabéns, desta feita por ter conseguido financiamento para um projeto no âmbito do Research 4 Covid, da Fundação para a Ciência e a Tecnologia. Para além do Hospital Curry Cabral, este projeto inclui a colaboração ativa do Laboratório de FT-ICR e Espectrometria de Massa Estrutural, pertencente à Faculdade.

Já agora, para não perdermos o embalo das felicitações, aproveitamos para dar conta também da recente internacionalização da UpHill, startup fundada em 2016 e que tem dado de falar na área da compliance e do treino médico. Foram fechados contratos com quatro países europeus, e mais virão!

Deslocando o foco um pouco mais para a equipa do Tec Labs, demos também notícia da nossa participação no Dia Aberto em Ciências 2020, na sua primeira edição online. Pudemos mostrar o nosso Trilho do Empreendedorismo a alunos do Agrupamento de Escolas de Góis, que se mostraram muito interessados nestes nossos temas.

O mês termina com nova participação em sessões do programa Bridgehead Europe, no qual somos parte ativa. Pudemos aprender mais sobre as startups envolvidas e até sobre transferência do conhecimento.

Esperamos por vós no próximo mês!

Nevaro
Imagem cedida por Nevaro

Empresa em Destaque

Nome: Nevaro
Ano de fundação: 2020
Website: nevaro.tech
Founders: Francisca Canais e Rita Maçorano
Descrição da empresa: melhorar a prestação de cuidados de saúde mental

Não se pode melhorar o que não se consegue medir e a NEVARO aplica-o à saúde através da classificação da performance fisiológica e estratégias de gamificação, com especial foco na saúde mental. 

Desde o jogo de realidade virtual que, controlado pela atividade fisiológica do jogador, é capaz de tratar fobias à monitorização fisiológica da performance de profissionais de saúde, a Nevaro tem trabalhado para melhorar a prestação de cuidados de saúde mental.

Surgindo no contexto do mestrado integrado em Engenharia Biomédica e Biofísica, a rampa de lançamento do projeto foi a vitória na edição de 2018 da Call for Projects do ScienceIN2Business. A partir desse momento, tem explorado o paradigma da saúde tanto a nível nacional – de Braga a Beja – como internacional, de várias capitais europeias até à China.

Face ao surto de COVID-19, apercebendo-se da necessidade de monitorização sintomatológica em inúmeras instituições, adaptou parte da sua plataforma e disponibilizou-a gratuitamente, maioritariamente a lares, para agilizar este processo de autogestão de sinais vitais.

Foi também em plena pandemia que o projeto evoluiu para empresa e expandiu a sua área de atuação. De momento, tem projetos em colaboração com o Instituto Gulbenkian para a Ciência, com a SiosLife e com o Hospital da Luz Learning Health.

Tec Labs - Centro de Inovação com ACI Ciências ULisboa
info.ciencias@ciencias.ulisboa.pt
Natal

Mensagem da direção de CIÊNCIAS para a quadra festiva

Como vai o Pai Natal entregar milhões de prendas? E se alguém estiver com gripe?

Rúben Matos posa para uma foto no edifício C6 da Faculdade de Ciências da ULisboa

Pensar soluções que melhorem a integração dos estudantes de intercâmbio na vida académica, social e cultural das universidades parceiras da Unite!. É este o objetivo do Hackathon Solve & Unite, que se realizará de 6 a 9 de abril de 2026 em Barcelona.

Estudantes assistem à palestra de Rui Agostinho durante a Conferência de Natal de CIÊNCIAS

Um convite a revisitar o ano através do olhar de quem fez a Faculdade acontecer.

Peneireiro-de-dorso-malhado

Mais de 80 por cento das aves de rapina portuguesas podem estar contaminadas por raticidas anticoagulantes.

projeto NarcoWake

Competição de inovação na área da saúde decorreu na Madeira 

Tiago Guerreiro

O investigador de CIÊNCIAS e vice-diretor do LASIGE foi incluído na prestigiada lista ACM Distinguished Members 2025.

Evento contou com 600 alunos do ensino secundário 

Projeto está a disputar concurso CubeSat Portugal 

Conceição Freitas é a nova diretora de CIÊNCIAS

Conceição Freitas revela medidas e metas do novo mandato 

Projeto ganhou prémio de sustentabilidade em 2023 

Autora tirou o curso de biologia em Ciências ULisboa 

Imagem composta com o Francisco e a Raquel na frente e a Faculdade de Ciências da ULisboa atrás

Abriram oficialmente no dia 1 de dezembro as candidaturas para mobilidades Erasmus + no Ano Letivo de 2026/2027.

Carlos Corela

Investigador do Instituto Dom Luiz é o novo Vice-Presidente do Observatório Europeu Multidisciplinar do Fundo do Mar e Coluna de Água em Portugal.

Aluno de mestrado disputou final de badminton pela ULisboa   

Investigação aponta caminhos para novas terapias de doenças neurodegenerativas  

Navio de investigação no mar antártico

Descubra como a investigação do MARE está a fazer a diferença no continente branco.

Mário Vilas, Jorge Maia Alves e Marta Sousa Silva.

Entre gargalhadas, copos servidos e perguntas curiosas de estudantes e investigadores.

Programa UPSkill

Programa vai formar mais 120 pessoas em tecnologias 

João C. Duarte reeleito na EGU

Reeleição para Divisão de Tectónica e Geologia Estrutural 

Inauguração de Keyhole Garden

Protótipos instalados com prémio de concurso de ideias

Páginas