Crónicas em Ciências

Em busca de novos conhecimentos e soluções

30th International Carbohydrate Symposium: primeiro em Lisboa, entre 10 e 15 de julho online

Mesa com vários oradores no grande auditório da Faculdade

A sessão de abertura foi gravada na Faculdade*

Imagem cedida por APR
Guitarristas no grande auditório da Faculdade
Os guitarristas do Grupo “Três Bairros” Ricardo Gama e João Correia a tocar na sessão de abertura
Imagem cedida por APR

30th International Carbohydrate Symposium é um evento organizado pela International Carbohydrate Organisation (ICO), a qual reúne 33 países a nível mundial, nos quais se inclui Portugal. Tem início no próximo dia 10 de julho e será um evento online, que reúne especialistas de academias e empresas, investigadores e estudantes e cobre áreas de grande relevância para problemas societais em vários domínios que incluem a saúde, o ambiente e a energia. A sessão de abertura foi antecipada e presencial, tendo sido gravada em Ciências ULisboa, para ser apresentada internacionalmente no primeiro dia do simpósio.

A sessão de abertura teve um momento musical de guitarra portuguesa, por Ricardo Gama, e guitarra clássica, por João Correia, músicos que pertencem ao Grupo “Três Bairros”, e que enriqueceram a sessão com a cultura musical portuguesa.

Amélia Pilar Rauter e Yasuhiro Kajihar
Atribuição da placa de premiação do Roy L Whistler International Award in Carbohydrate Chemistry a Yasuhiro Kajihara por Amélia Pilar Rauter
Imagem cedida por APR

Durante esta sessão foram atribuídos dois prémios científicos de grande renome mundial. Yasuhiro Kajihara, da Universidade de Osaka no Japão, foi galardoado com o prémio “Roy L Whistler International Award in Carbohydrate Chemistry 2020”, pois não houve ICS2020 devido à pandemia COVID-19.

Este prémio é dado a um cientista reconhecido pelas suas contribuições de excelência no domínio da Química e/ou da Bioquímica dos Glúcidos, e que tenha a possibilidade de continuar a produzir contribuições que sejam significativas.

O prémio também tem um contributo financeiro. A lição plenária do premiado intitulada “N-Glycans on proteins” descreve o seu trabalho na área de oligossacáridos ligados a proteínas, a sua síntese e importância no enrolamento e dinâmica de proteínas.

Amélia Pilar Rauter e Daniel Kracher
Atribuição da placa de premiação do ICO Young Researcher Award a Daniel Kracher por Amélia Pilar Rauter
Imagem cedida por APR

O prémio “ICO Young Researcher Award” foi criado em 2014 sob proposta da representante portuguesa. Pretende incentivar os jovens investigadores e premiar o seu trabalho nas áreas da Glicoquímica e/ou Glicobiologia. Em 2020 foi atribuído  a Daniel Kracher, da Technische Universität Graz, na Áustria. A sua lição plenária intitula-se “Polysaccharide-degrading oxidoreductases” e versa a degradação de polissacáridos por oxidoreductases, enzimas que catalisam a transferência de eletrão de uma molécula dadora de eletrão para outra que é aceitadora de eletrão.

A parte social deste evento em Lisboa consistiu num jantar de confraternização no Estoril Palace Hotel, na véspera da gravação da sessão de abertura, que teve como convidados individualidades da academia e de empresas portuguesas bem como jovens investigadores e estudantes, e ainda jovens profissionais da cultura musical portuguesa.

e trio Marisa Mendonça, Silvia Marpuri e João Borges numa das suas atuações, após o jantar
Trio Marisa Mendonça, Silvia Mirpuri e João Borges numa das suas atuações, após o jantar de congraternozação
Imagem cedida por APR

Sob a direção do coreógrafo e bailarino João Borges, o trio constituído por ele, Silvia Mirpuri e Marisa Mendonça ofereceu ainda um magnífico espetáculo de dança e canto, que abrilhantou o jantar de confraternização, e sem dúvida demonstrou que “Há química na dança e arte na química!”.

No dia da gravação da sessão, o jantar foi no Chapitô, onde os convidados se deliciaram com a gastronomia típica portuguesa e com a magia e malabarismo, exemplos ilustres da dedicação de Portugal à cultura e educação circense.

A parte social foi pois concebida não só para demonstrar a importância da ligação da ciência à cultura artística, mas também para ser sentido um reconhecimento mútuo dos valores de ambas pelos seus players.

Várias pessoas posam para fotografia
Grupo de cientistas e estudantes que participaram no jantar no Chapitô
Imagem cedida por APR

Enquanto presidente da ICO aqui fica também um sincero agradecimento aos nossos sponsors, em particular à Sociedade Portuguesa de Química (SPQ), ao United States Advisory Committee for the International Carbohydrate Symposium, à Fundação Jacqueline Dias de Sousa, à Ordem dos Engenheiros Técnicos e à Escola Superior Agrária do Instituto Politécnico de Santarém.

O 30th International Carbohydrate Symposium, excecionalmente realizado online, cobre as áreas de síntese, glicobiologia, estrutura e análise de glúcidos, polímeros de glúcidos e ciência dos materiais, novos desenvolvimentos em glicociências, glúcidos em medicina e diagnose, glicoconjugados e vacinas, sendo apresentadas as invenções e descobertas mais recentes, muitas delas relevantes para a sociedade dos dias de hoje, com problemas graves de saúde pública (doenças incuráveis), ambiente e energia. As soluções estão em curso! Lanço pois o desafio de participarem neste evento, de 10 a 15 de julho, em busca de novos conhecimentos e novas soluções.

Vários momentos durante o jantar de confraternização
Jantar de confraternização no Hotel Estoril Palace
Imagens cedidas por APR

Nota de redação referente à legenda*

Composição da mesa: Maria Soledade Santos, vice-presidente do Departamento de Química e Bioquímica, Ciências ULisboa; Adelino Galvão, secretário-geral da SPQ; Pedro Almeida, subdiretor da Ciências ULisboa; Peter Andreana, secretário/tesoureiro da United States Advisory Committee for the International Carbohydrate Symposium, University of Toledo, USA; Amélia Pilar Rauter, presidente da ICO e coordenadora do Grupo dos Glúcidos do Centro de Química Estrutural (CQE), Ciências ULisboa; Zbigniew Witczak, presidente cessante da ICO, Wilkes University, USA;  Ivone Carvalho, presidente eleita da ICO, Universidade de S. Paulo, Faculdade de Ciências Farmacêuticas de Ribeirão Preto, Brasil; Celso Reis, coordenador do Grupo dos Glúcidos da SPQ, Instituto de Patologia e Imunologia Molecular da Universidade do Porto; José Nuno Canongia Lopes, coordenador do CQE, Técnico ULisboa

Amélia Pilar Rauter, representante portuguesa e presidente da International Carbohydrate Organisation, coordenadora do Grupo dos Glúcidos do Centro de Química Estrutural, polo Ciências ULisboa
info.ciencias@ciencias.ulisboa.pt

Sabemos que no futuro um sismo de magnitude significativa voltará a atingir Lisboa. Não sabemos é quando. E se o pudéssemos prever? E se existisse uma probabilidade forte de ser já em 2027?

Ana Santos, finalista 3MT ULisboa

Ao longo dos próximos dias, daremos a conhecer os quatro finalistas de CIÊNCIAS que irão participar na final da competição

Painel e sessão de Perguntas & Respostas | Estreia de documentário

Perto de 120 pessoas assistiram este sábado, 25 de maio, à estreia do documentário ‘O que se esconde na luz? A ciência da missão espacial Euclid’, produzido pelo Instituto de Astrofísica e Ciências do Espaço (IA).

Investigadores do Instituto Dom Luiz, de CIÊNCIAS, instalaram um sismómetro na Escola Básica Professor Delfim Santos, que se encontra a menos de um quilómetro do Estádio da Luz, em Lisboa, onde vão ter lugar os concertos.

Banner Bênção de Finalistas & Queima das Fitas 2024

Este fim de semana a Alameda da Universidade de Lisboa vai voltar a encher-se de finalistas de CIÊNCIAS e de tantas outras faculdades e universidades. A cerimónia de Bênção de Finalistas decorre amanhã dia 25 de maio, a partir das 11h30.

 

3MT ULisboa 2024

Quatro dos doze finalistas da competição ‘Três Minutos de Tese – Universidade de Lisboa’ são de CIÊNCIAS.

Pinguins-de-adélia

Num artigo agora publicado na Science, investigadores de instituições de renome a nível mundial propõem uma estratégia para envolver todas as partes interessadas na governança do Oceano Antártico através de um processo de ordenamento do espaço marinho (OEM) inteligente do ponto de vista climático.

Impressão artística da missão Euclides no espaço.

A 25 de maio (sábado), às 21h00, vamos ver e compreender as novas imagens de entre as maiores alguma vez feitas do Universo, no Grande Auditório de CIÊNCIAS (Edifício C3). A entrada é livre.

Redes Doutorais Marie Curie Projeto PROMOTE

CIÊNCIAS vai participar numa das propostas vencedoras do concurso 2023 das Redes Doutorais de Ações Marie Skłodowska-Curie (MSCA DN).

Foto de entrega de prémio aos vencedores

No âmbito do projeto Invasives e como atividade inserida na

Dia Nacional dos Cientistas - 16 de maio

O Dia Nacional dos Cientistas foi instituído em 2016 por Resolução da Assembleia da República com o objetivo de reconhecer e celebrar a contribuição vital dos cientistas para o progresso da sociedade.

CIÊNCIAS e OKEANOS em parceria para monitorizar biodiversidade e alterações dos ecossistemas marinhos

Projeto internacional SEAGHOSTS visa a monitorização e conservação das populações de painhos, as aves marinhas mais pequenas do planeta.

Reitoria da ULisboa

O CWUR 2024 avaliou de entre 20.966 instituições de ensino superior e atribuiu à ULisboa o 211.º lugar (top 1.1%) e a 80.ª posição no panorama europeu.

Fotografia de participantes na Training School

CLEANFOREST na vanguarda da compreensão dos efeitos dos extremos climáticos e poluição nas florestas Europeias

Participantes no Dia Aberto

O campus ganhou vida, cor e energia proveniente do entusiasmo dos cerca de 2000 alunos de 170 escolas de norte a sul do País.

CIÊNCIAS esteve presente nesta edição, com a participação dos docentes do Departamento de Física: Alexandre Cabral, no painel de abertura “À conversa sobre carreiras espaciais” e

Semana Internacional da Compostagem

Uma das transformações necessárias às entidades que querem progredir pelo caminho da sustentabilidade é fecharem os seus ciclos de materiais, nomeadamente o orgânico.

A VicenTuna - Tuna da Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa - completou 30 anos em janeiro de 2024. Para comemorar, realizou no dia 30 de abril de 2024, a Festa da Primavera, um espetáculo de música e divertimento dedicado à comunidade de CIÊNCIAS e ao público em geral.

Celebrações dos 50 anos do 25 de abril de 1974 da Academia das Ciências de Lisboa

A 9 de maio realiza-se a segunda de duas jornadas de debate académico e científico organizadas pela Academia das Ciências de Lisboa, que tem por objetivo ‘analisar e discutir a evolução do panorama científico português de forma prospetiv

Lançamento do projeto Barrocal-Cave marca um novo capítulo na Conservação da Biodiversidade em Portugal

O prestigiado Palácio Gama Lobo foi o cenário escolhido para o lançamento do projeto Barrocal-Cave, financiado pelo Prémio Fundação Belmiro de Azevedo 2023.

No passado dia 10 de abril, tivemos a honra de receber um grupo de estudantes e dois professores da Universidade de Leiden, na Holanda. Com um total de 40 estudantes, todos da área das bio farmacêuticas, a visita prometia ser entusiástica.

Miguel Pinto

No dia 29 de abril, Miguel Pinto visitou a Escola Básica Professora Aida Vieira, no Bairro Padre Cruz em Lisboa, para realizar oficinas de divulgação científica e atividades didáticas.

Fotografia de alguns dos oradores

O que é a sustentabilidade? Como podemos agir a nível local, procurando um impacto global? Estas e muitas outras questões marcaram a segunda edição da Semana da Sustentabilidade CIÊNCIAS, entre 15 e 19 de abril de 2024.

Páginas